A Força Aérea Portuguesa e o voo nas redes sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carla da Conceição Alves de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5924
Resumo: Trabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.
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spelling A Força Aérea Portuguesa e o voo nas redes sociaisComunicação digitalRedes sociaisRealidade virtualForça Aérea PortuguesaEngagementDigital communicationSocial networksVirtual realityPortuguese Air ForceTrabalho de projeto apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Publicidade e Marketing.O fim do Serviço Militar Obrigatório em 2004 inaugurou uma nova fase no recrutamento da Força Aérea Portuguesa (FAP). Atualmente, o maior problema que o Centro de Recrutamento da Força Aérea (CRFA) enfrenta está ligado à captação de jovens voluntários para a vida militar. Neste âmbito, o projeto em causa visa atrair tráfego para o CRFA, procurando no meio online a oportunidade de dinamizar o recrutamento através da implementação de uma estratégia de comunicação concebida para uma ativação da ‘marca’, em plataformas social media. Genericamente, trata-se de um reframing do contexto da comunicação, em que se pretende levar a comunicação para um contexto, as redes sociais, onde a sua visibilidade é maximizada. No caso, será através do seu lançamento em plataformas de fotografia – Instagram – e de vídeo – Youtube – e, paralelamente, através da dinamização da atual página de Facebook, atividade esta alavancada por meio de uma ação offline, que consiste numa experiência de realidade virtual. O projeto foi suportado por uma investigação quantitativa de tipo descritivo, com base em dados primários, obtidos através de um inquérito por questionário, com o objetivo de conhecer os hábitos de consumo da Internet e das Redes Sociais por parte da população-alvo. Pretendia-se ainda avaliar a imagem que os inquiridos têm da FAP, determinar a motivação de ingresso na instituição e, obviamente, pré-avaliar a motivação para participar na experiência de realidade virtual proposta neste projeto. Os resultados vieram confirmar que os jovens estão cada vez mais online, com uma forte presença nas redes sociais, especialmente nas três escolhidas para a dinamização deste projeto. A investigação demonstrou ainda que os jovens têm, em geral, uma imagem positiva da FAP, no entanto, estão pouco motivados para ingressar na instituição. As ilações que se podem extrair deste estudo sustentam a necessidade de o CRFA se voltar para o meio digital, em particular para as redes sociais, comunicando efetivamente com os jovens de uma forma atrativa, de modo a fazer crescer os níveis de top of mind e engagement da FAP, para assim cumprir o objetivo final, que é a dinamização do recrutamento.ABSTRACT: The end of compulsory military service in 2004 opened a new phase in the recruitment within the Portuguese Air Force (FAP). Currently, the biggest problem that the Air Force Recruitment Centre (CRFA) faces is related to the conscription of young volunteers to the military life. In this context, this project is intended to attract traffic to the CRFA, searching online the opportunity to streamline it by implementing a communication´s strategy designed for brand´s awareness in social media platforms. Generally, it´s about reframing the context of communication, taking it to a context where its visibility is maximized within social networks, through its launch in photosharing platforms - Instagram - and video - Youtube – and, simultaneously, by streamlining the current Facebook page, thus leveraging this activity through an offline action consisting of a virtual reality experience. The project was supported by a quantitative descriptive research based on primary data obtained through a questionnaire, in order to identify the target’s Internet and social networks consumption habits. Another objective was to evaluate the image that respondents have of the FAP, determine the admitte’s motivation in the institution and also pre-assess the motivation to participate in the virtual reality experience proposed in this project. The results have confirmed that young people are increasingly online, with a strong presence in social networks, especially in the three chosen to boost this project. The study further showed that young people have, in general, a positive image of FAP but are poorly motivated to join the institution. The conclusions that can be drawn from this study support the need for the CRFA to embrace the digital environment, particularly social networks, communicating effectively with young people in an attractive way, in order to grow the FAP´s top mind and engagement levels, so as to fulfil the ultimate goal, which is to boost recruitment numbers.Escola Superior de Comunicação SocialLuz, CristinaRCIPLSousa, Carla da Conceição Alves de2016-03-21T12:09:16Z2015-092015-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5924TID:201044110porSOUSA, Carla da Conceição Alves de - A Força Aérea Portuguesa e o voo nas redes sociais. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. 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