Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zangão, Otília
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Mendes, Felismina Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3212
Resumo: Introdução: Ao longo dos tempos,verificou-se que dos cuidados centrados na doença, passaram a valorizar-se os cuidados centrados na área afectiva e relacional.As competências afectivas e relacionais dos alunos de enfermagem durante o processo de cuidar os utentes convocam determinados factores associados à intimidade. Este conceito tão presente no cuidado de enfermagem não tem sido muito estudado, mas surge em documentos emanados por entidades com responsabilidade na área da saúde, nomeadamente direitos dos doentes, constituição portuguesa e código deontológico dos enfermeiros. Objectivos: - Identificar como ocorre a aquisição e desenvolvimento de competências relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem durante o processo de cuidar;- Identificar a presença (e operacionalização) das competências relacionais nos estudantes de licenciatura em enfermagem, durante o processo de cuidados aos utentes;- Verificar se os estudantes de enfermagem, durante a sua formação clínica, preservam da intimidade/privacidades dos utentes durante o processo de cuidar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa.A população estudada foram os estudantes de uma Escola Superior de Saúde do litoral da região centro e a amostra foi constituída pelos estudantes de enfermagem da referida escola, que se encontravam a realizar ensino clínico em contexto hospitalar.Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário(caracterização dos estudantes e do contexto clínico)e uma Grelha de Observação aplicada durante o ensino clínico.Análise dos dados foi realizada através de técnicas estatísticas consideradas adequadas para organizar, avaliar, interpretar e comunicar a informação. Resultados: Dos estudantes observados, 87% eram do sexo feminino, com distribuição por todos os anos do CLE, enquanto 13% eram do sexo masculino, que frequentam o 2º e o 3º ano do CLE.A análise geral das observações revelou que os estudantes do 1º ano demonstram algumas competências relacionais durante o processo de cuidar, mas ainda pouco desenvolvidas o que é compatível com a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que tiverem. Nos estudantes do 2º ano, observámos que se preocupam na execução correcta das técnicas, mas a parte relacional fica um pouco aquém dos conhecimentos e experiência que já desenvolveram no 1º ano. Relativamente aos estudantes do 3º ano observados verificámos que demonstram competências relacionais tanto com a equipa como com os utentes. Na observação realizada aos estudantes do 4º ano, verificámos que possuem competências relacionais e tem a noção de preservação da intimidade/privacidade durante todo o processo de cuidar e não só em algumas situações. Conclusões: Em conclusão, podemos dizer que as competências relacionais se vão adquirindo desde o 1º ano até ao 4º ano de forma progressiva. Relativamente à preservação da intimidade no processo de cuidar, verificou-se que esta é preservada em determinados procedimentos relacionados com o processo de cuidar nomeadamente nos que requerem exposição corporal. Nos procedimentos em que não exista exposição de zonas corporais mais íntimas dos utentes, como a realização de uma punção venosa periférica, os estudantes não preservam a sua exposição. Só no final do curso (4ºano) esta competência é dominada e aplicada a todos os procedimentos do processo de cuidar.
id RCAP_0b6b398691b986130abed53dbfeb009d
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3212
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.EstudantesProcesso de CuidarComportamento RelacionalIntimidade/PrivacidadeIntrodução: Ao longo dos tempos,verificou-se que dos cuidados centrados na doença, passaram a valorizar-se os cuidados centrados na área afectiva e relacional.As competências afectivas e relacionais dos alunos de enfermagem durante o processo de cuidar os utentes convocam determinados factores associados à intimidade. Este conceito tão presente no cuidado de enfermagem não tem sido muito estudado, mas surge em documentos emanados por entidades com responsabilidade na área da saúde, nomeadamente direitos dos doentes, constituição portuguesa e código deontológico dos enfermeiros. Objectivos: - Identificar como ocorre a aquisição e desenvolvimento de competências relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem durante o processo de cuidar;- Identificar a presença (e operacionalização) das competências relacionais nos estudantes de licenciatura em enfermagem, durante o processo de cuidados aos utentes;- Verificar se os estudantes de enfermagem, durante a sua formação clínica, preservam da intimidade/privacidades dos utentes durante o processo de cuidar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa.A população estudada foram os estudantes de uma Escola Superior de Saúde do litoral da região centro e a amostra foi constituída pelos estudantes de enfermagem da referida escola, que se encontravam a realizar ensino clínico em contexto hospitalar.Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário(caracterização dos estudantes e do contexto clínico)e uma Grelha de Observação aplicada durante o ensino clínico.Análise dos dados foi realizada através de técnicas estatísticas consideradas adequadas para organizar, avaliar, interpretar e comunicar a informação. Resultados: Dos estudantes observados, 87% eram do sexo feminino, com distribuição por todos os anos do CLE, enquanto 13% eram do sexo masculino, que frequentam o 2º e o 3º ano do CLE.A análise geral das observações revelou que os estudantes do 1º ano demonstram algumas competências relacionais durante o processo de cuidar, mas ainda pouco desenvolvidas o que é compatível com a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que tiverem. Nos estudantes do 2º ano, observámos que se preocupam na execução correcta das técnicas, mas a parte relacional fica um pouco aquém dos conhecimentos e experiência que já desenvolveram no 1º ano. Relativamente aos estudantes do 3º ano observados verificámos que demonstram competências relacionais tanto com a equipa como com os utentes. Na observação realizada aos estudantes do 4º ano, verificámos que possuem competências relacionais e tem a noção de preservação da intimidade/privacidade durante todo o processo de cuidar e não só em algumas situações. Conclusões: Em conclusão, podemos dizer que as competências relacionais se vão adquirindo desde o 1º ano até ao 4º ano de forma progressiva. Relativamente à preservação da intimidade no processo de cuidar, verificou-se que esta é preservada em determinados procedimentos relacionados com o processo de cuidar nomeadamente nos que requerem exposição corporal. Nos procedimentos em que não exista exposição de zonas corporais mais íntimas dos utentes, como a realização de uma punção venosa periférica, os estudantes não preservam a sua exposição. Só no final do curso (4ºano) esta competência é dominada e aplicada a todos os procedimentos do processo de cuidar.2012-01-10T16:08:04Z2012-01-102011-09-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/3212http://hdl.handle.net/10174/3212porXI Conferencia Ibero-americana de Educação em Enfermagem.simnaosimotiliaz@uevora.ptfm@uevora.ptZangão, OtíliaMendes, Felismina Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:19Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3212Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:45.474852Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
title Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
spellingShingle Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
Zangão, Otília
Estudantes
Processo de Cuidar
Comportamento Relacional
Intimidade/Privacidade
title_short Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
title_full Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
title_fullStr Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
title_full_unstemmed Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
title_sort Aquisição e desenvolvimento de competência relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem – Um estudo qualitativo.
