Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Julio Gomes
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Nhoque, Janete Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118
Resumo: ResumoNeste artigo apresentam-se os dados iniciais de uma pesquisa que investiga impactos das avaliações em larga escala em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa foi realizada como primeira etapa de uma investigação mais ampla que estuda a possibilidade de um projeto de autoavaliação institucional em uma escola da rede pública municipal. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e a técnica de coleta de dados utilizada foi o registro das discussões sobre as avaliações, em larga escala, realizadas por integrantes da escola. Ainda foi aplicado um questionário a professores e alunos do último ano do ensino fundamental. Resultados e conclusão: Os dados evidenciam a preocupação da equipe escolar com a melhoria da qualidade da educação e também o entendimento de que o desempenho dos alunos é um dos indicadores dessa qualidade.Palavras-chave: Avaliação externa;Qualidade da educação.Abstract Introduction: In this article are showed the initial data from a research of impacts of large-scale assessments in a municipal public school from São Paulo. The research was the first step of a broader investigation that studies the possibility of an institutional self evaluation project in a municipal public school. Method: We adopted the qualitative research approach and data collection technique using the literature review on evaluation analysis and the discussion records on large-scale assessments conducted by the school. Still was applied a questionnaire to teachers and students of the last year of elementary school. Results and conclusion: The data evidenced the concern of the school staff with the improvement of education quality as well as the understanding that student performance is an indicator of quality. Key Words: External evaluation;Quality of education.
id UNICID_4267ca4296c440d7ede5a9571fd2973d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/118
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São PauloAvaliação externaQualidade da educaçãoResumoNeste artigo apresentam-se os dados iniciais de uma pesquisa que investiga impactos das avaliações em larga escala em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa foi realizada como primeira etapa de uma investigação mais ampla que estuda a possibilidade de um projeto de autoavaliação institucional em uma escola da rede pública municipal. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e a técnica de coleta de dados utilizada foi o registro das discussões sobre as avaliações, em larga escala, realizadas por integrantes da escola. Ainda foi aplicado um questionário a professores e alunos do último ano do ensino fundamental. Resultados e conclusão: Os dados evidenciam a preocupação da equipe escolar com a melhoria da qualidade da educação e também o entendimento de que o desempenho dos alunos é um dos indicadores dessa qualidade.Palavras-chave: Avaliação externa;Qualidade da educação.Abstract Introduction: In this article are showed the initial data from a research of impacts of large-scale assessments in a municipal public school from São Paulo. The research was the first step of a broader investigation that studies the possibility of an institutional self evaluation project in a municipal public school. Method: We adopted the qualitative research approach and data collection technique using the literature review on evaluation analysis and the discussion records on large-scale assessments conducted by the school. Still was applied a questionnaire to teachers and students of the last year of elementary school. Results and conclusion: The data evidenced the concern of the school staff with the improvement of education quality as well as the understanding that student performance is an indicator of quality. Key Words: External evaluation;Quality of education.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/11810.26843/v5.n1.2012.118.p83 - 91Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 1 (2012): Jan/Jun 2012; 83 - 911982-863210.26843/ae.v5.n1.2012reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118/386Copyright (c) 2017 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoqueinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, Julio GomesNhoque, Janete Ribeiro2018-07-03T08:51:11Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/118Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:51:11Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
title Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
spellingShingle Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
Almeida, Julio Gomes
Avaliação externa
Qualidade da educação
title_short Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
title_full Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
title_fullStr Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
title_full_unstemmed Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
title_sort Avaliação externa: Impactos em uma escola da rede municipal de São Paulo
author Almeida, Julio Gomes
author_facet Almeida, Julio Gomes
Nhoque, Janete Ribeiro
author_role author
author2 Nhoque, Janete Ribeiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Julio Gomes
Nhoque, Janete Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação externa
Qualidade da educação
topic Avaliação externa
Qualidade da educação
description ResumoNeste artigo apresentam-se os dados iniciais de uma pesquisa que investiga impactos das avaliações em larga escala em uma escola da rede pública municipal de São Paulo. A pesquisa foi realizada como primeira etapa de uma investigação mais ampla que estuda a possibilidade de um projeto de autoavaliação institucional em uma escola da rede pública municipal. Método: Foi adotada a abordagem qualitativa de pesquisa e a técnica de coleta de dados utilizada foi o registro das discussões sobre as avaliações, em larga escala, realizadas por integrantes da escola. Ainda foi aplicado um questionário a professores e alunos do último ano do ensino fundamental. Resultados e conclusão: Os dados evidenciam a preocupação da equipe escolar com a melhoria da qualidade da educação e também o entendimento de que o desempenho dos alunos é um dos indicadores dessa qualidade.Palavras-chave: Avaliação externa;Qualidade da educação.Abstract Introduction: In this article are showed the initial data from a research of impacts of large-scale assessments in a municipal public school from São Paulo. The research was the first step of a broader investigation that studies the possibility of an institutional self evaluation project in a municipal public school. Method: We adopted the qualitative research approach and data collection technique using the literature review on evaluation analysis and the discussion records on large-scale assessments conducted by the school. Still was applied a questionnaire to teachers and students of the last year of elementary school. Results and conclusion: The data evidenced the concern of the school staff with the improvement of education quality as well as the understanding that student performance is an indicator of quality. Key Words: External evaluation;Quality of education.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118
10.26843/v5.n1.2012.118.p83 - 91
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118
identifier_str_mv 10.26843/v5.n1.2012.118.p83 - 91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/118/386
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Julio Gomes Almeida, Janete Ribeiro Nhoque
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 1 (2012): Jan/Jun 2012; 83 - 91
1982-8632
10.26843/ae.v5.n1.2012
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141488443392