Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/3290 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Física, especialização em Ensino. |
id |
RCAP_0bab5c7b5af3afc1402a845f5f81c91c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3290 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho)Dissertação de mestrado em Física, especialização em Ensino.Este estudo pretendeu investigar a realidade existente na zona Minho relativamente às relações existentes entre a Universidade do Minho e os professores do 4º grupo A das Escolas Básicas/Secundárias da região. Pretendeu-se dar respostas à questão “Como é que uma melhor interacção entre o Ensino Básico/Secundário e o Ensino Superior poderá facultar mais apoios aos professores que leccionam nestes níveis de ensino, assim como também, aumentar o sucesso escolar dos alunos que transitam do Ensino Secundário para o Ensino Superior?”. Para desenvolver este estudo realizaram-se dois inquéritos por questionário. Um questionário destinado aos professores do 4º grupo A que leccionam nas Escolas Básicas/Secundárias da Região Minho. O outro questionário destinado aos professores do Departamento de Física da Universidade do Minho. Estes questionários foram analisados e interpretados de forma a obter uma descrição da situação actual do Sistema de Ensino e o reconhecimento das necessidades dos professores que leccionam nos vários níveis de ensino. Os resultados do estudo indicam uma escassa interacção entre o Ensino Básico/Secundário e o Ensino Superior mas todos os docentes, de ambos os níveis de ensino, gostariam que este elo de ligação se tornasse uma realidade. Os docentes do Ensino Básico/Secundário encontram-se satisfeitos com as condições gerais de trabalho mas gostariam de receber mais apoio da Universidade de forma a melhorarem as suas prestações como docentes, principalmente, no que diz respeito à componente laboratorial do Ensino da Física. Os docentes do Departamento de Física, da Universidade do Minho, são da opinião que uma interacção com o Ensino Básico/Secundário é também importante para o sucesso escolar dos alunos. Este estudo evidencia a importância de uma maior relação entre as escolas e a universidade de forma a satisfazer os docentes dos vários níveis de ensino e melhorar o sucesso académico dos alunos no Ensino da Física. Por esta razão, foram propostos, neste estudo, alguns modelos de interacção, tais como: - A nomeação de um professor do Departamento de Física da Universidade do Minho para ser o contacto, ponto de referência às escolas e, para assumir a responsabilidade de dinamizar a articulação com as escolas. - A realização de acções de formação, essencialmente de índole laboratorial e, se possível, realizadas nas escolas. - A organização de palestras com temas actuais, se possível, nas escolas. - A criação de plataformas electrónicas, com base na metodologia de e-learning, destinada aos professores e alunos do Ensino Básico/Secundário e Superior. - A criação de laboratórios virtuais destinados às escolas com poucos recursos no âmbito de material de laboratório. - A criação de páginas web, dedicadas aos estágios e ao Ensino da Física em geral.This study aimed at inquiring into the relationship between University of Minho and 4th group A (Physics and Chemistry) teachers of local secondary schools (forms 7th – 12th) in the region of Minho. Its goal was to answer the question “How can a stronger interaction between secondary and higher education provide more support to teachers who teach these form levels as well as raise achievement of students willing to pursue postsecondary education?”. In order to carry out this study, two questionnaires were constructed – one applied to the 4th group A teachers working at the local secondary schools and the other to professors of the Physics Department at the University of Minho. These questionnaires were analysed and interpreted so as to obtain a picture of the present situation of the school system and also point out the needs of teachers who teach different form levels. The results of the study show a weak interaction between secondary and higher education. However, both professors and secondary school teachers, would like to strengthen the bond between their institutions. The local secondary school teachers are satisfied with their global working conditions but would like to have more support from university in order to improve their teaching skills, particularly, on laboratory practice in Physics teaching. The professors of the Physics Department at the University of Minho consider that a collaborative relationship with secondary schools is also important to raise students’ achievement. This study highlights the relevance of collaborative relationship between schools and university so that it can meet both teachers’ and professors’ needs and improve students’ performance in Physics. Therefore, this study suggests some interaction models, such as: - Naming a lecturer of the Physics Department at the University of Minho to be in charge of creating institutional nets, linking secondary schools and university and of coordinating cooperation with schools. - Implementing teacher development sessions/workshops, especially on laboratory practice preferably at local schools. - organizing talks/lectures on up-to-date topics, preferably at local schools. - Creating websites based on e-learning techniques/methods, for teachers, lecturers, secondary and university students. - Developing school virtual laboratories at poorly – equipped schools. - Designing/creating web pages for teacher training and general teaching of Physics.Lanceros-Méndez, S.Universidade do MinhoGonçalves, Carmen Saleti Fradique20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/3290porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:20:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/3290Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:13:16.317338Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
title |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
spellingShingle |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) Gonçalves, Carmen Saleti Fradique |
title_short |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
title_full |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
title_fullStr |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
title_full_unstemmed |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
title_sort |
Estudo das relações estabelecidas entre instituições do Ensino Secundário e a Universidade (circunscrito à Região Minho) |
author |
Gonçalves, Carmen Saleti Fradique |
author_facet |
Gonçalves, Carmen Saleti Fradique |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lanceros-Méndez, S. Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Carmen Saleti Fradique |
description |
Dissertação de mestrado em Física, especialização em Ensino. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/3290 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/3290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132570600865792 |