Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/12787 |
Resumo: | Partindo de reflexões sobre a necessidade de avaliar cursos e programas de inovação na formação, este texto foca-se nos aspetos referentes às perceções e opiniões dos estudantes relativamente ao modelo de organização e diversos outros aspetos da implementação da edição de 2009/10 do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa (MCETE), identificados através de um inquérito por questionário online. De entre as conclusões destaca-se o facto dos dados recolhidos apontarem no sentido (i) da adequabilidade da modalidade de blearning aos estudantes em causa; (ii) da consciência dos estudantes sobre a importância de características pessoais para se ser bem sucedido em cursos desta natureza; e da (ii) necessidade de rever alguns aspectos da forma de organização do curso. |
id |
RCAP_0b9d9703d3448e6dd09c569232b208e7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12787 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunosAvaliaçãob-learningEducação a distânciaEvaluationDistance educationPartindo de reflexões sobre a necessidade de avaliar cursos e programas de inovação na formação, este texto foca-se nos aspetos referentes às perceções e opiniões dos estudantes relativamente ao modelo de organização e diversos outros aspetos da implementação da edição de 2009/10 do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa (MCETE), identificados através de um inquérito por questionário online. De entre as conclusões destaca-se o facto dos dados recolhidos apontarem no sentido (i) da adequabilidade da modalidade de blearning aos estudantes em causa; (ii) da consciência dos estudantes sobre a importância de características pessoais para se ser bem sucedido em cursos desta natureza; e da (ii) necessidade de rever alguns aspectos da forma de organização do curso.Taking into account the need of evaluating courses and programs for innovation in education, this text focuses on the students´ perceptions and opinions regarding the new organization and some other aspects of the 2009/10 edition of a Master degree in Educational Sciences, Educational Technology area, identified through an online questionnaire. The data analysis indicated (i) the suitability of blearning courses to those students, (ii) the students´ awareness of the importance of personal characteristics to be successful in b-learning courses and (iii) the need to review some aspects of the course organization.Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)Universidade do MinhoMachado, CláudiaGomes, Maria João2011-11-042011-11-04T00:00:00Zconference paperinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/12787porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-05-11T07:20:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/12787Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-05-11T07:20:53Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
title |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
spellingShingle |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos Machado, Cláudia Avaliação b-learning Educação a distância Evaluation Distance education |
title_short |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
title_full |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
title_fullStr |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
title_full_unstemmed |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
title_sort |
Práticas de b-learning no ensino superior : a avaliação do curso de Mestrado em Ciências da Educação : tecnologia educativa na perspectiva dos alunos |
author |
Machado, Cláudia |
author_facet |
Machado, Cláudia Gomes, Maria João |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Maria João |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Cláudia Gomes, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação b-learning Educação a distância Evaluation Distance education |
topic |
Avaliação b-learning Educação a distância Evaluation Distance education |
description |
Partindo de reflexões sobre a necessidade de avaliar cursos e programas de inovação na formação, este texto foca-se nos aspetos referentes às perceções e opiniões dos estudantes relativamente ao modelo de organização e diversos outros aspetos da implementação da edição de 2009/10 do Mestrado em Ciências da Educação na especialidade de Tecnologia Educativa (MCETE), identificados através de um inquérito por questionário online. De entre as conclusões destaca-se o facto dos dados recolhidos apontarem no sentido (i) da adequabilidade da modalidade de blearning aos estudantes em causa; (ii) da consciência dos estudantes sobre a importância de características pessoais para se ser bem sucedido em cursos desta natureza; e da (ii) necessidade de rever alguns aspectos da forma de organização do curso. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-04 2011-11-04T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
conference paper |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/12787 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/12787 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
mluisa.alvim@gmail.com |
_version_ |
1817545285536055296 |