Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felgueiras, Leonardo dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/23952
Resumo: Dissertação de Mestrado em Família e Género
id RCAP_e107622fc09348ef31b70470c74ba2de
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/23952
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino SecundárioBullying HomofóbicoHeteronormatividadeIdentidades de GéneroPerceçõesEstudantes do Ensino SecundárioHomophobic BullyingHeteronormativityGender IdentitiesPerceptionsSecondary School StudentsDissertação de Mestrado em Família e GéneroNo âmbito do Dia Internacional contra a Homofobia, Transfobia e a Bifobia (17 de Maio), a UNESCO (2021) divulgou que mais de metade dos/as jovens LGBTI (54%) com idades entre os 13 e os 24 anos foram vítimas de bullying homofóbico em 2019, e 83% dos/as alunos/as testemunharam comportamentos negativos dirigidos/as a outra pessoa com base na sua orientação sexual, identidade de género e/ou expressão de género. Apesar de o bullying ter beneficiado progressivamente de maior atenção da esfera escolar e social (Sebastião, 2009; Costa, Farenzena, Simões e Pereira, 2013; Serrate, 2014), a relação entre o bullying e a homofobia é ainda pouco estudada em Portugal. Neste sentido, a investigação visa compreender as perceções dos/as alunos/as do Ensino Secundário relativamente ao bullying homofóbico que ocorre em contexto escolar. Para o efeito, foram realizados cinco focus group com os/as estudantes de cinco turmas de Ensino Secundário de uma escola secundária situada na Área Metropolitana de Lisboa. A partir da análise de dados concluímos que a prática de bullying homofóbico está relacionada com o processo de construção das identidades de género, em particular de uma masculinidade hegemónica sendo exercido maioritariamente por rapazes maioritariamente sobre outros rapazes. Os/As estudantes reconhecem a existência de bullying homofóbico e são capazes de prospetivar as suas consequências, identificando-as como negativas. A sugestão de estratégias de ação para prevenir o bullying homofóbico foi feita pelas/os estudantes abrangendo diferentes agentes e agências.As part of the International Day against Homophobia, Transphobia and Biphobia (May 17th), UNESCO (2021) reported that more than half of LGBTI young people (54%) aged 13-24 were victims of homophobic bullying in 2019, and 83% of students witnessed negative behaviors directed at another person based on their sexual orientation, gender identity and/or gender expression. Although bullying has progressively benefited from more attention from the school and social sphere (Sebastião, 2009; Costa, Farenzena, Simões and Pereira, 2013; Serrate, 2014), the relationship between bullying and homophobia is still little studied in Portugal. Therefore, this research aims to understand secondary school students' perceptions of homophobic bullying that occurs in the school context. For this purpose, five focus group were conducted with students from five secondary school classes in a secondary school located in the Metropolitan Area of Lisbon. From the data analysis we conclude that the practice of homophobic bullying is related to the process of construction of gender identities, in particular of a hegemonic masculinity being exercised mostly by boys on other boys. The students recognize the existence of homophobic bullying and are able to prospect its consequences, identifying them as negative. The suggestion of action strategies to prevent homophobic bullying was made by the students covering different agents and agencies.Instituto Superior de Ciências Sociais e PolíticasCosta, DáliaRepositório da Universidade de LisboaFelgueiras, Leonardo dos Santos2021-11-302024-11-30T00:00:00Z2021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/23952TID:202969525porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:53:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/23952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:08:06.128776Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
title Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
spellingShingle Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
Felgueiras, Leonardo dos Santos
Bullying Homofóbico
Heteronormatividade
Identidades de Género
Perceções
Estudantes do Ensino Secundário
Homophobic Bullying
Heteronormativity
Gender Identities
Perceptions
Secondary School Students
title_short Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
title_full Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
title_fullStr Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
title_full_unstemmed Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
title_sort Bullying Homofóbico em Contexto Escolar: Perceções de Alunos/as do Ensino Secundário
author Felgueiras, Leonardo dos Santos
author_facet Felgueiras, Leonardo dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Dália
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Felgueiras, Leonardo dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying Homofóbico
Heteronormatividade
Identidades de Género
Perceções
Estudantes do Ensino Secundário
Homophobic Bullying
Heteronormativity
Gender Identities
Perceptions
Secondary School Students
topic Bullying Homofóbico
Heteronormatividade
Identidades de Género
Perceções
Estudantes do Ensino Secundário
Homophobic Bullying
Heteronormativity
Gender Identities
Perceptions
Secondary School Students
description Dissertação de Mestrado em Família e Género
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-11-30
2021-11-30T00:00:00Z
2024-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/23952
TID:202969525
url http://hdl.handle.net/10400.5/23952
identifier_str_mv TID:202969525
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131175158022144