Competencias relacionais e preservação da intimidade no processo de cuidar: estudo com estudantes da licenciatura em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/7029 |
Resumo: | Objetivo: Identificar como se processa, ao longo do curso, o desenvolvimento de competências relacionais do estudante de enfermagem durante o processo de cuidar preservando a intimidade dos utentes. Método: estudo descritivo-correlacional de abordagem quantitativa. A amostra foi constituída por todos os estudantes do curso de enfermagem de uma Escola Superior de Saúde portuguesa. Os dados foram colhidos entre Abril e Junho de 2010, através de questionário de caracterização dos estudantes e de um Inventário de Competências Relacionais de Ajuda, já testado. Foi obtida a autorização da autora do inventário para utilização do mesmo, da diretora da referida escola e o parecer da comissão de ética da área de Saúde e Bem-Estar de uma Universidade. Foi apresentado o consentimento informado aos estudantes. Resultados: Os estudantes adquirem gradualmente as competências relacionais de ajuda, verificando-se que nas subescalas “competências genéricas”, “competências de comunicação” e “competências de contacto”, a média é superior nos estudantes do último ano do curso. Na subescala “competências empáticas” os estudantes do 2º ano apresentam um valor médio superior. A relação entre o ano do curso e a subescala “competências de comunicação” é estatisticamente significativa. Conclusão: Durante o curso os estudantes vão paulatinamente adquirindo e desenvolvendo as competências relacionais genéricas do cuidar. A idade emerge como variável decisiva e o ano do curso que frequentam é central na aquisição de competências relacionais específicas. |
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