Projeto político pedagógico: desafios da educação inclusiva nas escolas públicas do município de Igarapé do Meio - MA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, José João
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/42928
Resumo: A partir do processo de redemocratização do país, se estabeleceu o processo de democratização em todas as esferas públicas. Em relação a educação escolar, foi definida a construção do projeto político pedagógico que norteia todas as ações inerentes ao ambiente escolar, devendo ser construído coletivamente com pais, professores, servidores, alunos. Ressalta-se que este documento servirá como referencial por um período de dois anos, quando deverá ser avaliado e reconstruído. Nesse contexto, a educação inclusiva deve estar retratada de forma explícita, muito além da estrutura arquitetónica, contemplando formação e disponibilidade dos profissionais aptos a trabalharem com deficiências diversas, a garantia de flexibilização curricular, quando necessário, para alunos com altas habilidades ou com impossibilidades de completar a escolaridade regular e, dentre outras medidas, proporcionar um clima de respeito das deficiências dos alunos, garantindo-lhes o direito ao acesso e permanência na escola, já definido em legislação. Quais as necessidades de formação dos professores de educação especial? A pesquisa se justifica pela necessidade de promover uma educação efetivamente inclusiva no município de Igarapé do Meio, diante da necessidade de reconstrução dos projetos políticos pedagógicos, por necessitar de ajuste a nova Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Nessa perspetiva, busca-se uma reflexão acerca da inclusão de alunos com deficiência na rede regular de ensino, numa sociedade ainda limitada por preconceitos, necessitada de reconstruir valores e novos paradigmas educacionais. Em nível pessoal, a necessidade desta pesquisa deriva do fato de nos sentirmos incomodados com as dificuldades em efetivar a inclusão de alunos com deficiências no Município de Igarape do Meio - MA. A nível científico, procuraremos que a nossa pesquisa possa fornecer elementos para pesquisas futuras. No que respeita aos objetivos gerais, a presente pesquisa visa 1. analisar o Projeto Político Pedagógico em vigor nas escolas públicas do Município de Igarapé do Meio - MA, na perspetiva da Educação Inclusiva ; 2. Pesquisar as demandas existentes nas escolas públicas do município de Igarapé do Meio-MA para a implementação do Projeto Político Pedagógico. A metodologia de pesquisa se constitui em pesquisa quantitativa e qualitativa, com aplicação de questionários para professores, gestores e coordenadores pedagógicos, além de observação sistemática para verificar as condições arquitetónicas, documentais e estruturais que assegurem a inclusão no quotidiano escolar. O presente trabalho apresenta-se dividido em duas partes. A primeira, relativa ao enquadramento teórico, a segunda parte deste trabalho, incide sobre o estudo empírico e considerações finais. Os dados obtidos ressaltam que a maioria dos profissionais nao se sentem qualificados para atuarem na educação inclusiva, o que destacou a necessidade de formação, além das formações necessárias para a construção do Projeto político pedagógico de forma inclusiva.
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