author Zangão, Otília
author_facet Zangão, Otília
Mendes, Felismina Rosa
author_role author
author2 Mendes, Felismina Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zangão, Otília
Mendes, Felismina Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes
Processo de Cuidar
Comportamento Relacional
Intimidade/Privacidade
topic Estudantes
Processo de Cuidar
Comportamento Relacional
Intimidade/Privacidade
description Introdução: Ao longo dos tempos,verificou-se que dos cuidados centrados na doença, passaram a valorizar-se os cuidados centrados na área afectiva e relacional.As competências afectivas e relacionais dos alunos de enfermagem durante o processo de cuidar os utentes convocam determinados factores associados à intimidade. Este conceito tão presente no cuidado de enfermagem não tem sido muito estudado, mas surge em documentos emanados por entidades com responsabilidade na área da saúde, nomeadamente direitos dos doentes, constituição portuguesa e código deontológico dos enfermeiros. Objectivos: - Identificar como ocorre a aquisição e desenvolvimento de competências relacionais do estudante de licenciatura em enfermagem durante o processo de cuidar;- Identificar a presença (e operacionalização) das competências relacionais nos estudantes de licenciatura em enfermagem, durante o processo de cuidados aos utentes;- Verificar se os estudantes de enfermagem, durante a sua formação clínica, preservam da intimidade/privacidades dos utentes durante o processo de cuidar. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa e qualitativa.A população estudada foram os estudantes de uma Escola Superior de Saúde do litoral da região centro e a amostra foi constituída pelos estudantes de enfermagem da referida escola, que se encontravam a realizar ensino clínico em contexto hospitalar.Os instrumentos de recolha de dados foram um questionário(caracterização dos estudantes e do contexto clínico)e uma Grelha de Observação aplicada durante o ensino clínico.Análise dos dados foi realizada através de técnicas estatísticas consideradas adequadas para organizar, avaliar, interpretar e comunicar a informação. Resultados: Dos estudantes observados, 87% eram do sexo feminino, com distribuição por todos os anos do CLE, enquanto 13% eram do sexo masculino, que frequentam o 2º e o 3º ano do CLE.A análise geral das observações revelou que os estudantes do 1º ano demonstram algumas competências relacionais durante o processo de cuidar, mas ainda pouco desenvolvidas o que é compatível com a aquisição e desenvolvimento de conhecimentos que tiverem. Nos estudantes do 2º ano, observámos que se preocupam na execução correcta das técnicas, mas a parte relacional fica um pouco aquém dos conhecimentos e experiência que já desenvolveram no 1º ano. Relativamente aos estudantes do 3º ano observados verificámos que demonstram competências relacionais tanto com a equipa como com os utentes. Na observação realizada aos estudantes do 4º ano, verificámos que possuem competências relacionais e tem a noção de preservação da intimidade/privacidade durante todo o processo de cuidar e não só em algumas situações. Conclusões: Em conclusão, podemos dizer que as competências relacionais se vão adquirindo desde o 1º ano até ao 4º ano de forma progressiva. Relativamente à preservação da intimidade no processo de cuidar, verificou-se que esta é preservada em determinados procedimentos relacionados com o processo de cuidar nomeadamente nos que requerem exposição corporal. Nos procedimentos em que não exista exposição de zonas corporais mais íntimas dos utentes, como a realização de uma punção venosa periférica, os estudantes não preservam a sua exposição. Só no final do curso (4ºano) esta competência é dominada e aplicada a todos os procedimentos do processo de cuidar.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-21T00:00:00Z
2012-01-10T16:08:04Z
2012-01-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3212
http://hdl.handle.net/10174/3212
url http://hdl.handle.net/10174/3212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv XI Conferencia Ibero-americana de Educação em Enfermagem.
sim
nao
sim
otiliaz@uevora.pt
fm@uevora.pt
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136470916661248