Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29941 |
Resumo: | Este estudo tem como principais objetivos compreender as vivências de bullying homofóbico dos/as estudantes LGB da Universidade de Évora e identificar e analisar o impacto das vivências a nível pessoal, social e académico dos/as estudantes, assim como as diferentes estratégias utilizadas para lidar com estas situações. Para a realização do estudo foram utilizados diversos instrumentos recorrendo-se à construção de duas escalas: Escala de Situações e Vivências de Bullying na Universidade e Escala de Impactos e Estratégias face a Situações de Bullying na Universidade. O estudo contou com uma amostra de 101 estudantes LGB da Universidade de Évora de diferentes áreas de estudo. Os principais resultados da investigação indicam que ser vítima de bullying homofóbico possui diversas consequências, nomeadamente na perceção que se tem acerca da segurança na instituição de ensino, na exposição da orientação sexual, no impacto e, também, nas estratégias utilizadas para lidar com os episódios de vitimização; Homophobic Bullying in Higher Education: Experiences of the LGB Community Abstract: This study has as main objectives to understand the experiences of homophobic bullying of LGB students at the University of Évora and to identify and analyze the impact of the experiences at the personal, social and academic level of students, as well as the different strategies used to deal with these situations. To carry out the study, several instruments were used, using the construction of two scales: Scale of Situations and Bullying Experiences at the University and Scale of Impacts and Strategies in the face of Situations of Bullying at the University. The study included a sample of 101 LGB students from the University of Évora from different study areas. The main results of the investigation indicate that being a victim of homophobic bullying has several consequences, namely in the perception of safety in the educational institution, in the exposure of sexual orientation, in the impact and also in the strategies used to deal with the episodes victimization. |
id |
RCAP_0bbb88bdeea1aa89359348b840e3280c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29941 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGBBullying HomofóbicoEstudantes LGBEnsino SuperiorVivências de Bullying HomofóbicoImpactosHomophobic BullyingLGB studentsHigher EducationHomophobic Bullying ExperiencesImpactsEste estudo tem como principais objetivos compreender as vivências de bullying homofóbico dos/as estudantes LGB da Universidade de Évora e identificar e analisar o impacto das vivências a nível pessoal, social e académico dos/as estudantes, assim como as diferentes estratégias utilizadas para lidar com estas situações. Para a realização do estudo foram utilizados diversos instrumentos recorrendo-se à construção de duas escalas: Escala de Situações e Vivências de Bullying na Universidade e Escala de Impactos e Estratégias face a Situações de Bullying na Universidade. O estudo contou com uma amostra de 101 estudantes LGB da Universidade de Évora de diferentes áreas de estudo. Os principais resultados da investigação indicam que ser vítima de bullying homofóbico possui diversas consequências, nomeadamente na perceção que se tem acerca da segurança na instituição de ensino, na exposição da orientação sexual, no impacto e, também, nas estratégias utilizadas para lidar com os episódios de vitimização; Homophobic Bullying in Higher Education: Experiences of the LGB Community Abstract: This study has as main objectives to understand the experiences of homophobic bullying of LGB students at the University of Évora and to identify and analyze the impact of the experiences at the personal, social and academic level of students, as well as the different strategies used to deal with these situations. To carry out the study, several instruments were used, using the construction of two scales: Scale of Situations and Bullying Experiences at the University and Scale of Impacts and Strategies in the face of Situations of Bullying at the University. The study included a sample of 101 LGB students from the University of Évora from different study areas. The main results of the investigation indicate that being a victim of homophobic bullying has several consequences, namely in the perception of safety in the educational institution, in the exposure of sexual orientation, in the impact and also in the strategies used to deal with the episodes victimization.Universidade de Évora2021-06-15T12:59:25Z2021-06-152021-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29941http://hdl.handle.net/10174/29941TID:202732037porDepartamento de Psicologiaritapereiraalmeida96@hotmail.com681Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:16Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29941Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:25.476938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
title |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
spellingShingle |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de Bullying Homofóbico Estudantes LGB Ensino Superior Vivências de Bullying Homofóbico Impactos Homophobic Bullying LGB students Higher Education Homophobic Bullying Experiences Impacts |
title_short |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
title_full |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
title_fullStr |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
title_full_unstemmed |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
title_sort |
Bullying homofóbico no ensino superior: vivências da Comunidade LGB |
author |
Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de |
author_facet |
Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Rita Alexandra Costa Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying Homofóbico Estudantes LGB Ensino Superior Vivências de Bullying Homofóbico Impactos Homophobic Bullying LGB students Higher Education Homophobic Bullying Experiences Impacts |
topic |
Bullying Homofóbico Estudantes LGB Ensino Superior Vivências de Bullying Homofóbico Impactos Homophobic Bullying LGB students Higher Education Homophobic Bullying Experiences Impacts |
description |
Este estudo tem como principais objetivos compreender as vivências de bullying homofóbico dos/as estudantes LGB da Universidade de Évora e identificar e analisar o impacto das vivências a nível pessoal, social e académico dos/as estudantes, assim como as diferentes estratégias utilizadas para lidar com estas situações. Para a realização do estudo foram utilizados diversos instrumentos recorrendo-se à construção de duas escalas: Escala de Situações e Vivências de Bullying na Universidade e Escala de Impactos e Estratégias face a Situações de Bullying na Universidade. O estudo contou com uma amostra de 101 estudantes LGB da Universidade de Évora de diferentes áreas de estudo. Os principais resultados da investigação indicam que ser vítima de bullying homofóbico possui diversas consequências, nomeadamente na perceção que se tem acerca da segurança na instituição de ensino, na exposição da orientação sexual, no impacto e, também, nas estratégias utilizadas para lidar com os episódios de vitimização; Homophobic Bullying in Higher Education: Experiences of the LGB Community Abstract: This study has as main objectives to understand the experiences of homophobic bullying of LGB students at the University of Évora and to identify and analyze the impact of the experiences at the personal, social and academic level of students, as well as the different strategies used to deal with these situations. To carry out the study, several instruments were used, using the construction of two scales: Scale of Situations and Bullying Experiences at the University and Scale of Impacts and Strategies in the face of Situations of Bullying at the University. The study included a sample of 101 LGB students from the University of Évora from different study areas. The main results of the investigation indicate that being a victim of homophobic bullying has several consequences, namely in the perception of safety in the educational institution, in the exposure of sexual orientation, in the impact and also in the strategies used to deal with the episodes victimization. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-06-15T12:59:25Z 2021-06-15 2021-05-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29941 http://hdl.handle.net/10174/29941 TID:202732037 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29941 |
identifier_str_mv |
TID:202732037 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia ritapereiraalmeida96@hotmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136675590307840 |