Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Filipa Nunes Esteves
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/1855
Resumo: O presente estudo pretende analisar o contributo da ferramenta Scratch para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. O enquadramento teórico procura fazer uma abordagem do impacto das tecnologias na sociedade, nomeadamente, nas gerações mais novas, e na forma como se aprende, questionando o papel da escola e reforçando a importância da mobilização da tecnologia para o reforço da aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Será apresentado o Scratch, uma ferramenta inovadora, que visa o desenvolvimento da fluência tecnológica e de competências de aprendizagem para o século XXI. Este estudo desenvolve-se em torno da construção de projectos na ferramenta Scratch, por alunos de uma turma do 3º/ 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A actividade desenvolvida teve como ponto de partida a temática ―A qualidade do Meio Ambiente‖, inserida na Organização Curricular do 1º Ciclo. Os produtos desenvolvidos pelos alunos, bem como os seus processos de construção, sugerem potencialidades pedagógicas do Scratch, designadamente, no desenvolvimento de competências de resolução de problemas.
id RCAP_19529a2da8529dd6711f2f3def764c57
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1855
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCHScratchCompetênciasResolução de problemas1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo pretende analisar o contributo da ferramenta Scratch para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. O enquadramento teórico procura fazer uma abordagem do impacto das tecnologias na sociedade, nomeadamente, nas gerações mais novas, e na forma como se aprende, questionando o papel da escola e reforçando a importância da mobilização da tecnologia para o reforço da aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Será apresentado o Scratch, uma ferramenta inovadora, que visa o desenvolvimento da fluência tecnológica e de competências de aprendizagem para o século XXI. Este estudo desenvolve-se em torno da construção de projectos na ferramenta Scratch, por alunos de uma turma do 3º/ 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A actividade desenvolvida teve como ponto de partida a temática ―A qualidade do Meio Ambiente‖, inserida na Organização Curricular do 1º Ciclo. Os produtos desenvolvidos pelos alunos, bem como os seus processos de construção, sugerem potencialidades pedagógicas do Scratch, designadamente, no desenvolvimento de competências de resolução de problemas.This study wants to examine the contribution of the Scratch tool to the development of competence in the resolution of problems in children in the first years of school. The theoretical framing aspires to do an approach of the technologies impact in society, namely, in younger generations, and in the way we learn, questioning the role of school and strengthening the importance of the technology mobilization to the reinforcement of learning, in a constructive perspective. It will be exhibited Scratch, an innovative tool, that aims the technology fluency and learning competence development to the XXI century. This essay develops around the construction of projects in the Scratch tool, done by students of the third and fourth grades class. The developed activity had from the starting point the theme « the quality of the environment», inserted in the Curricular Organization from the First Years of school. The products developed by the students, as their processes of constructions, implies pedagogical potentialities of the Scratch, namely, in the development of competence to solve problems.Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de ViseuGomes, Cristina AzevedoRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuRamos, Ana Filipa Nunes Esteves2013-10-16T13:32:00Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/1855porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:25:09Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/1855Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:41:09.348677Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
title Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
spellingShingle Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
Ramos, Ana Filipa Nunes Esteves
Scratch
Competências
Resolução de problemas
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
title_full Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
title_fullStr Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
title_full_unstemmed Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
title_sort Competências de resolução de problemas no 1º CEB: um estudo com a ferramenta SCRATCH
author Ramos, Ana Filipa Nunes Esteves
author_facet Ramos, Ana Filipa Nunes Esteves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Cristina Azevedo
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Ana Filipa Nunes Esteves
dc.subject.por.fl_str_mv Scratch
Competências
Resolução de problemas
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Scratch
Competências
Resolução de problemas
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente estudo pretende analisar o contributo da ferramenta Scratch para o desenvolvimento de competências de resolução de problemas em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico. O enquadramento teórico procura fazer uma abordagem do impacto das tecnologias na sociedade, nomeadamente, nas gerações mais novas, e na forma como se aprende, questionando o papel da escola e reforçando a importância da mobilização da tecnologia para o reforço da aprendizagem, numa perspectiva construtivista. Será apresentado o Scratch, uma ferramenta inovadora, que visa o desenvolvimento da fluência tecnológica e de competências de aprendizagem para o século XXI. Este estudo desenvolve-se em torno da construção de projectos na ferramenta Scratch, por alunos de uma turma do 3º/ 4º anos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A actividade desenvolvida teve como ponto de partida a temática ―A qualidade do Meio Ambiente‖, inserida na Organização Curricular do 1º Ciclo. Os produtos desenvolvidos pelos alunos, bem como os seus processos de construção, sugerem potencialidades pedagógicas do Scratch, designadamente, no desenvolvimento de competências de resolução de problemas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-10-16T13:32:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/1855
url http://hdl.handle.net/10400.19/1855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Viseu, Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130876468002816