O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Andreia Esteves
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/8061
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.
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spelling O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEB1.º Ciclo do Ensino BásicoCapacidade de inferirCompetência leitoraEstratégias de desenvolvimento da competência de inferência1st Cycle of Basic EducationInferring abilityReading competenceStrategies for the development of inference competenceDomínio/Área Científica::Ciências SociaisRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.No âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico elaborou-se o presente Relatório de Estágio, que inclui o relato da nossa atuação nas Práticas Pedagógicas realizadas em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a descrição da investigação sobre “O desenvolvimento de competências de inferência no 1.º ano do 1.º CEB”. Esta investigação teve por base a seguinte questão-problema: “No manual adotado e usado pelos alunos da Turma de PES, qual o peso das atividades de desenvolvimento da capacidade de inferência?”. Na atualidade estamos constantemente a receber informação, quer esta seja escrita, dita, lida ou ouvida. Assim, é bastante importante que tenhamos desenvolvida a nossa capacidade de compreensão dessa informação, pois esta pode ser transmitida explícita ou implicitamente. Certamente, será mais complexo compreender informação implícita, pelo que achamos importante que sejam trabalhadas estratégias de desenvolvimento da capacidade de inferir ao longo dos anos de escolaridade, para que os alunos se tornem leitores fluentes e tenham adquiridas as competências nas áreas: Linguagens e Textos e Informação e Comunicação. A reflexão que aqui é apresentada foi motivada pela leitura de A leitura inferencial nos primeiros anos de escolaridade (Gonçalves, 2020), o que nos levou a conhecer o relatório Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS). Assim surgiu a motivação para aprofundar mais sobre este tema. Metodologicamente, trata-se de um estudo de cariz qualitativo, nomeadamente uma pesquisa documental, que utilizou como instrumentos e técnicas de recolha de dados a pesquisa bibliográfica passiva, sobre o desenvolvimento da compreensão leitora e da capacidade de inferência, e a investigação documental ativa, sobre indicações oficiais relativamente ao desenvolvimento da capacidade de inferir e sobre tarefas pedagógicas que permitem desenvolver esta mesma capacidade, propostas num manual escolar. No final, apresenta-se uma reflexão sobre a recolha dos dados obtidos e patenteiam-se sugestões de possíveis atividades a realizar com o intuito de desenvolver a capacidade de inferir. O estudo conclui que apesar de existirem diretivas oficiais por parte da Direção-Geral de Educação, nos documentos analisados, existe pouco volume de questões/atividades direcionadas para o desenvolvimento da capacidade de inferir no manual, do professor e aluno, analisado. Logo atrevemo-nos a dizer que enquanto estratégia de compreensão leitora, deveria ter mais expressividade neste recurso e em contexto de sala de aula.In the context of the Master's Degree in Pre-school Education and Teaching in the1st Cycle of Basic Education, this Internship Report was prepared, which includes the report of our performance in the Pedagogical Practices carried out in Pre-school Education and in the 1st Cycle of Basic Education, as well as the description of the research on "The development of inference skills in the 1st year of Primary School". This research was based on the following problem question: "In the textbook adopted and used by the students of the PES class, what is the weight of the activities for the development of inference skills?". Nowadays we are constantly receiving information, whether it is written, spoken, read or heard. Thus, it is very important that we have developed our ability to understand this information, since it can be transmitted explicitly or implicitly. Certainly, it will be more complex to understand implicit information, so we think it is important that strategies to develop the ability to infer are worked on throughout the school years, so that students become fluent readers and have acquired the skills in the areas: Languages and Texts and Information and Communication. The reflection presented here was motivated by reading A leitura inferencial nos primeiros anos de escolaridade (Gonçalves, 2020), which led us to learn about the Progress in International Reading Literacy Study (PIRLS) report. Thus arose the motivation to delve further into this topic. Methodologically, this is a qualitative study, namely a documentary research, which used as instruments and techniques for data collection the passive bibliographic research, on the development of reading comprehension and inference ability, and the active documentary research, on official indications regarding the development of inferencing ability and on pedagogical tasks that allow developing this same ability, proposed in a textbook. At the end, a reflection on the data collected is presented, and suggestions of possible activities to be carried out in order to develop the ability to infer are shown. The study concludes that despite the existence of official directives from the Directorate-General of Education, in the documents analyzed, there is little volume of questions/activities directed to the development of the ability to infer in the teacher's and student's manual analyzed. Thus, we dare to say that as a reading comprehension strategy, it should have more expressiveness in this resource and in the classroom context.Gonçalves, Teresa Maria Pinto Alves Augusto DuarteRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoDias, Andreia Esteves2022-08-01T09:15:45Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/8061TID:203046099porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:49:21Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/8061Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:38:31.034082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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