Competências relacionais e preservação da intimidade no processo de cuidar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zangão, Otília
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Mendes, Felismina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
DOI: 10.1590/0034-7167.2015680202i
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/16287
https://doi.org/Zangão, MO & Mendes, FRP (2015). Relational skills and preserving patient privacy in the caring process. Rev Bras Enferm. 68(2):191-7. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2015680202i
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Resumo: Objectivo: analisar o desenvolvimento e a mobilização de competências relacionais, centrais no processo de cuidar, pelo estudante de enfermagem ao longo do seu processo de formação. Método: estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída pelos estudantes do curso de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde, no litoral de Portugal e os dados foram coletados através do Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, já testado. Resultados: os estudantes adquirem gradualmente as competências genéricas, competências de comunicação e competências de contacto, atingindo a média mais alta no último ano do curso, enquanto na subescala competências empáticas os estudantes do 2º ano apresentam um valor médio superior. Conclusão: a idade e o ano do curso são variáveis decisivas na aquisição de competências específicas (empáticas e comunicação) pelos estudantes de enfermagem.
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