Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29941
Resumo: Este estudo tem como principais objetivos compreender as vivências de bullying homofóbico dos/as estudantes LGB da Universidade de Évora e identificar e analisar o impacto das vivências a nível pessoal, social e académico dos/as estudantes, assim como as diferentes estratégias utilizadas para lidar com estas situações. Para a realização do estudo foram utilizados diversos instrumentos recorrendo-se à construção de duas escalas: Escala de Situações e Vivências de Bullying na Universidade e Escala de Impactos e Estratégias face a Situações de Bullying na Universidade. O estudo contou com uma amostra de 101 estudantes LGB da Universidade de Évora de diferentes áreas de estudo. Os principais resultados da investigação indicam que ser vítima de bullying homofóbico possui diversas consequências, nomeadamente na perceção que se tem acerca da segurança na instituição de ensino, na exposição da orientação sexual, no impacto e, também, nas estratégias utilizadas para lidar com os episódios de vitimização; Homophobic Bullying in Higher Education: Experiences of the LGB Community Abstract: This study has as main objectives to understand the experiences of homophobic bullying of LGB students at the University of Évora and to identify and analyze the impact of the experiences at the personal, social and academic level of students, as well as the different strategies used to deal with these situations. To carry out the study, several instruments were used, using the construction of two scales: Scale of Situations and Bullying Experiences at the University and Scale of Impacts and Strategies in the face of Situations of Bullying at the University. The study included a sample of 101 LGB students from the University of Évora from different study areas. The main results of the investigation indicate that being a victim of homophobic bullying has several consequences, namely in the perception of safety in the educational institution, in the exposure of sexual orientation, in the impact and also in the strategies used to deal with the episodes victimization.
id RCAP_0bbb88bdeea1aa89359348b840e3280c
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29941
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGBBullying HomofóbicoEstudantes LGBEnsino SuperiorVivências de Bullying HomofóbicoImpactosHomophobic BullyingLGB studentsHigher EducationHomophobic Bullying ExperiencesImpactsEste estudo tem como principais objetivos compreender as vivências de bullying homofóbico dos/as estudantes LGB da Universidade de Évora e identificar e analisar o impacto das vivências a nível pessoal, social e académico dos/as estudantes, assim como as diferentes estratégias utilizadas para lidar com estas situações. Para a realização do estudo foram utilizados diversos instrumentos recorrendo-se à construção de duas escalas: Escala de Situações e Vivências de Bullying na Universidade e Escala de Impactos e Estratégias face a Situações de Bullying na Universidade. O estudo contou com uma amostra de 101 estudantes LGB da Universidade de Évora de diferentes áreas de estudo. Os principais resultados da investigação indicam que ser vítima de bullying homofóbico possui diversas consequências, nomeadamente na perceção que se tem acerca da segurança na instituição de ensino, na exposição da orientação sexual, no impacto e, também, nas estratégias utilizadas para lidar com os episódios de vitimização; Homophobic Bullying in Higher Education: Experiences of the LGB Community Abstract: This study has as main objectives to understand the experiences of homophobic bullying of LGB students at the University of Évora and to identify and analyze the impact of the experiences at the personal, social and academic level of students, as well as the different strategies used to deal with these situations. To carry out the study, several instruments were used, using the construction of two scales: Scale of Situations and Bullying Experiences at the University and Scale of Impacts and Strategies in the face of Situations of Bullying at the University. The study included a sample of 101 LGB students from the University of Évora from different study areas. The main results of the investigation indicate that being a victim of homophobic bullying has several consequences, namely in the perception of safety in the educational institution, in the exposure of sexual orientation, in the impact and also in the strategies used to deal with the episodes victimization.Universidade de Évora2021-06-15T12:59:25Z2021-06-152021-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29941http://hdl.handle.net/10174/29941TID:202732037porDepartamento de Psicologiaritapereiraalmeida96@hotmail.com681Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:25.476938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
title Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
spellingShingle Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de
Bullying Homofóbico
Estudantes LGB
Ensino Superior
Vivências de Bullying Homofóbico
Impactos
Homophobic Bullying
LGB students
Higher Education
Homophobic Bullying Experiences
Impacts
title_short Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
title_full Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
title_fullStr Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
title_full_unstemmed Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
title_sort Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
author Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de
author_facet Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying Homofóbico
Estudantes LGB
Ensino Superior
Vivências de Bullying Homofóbico
Impactos
Homophobic Bullying
LGB students
Higher Education
Homophobic Bullying Experiences
Impacts
topic Bullying Homofóbico
Estudantes LGB
Ensino Superior
Vivências de Bullying Homofóbico
Impactos
Homophobic Bullying
LGB students
Higher Education
Homophobic Bullying Experiences
Impacts
description Este estudo tem como principais objetivos compreender as vivências de bullying homofóbico dos/as estudantes LGB da Universidade de Évora e identificar e analisar o impacto das vivências a nível pessoal, social e académico dos/as estudantes, assim como as diferentes estratégias utilizadas para lidar com estas situações. Para a realização do estudo foram utilizados diversos instrumentos recorrendo-se à construção de duas escalas: Escala de Situações e Vivências de Bullying na Universidade e Escala de Impactos e Estratégias face a Situações de Bullying na Universidade. O estudo contou com uma amostra de 101 estudantes LGB da Universidade de Évora de diferentes áreas de estudo. Os principais resultados da investigação indicam que ser vítima de bullying homofóbico possui diversas consequências, nomeadamente na perceção que se tem acerca da segurança na instituição de ensino, na exposição da orientação sexual, no impacto e, também, nas estratégias utilizadas para lidar com os episódios de vitimização; Homophobic Bullying in Higher Education: Experiences of the LGB Community Abstract: This study has as main objectives to understand the experiences of homophobic bullying of LGB students at the University of Évora and to identify and analyze the impact of the experiences at the personal, social and academic level of students, as well as the different strategies used to deal with these situations. To carry out the study, several instruments were used, using the construction of two scales: Scale of Situations and Bullying Experiences at the University and Scale of Impacts and Strategies in the face of Situations of Bullying at the University. The study included a sample of 101 LGB students from the University of Évora from different study areas. The main results of the investigation indicate that being a victim of homophobic bullying has several consequences, namely in the perception of safety in the educational institution, in the exposure of sexual orientation, in the impact and also in the strategies used to deal with the episodes victimization.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-15T12:59:25Z
2021-06-15
2021-05-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29941
http://hdl.handle.net/10174/29941
TID:202732037
url http://hdl.handle.net/10174/29941
identifier_str_mv TID:202732037
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
ritapereiraalmeida96@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136675590307840