Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Cláudia
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Gomes, Maria João
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/12787
Resumo: Partindo de reflexões sobre a necessidade de avaliar cursos e programas de inovação na formação, este texto foca-se nos aspetos referentes às perceções e opiniões dos estudantes relativamente ao modelo de organização e diversos outros aspetos da implementação da edição de 2009/10 do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa (MCETE), identificados através de um inquérito por questionário online. De entre as conclusões destaca-se o facto dos dados recolhidos apontarem no sentido (i) da adequabilidade da modalidade de blearning aos estudantes em causa; (ii) da consciência dos estudantes sobre a importância de características pessoais para se ser bem sucedido em cursos desta natureza; e da (ii) necessidade de rever alguns aspectos da forma de organização do curso.
id RCAP_0b9d9703d3448e6dd09c569232b208e7
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12787
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunosAvaliaçãob-learningEducação a distânciaEvaluationDistance educationPartindo de reflexões sobre a necessidade de avaliar cursos e programas de inovação na formação, este texto foca-se nos aspetos referentes às perceções e opiniões dos estudantes relativamente ao modelo de organização e diversos outros aspetos da implementação da edição de 2009/10 do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa (MCETE), identificados através de um inquérito por questionário online. De entre as conclusões destaca-se o facto dos dados recolhidos apontarem no sentido (i) da adequabilidade da modalidade de blearning aos estudantes em causa; (ii) da consciência dos estudantes sobre a importância de características pessoais para se ser bem sucedido em cursos desta natureza; e da (ii) necessidade de rever alguns aspectos da forma de organização do curso.Taking into account the need of evaluating courses and programs for innovation in education, this text focuses on the students´ perceptions and opinions regarding the new organization and some other aspects of the 2009/10 edition of a Master degree in Educational Sciences, Educational Technology area, identified through an online questionnaire. The data analysis indicated (i) the suitability of blearning courses to those students, (ii) the students´ awareness of the importance of personal characteristics to be successful in b-learning courses and (iii) the need to review some aspects of the course organization.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMachado, CláudiaGomes, Maria João2011-11-042011-11-04T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:20:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:20:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
title Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
spellingShingle Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
Machado, Cláudia
Avaliação
b-learning
Educação a distância
Evaluation
Distance education
title_short Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
title_full Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
title_fullStr Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
title_full_unstemmed Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
title_sort Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
author Machado, Cláudia
author_facet Machado, Cláudia
Gomes, Maria João
author_role author
author2 Gomes, Maria João
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Cláudia
Gomes, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
b-learning
Educação a distância
Evaluation
Distance education
topic Avaliação
b-learning
Educação a distância
Evaluation
Distance education
description Partindo de reflexões sobre a necessidade de avaliar cursos e programas de inovação na formação, este texto foca-se nos aspetos referentes às perceções e opiniões dos estudantes relativamente ao modelo de organização e diversos outros aspetos da implementação da edição de 2009/10 do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa (MCETE), identificados através de um inquérito por questionário online. De entre as conclusões destaca-se o facto dos dados recolhidos apontarem no sentido (i) da adequabilidade da modalidade de blearning aos estudantes em causa; (ii) da consciência dos estudantes sobre a importância de características pessoais para se ser bem sucedido em cursos desta natureza; e da (ii) necessidade de rever alguns aspectos da forma de organização do curso.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-04
2011-11-04T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv conference paper
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/12787
url http://hdl.handle.net/1822/12787
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv mluisa.alvim@gmail.com
_version_ 1817545285536055296