Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista @mbienteeducação |
Texto Completo: | https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118 |
Resumo: | ResumoNeste artigo apresentam-se os dados iniciais de uma pesquisa que investiga impactos das avaliações em larga escala em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa foi realizada como primeira etapa de uma investigação mais ampla que estuda a possibilidade de um projeto de autoavaliação institucional em uma escola da rede pública municipal. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e a técnica de coleta de dados utilizada foi o registro das discussões sobre as avaliações, em larga escala, realizadas por integrantes da escola. Ainda foi aplicado um questionário a professores e alunos do último ano do ensino fundamental. Resultados e conclusão: Os dados evidenciam a preocupação da equipe escolar com a melhoria da qualidade da educação e também o entendimento de que o desempenho dos alunos é um dos indicadores dessa qualidade.Palavras-chave: Avaliação externa;Qualidade da educação.Abstract Introduction: In this article are showed the initial data from a research of impacts of large-scale assessments in a municipal public school from São Paulo. The research was the first step of a broader investigation that studies the possibility of an institutional self evaluation project in a municipal public school. Method: We adopted the qualitative research approach and data collection technique using the literature review on evaluation analysis and the discussion records on large-scale assessments conducted by the school. Still was applied a questionnaire to teachers and students of the last year of elementary school. Results and conclusion: The data evidenced the concern of the school staff with the improvement of education quality as well as the understanding that student performance is an indicator of quality. Key Words: External evaluation;Quality of education. |
id |
UNICID_4267ca4296c440d7ede5a9571fd2973d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/118 |
network_acronym_str |
UNICID |
network_name_str |
Revista @mbienteeducação |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São PauloAvaliação externaQualidade da educaçãoResumoNeste artigo apresentam-se os dados iniciais de uma pesquisa que investiga impactos das avaliações em larga escala em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa foi realizada como primeira etapa de uma investigação mais ampla que estuda a possibilidade de um projeto de autoavaliação institucional em uma escola da rede pública municipal. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e a técnica de coleta de dados utilizada foi o registro das discussões sobre as avaliações, em larga escala, realizadas por integrantes da escola. Ainda foi aplicado um questionário a professores e alunos do último ano do ensino fundamental. Resultados e conclusão: Os dados evidenciam a preocupação da equipe escolar com a melhoria da qualidade da educação e também o entendimento de que o desempenho dos alunos é um dos indicadores dessa qualidade.Palavras-chave: Avaliação externa;Qualidade da educação.Abstract Introduction: In this article are showed the initial data from a research of impacts of large-scale assessments in a municipal public school from São Paulo. The research was the first step of a broader investigation that studies the possibility of an institutional self evaluation project in a municipal public school. Method: We adopted the qualitative research approach and data collection technique using the literature review on evaluation analysis and the discussion records on large-scale assessments conducted by the school. Still was applied a questionnaire to teachers and students of the last year of elementary school. Results and conclusion: The data evidenced the concern of the school staff with the improvement of education quality as well as the understanding that student performance is an indicator of quality. Key Words: External evaluation;Quality of education.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/11810.26843/v5.n1.2012.118.p83 - 91Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 1 (2012): Jan/Jun 2012; 83 - 911982-863210.26843/ae.v5.n1.2012reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118/386Copyright (c) 2017 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Julio GomesNhoque, Janete Ribeiro2018-07-03T08:51:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/118Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:51:11Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
title |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
spellingShingle |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo Almeida, Julio Gomes Avaliação externa Qualidade da educação |
title_short |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
title_full |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
title_fullStr |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
title_sort |
Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo |
author |
Almeida, Julio Gomes |
author_facet |
Almeida, Julio Gomes Nhoque, Janete Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Nhoque, Janete Ribeiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Julio Gomes Nhoque, Janete Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação externa Qualidade da educação |
topic |
Avaliação externa Qualidade da educação |
description |
ResumoNeste artigo apresentam-se os dados iniciais de uma pesquisa que investiga impactos das avaliações em larga escala em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa foi realizada como primeira etapa de uma investigação mais ampla que estuda a possibilidade de um projeto de autoavaliação institucional em uma escola da rede pública municipal. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e a técnica de coleta de dados utilizada foi o registro das discussões sobre as avaliações, em larga escala, realizadas por integrantes da escola. Ainda foi aplicado um questionário a professores e alunos do último ano do ensino fundamental. Resultados e conclusão: Os dados evidenciam a preocupação da equipe escolar com a melhoria da qualidade da educação e também o entendimento de que o desempenho dos alunos é um dos indicadores dessa qualidade.Palavras-chave: Avaliação externa;Qualidade da educação.Abstract Introduction: In this article are showed the initial data from a research of impacts of large-scale assessments in a municipal public school from São Paulo. The research was the first step of a broader investigation that studies the possibility of an institutional self evaluation project in a municipal public school. Method: We adopted the qualitative research approach and data collection technique using the literature review on evaluation analysis and the discussion records on large-scale assessments conducted by the school. Still was applied a questionnaire to teachers and students of the last year of elementary school. Results and conclusion: The data evidenced the concern of the school staff with the improvement of education quality as well as the understanding that student performance is an indicator of quality. Key Words: External evaluation;Quality of education. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118 10.26843/v5.n1.2012.118.p83 - 91 |
url |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118 |
identifier_str_mv |
10.26843/v5.n1.2012.118.p83 - 91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118/386 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Cidade de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 1 (2012): Jan/Jun 2012; 83 - 91 1982-8632 10.26843/ae.v5.n1.2012 reponame:Revista @mbienteeducação instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) instacron:UNICID |
instname_str |
Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
instacron_str |
UNICID |
institution |
UNICID |
reponame_str |
Revista @mbienteeducação |
collection |
Revista @mbienteeducação |
repository.name.fl_str_mv |
Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798315141488443392 |