Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cristiane
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista @mbienteeducação
Texto Completo: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117
Resumo: ResumoEste artigo aborda e problematiza usos dos resultados de avaliações externas no trabalho pedagógico para melhorar a qualidade do ensino por equipes da gestão escolar no ensino fundamental. Explora as relações da avaliação externa e da gestão escolar com usos dos resultados. Método: analisa dados de alunos de quatro escolas do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino do estado de são paulo para exemplificar possibilidades de usos de resultados. Conclusões: conclui que, para efetivar as funções da gestão escolar, é necessário evidenciar elementos da realidade escolar que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializá-los com os profissionais da escola para edificar o trabalho coletivo na dire- ção da concretização de uma escola pública democrática. Destaca a importância da escola não esgotar a reflexão sobre sua realidade nas avaliações externas e buscar trilhar a trajetória da avaliação institucional, contemplando a autoavaliação.Palavras-chave: Gestão pedagógica da escola; Avaliação externa;Qualidade do ensino.AbstractIntroduction: This article discusses uses and results of external assessments in educational work to improve the quality of education by school management teams of elementary schools. It explores the relationships of the external evaluation and the school management to use the results. Method: It analyzes data from students in four elementary schools in the state of São Paulo to illustrate possible uses of results. Conclusion: This article concludes that to accomplish the tasks of school management it is necessary to evidence the elements of a reality that is available in the school results of external evaluations, and to socialize them with school professionals to build the collective work toward the realization of a democratic public school. It stresses the importance of schools not exhaust the reality in their reflection on external evaluations and seek to tread the path of institutional evaluation contemplating self-assessment.Key Words: School, educational management ;External evaluation; Quality of teaching.
id UNICID_668aaae5c8f2ebd40efd321a19d2a58e
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/117
network_acronym_str UNICID
network_name_str Revista @mbienteeducação
repository_id_str
spelling Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultadosGestão pedagógica da escolaAvaliação externaQualidade do ensinoResumoEste artigo aborda e problematiza usos dos resultados de avaliações externas no trabalho pedagógico para melhorar a qualidade do ensino por equipes da gestão escolar no ensino fundamental. Explora as relações da avaliação externa e da gestão escolar com usos dos resultados. Método: analisa dados de alunos de quatro escolas do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino do estado de são paulo para exemplificar possibilidades de usos de resultados. Conclusões: conclui que, para efetivar as funções da gestão escolar, é necessário evidenciar elementos da realidade escolar que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializá-los com os profissionais da escola para edificar o trabalho coletivo na dire- ção da concretização de uma escola pública democrática. Destaca a importância da escola não esgotar a reflexão sobre sua realidade nas avaliações externas e buscar trilhar a trajetória da avaliação institucional, contemplando a autoavaliação.Palavras-chave: Gestão pedagógica da escola; Avaliação externa;Qualidade do ensino.AbstractIntroduction: This article discusses uses and results of external assessments in educational work to improve the quality of education by school management teams of elementary schools. It explores the relationships of the external evaluation and the school management to use the results. Method: It analyzes data from students in four elementary schools in the state of São Paulo to illustrate possible uses of results. Conclusion: This article concludes that to accomplish the tasks of school management it is necessary to evidence the elements of a reality that is available in the school results of external evaluations, and to socialize them with school professionals to build the collective work toward the realization of a democratic public school. It stresses the importance of schools not exhaust the reality in their reflection on external evaluations and seek to tread the path of institutional evaluation contemplating self-assessment.Key Words: School, educational management ;External evaluation; Quality of teaching.Universidade Cidade de São Paulo2017-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/11710.26843/v5.n1.2012.117.p70 - 82Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 1 (2012): Jan/Jun 2012; 70 - 821982-863210.26843/ae.v5.n1.2012reponame:Revista @mbienteeducaçãoinstname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)instacron:UNICIDporhttps://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117/385Copyright (c) 2017 Cristiane Machadoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado, Cristiane2018-07-03T08:50:42Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/117Revistahttp://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/oai1982-86321982-8632opendoar:2018-07-03T08:50:42Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
title Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
spellingShingle Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
Machado, Cristiane
Gestão pedagógica da escola
Avaliação externa
Qualidade do ensino
title_short Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
title_full Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
title_fullStr Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
title_full_unstemmed Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
title_sort Avaliação externa e gestão escolar: reflexões sobre usos dos resultados
author Machado, Cristiane
author_facet Machado, Cristiane
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão pedagógica da escola
Avaliação externa
Qualidade do ensino
topic Gestão pedagógica da escola
Avaliação externa
Qualidade do ensino
description ResumoEste artigo aborda e problematiza usos dos resultados de avaliações externas no trabalho pedagógico para melhorar a qualidade do ensino por equipes da gestão escolar no ensino fundamental. Explora as relações da avaliação externa e da gestão escolar com usos dos resultados. Método: analisa dados de alunos de quatro escolas do ensino fundamental de uma rede municipal de ensino do estado de são paulo para exemplificar possibilidades de usos de resultados. Conclusões: conclui que, para efetivar as funções da gestão escolar, é necessário evidenciar elementos da realidade escolar que estão disponíveis nos resultados das avaliações externas e socializá-los com os profissionais da escola para edificar o trabalho coletivo na dire- ção da concretização de uma escola pública democrática. Destaca a importância da escola não esgotar a reflexão sobre sua realidade nas avaliações externas e buscar trilhar a trajetória da avaliação institucional, contemplando a autoavaliação.Palavras-chave: Gestão pedagógica da escola; Avaliação externa;Qualidade do ensino.AbstractIntroduction: This article discusses uses and results of external assessments in educational work to improve the quality of education by school management teams of elementary schools. It explores the relationships of the external evaluation and the school management to use the results. Method: It analyzes data from students in four elementary schools in the state of São Paulo to illustrate possible uses of results. Conclusion: This article concludes that to accomplish the tasks of school management it is necessary to evidence the elements of a reality that is available in the school results of external evaluations, and to socialize them with school professionals to build the collective work toward the realization of a democratic public school. It stresses the importance of schools not exhaust the reality in their reflection on external evaluations and seek to tread the path of institutional evaluation contemplating self-assessment.Key Words: School, educational management ;External evaluation; Quality of teaching.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117
10.26843/v5.n1.2012.117.p70 - 82
url https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117
identifier_str_mv 10.26843/v5.n1.2012.117.p70 - 82
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/117/385
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Cristiane Machado
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Cristiane Machado
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Cidade de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv Revista @mbienteeducação; v. 5 n. 1 (2012): Jan/Jun 2012; 70 - 82
1982-8632
10.26843/ae.v5.n1.2012
reponame:Revista @mbienteeducação
instname:Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron:UNICID
instname_str Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
instacron_str UNICID
institution UNICID
reponame_str Revista @mbienteeducação
collection Revista @mbienteeducação
repository.name.fl_str_mv Revista @mbienteeducação - Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1798315141486346240