Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/29819 |
Resumo: | O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar o estudo do bullying homofóbico nas suas variadas manifestações e os motivos que o despoletam, no Ensino Secundário. Para tal, foram utilizadas duas escalas: a Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) e a sua adaptação para o estudo do bullying homofóbico. Esta escala permite identificar o papel que os/as observadores/as assumem durante as situações de bullying e de bullying homofóbico; e a Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying Homofóbico – EOMMBH, construída propositadamente para este estudo, que visa avaliar as manifestações e os motivos que despoletam o bullying homofóbico. O estudo foi realizado em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, tipo de curso frequentado e ano de escolaridade. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Relativamente aos principais resultados, estes sugerem que as raparigas são mais propensas a atuar como defensoras e os/as alunos/as dos cursos profissionais revelam mais comportamentos pro-bully. Por sua vez, os/as alunos/as que frequentam o 10º ano são os que relatam utilizar mais estratégias de afastamento das situações de bullying e de autoeficácia em comparação com os/as alunos/as que frequentam os 11º e 12º anos; Abstract: Manifestations and motives of homophobic bullying: a study in a High School The main goal of this study is to deepen the understanding of homophobic bullying in it’s several manifestations, and the reasons that trigger it in High School. Two scales were used for such: the Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) and it’s adaptation for the study of homophobic bullying. This scale allows the identification of the roles assumed by the observants on bullying and homophobic bullying situations; and the Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying – EOMMBH, custom built for this study with the purpose of evaluating the motives and manifestations that trigger homophobic bullying. The study was performed according to sociodemographic variable like sex, kind of courses attended and the school year. The results from the psychometric analysis of the scales allowed the confirmation that they measure the constructs in a valid and reliable way. Regarding the main results, they suggest that girls are more prone to act as defenders, as well as the male and female students and students from professional courses show more pro-bully behavior. On the other hand, male and female students that attend to the 10th school year are the ones that most report using strategies for distancing from bullying and self-efficiency situations, in comparison with the male and female students that attend to the 11th and 12th school years. |
id |
RCAP_39c3c8c3fbfa20efcf8577b6f829a65a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/29819 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundárioBullying homofóbicoBullyingHeterosseexismoEnsino SecundárioObservação de bullyingHomophobic bullyingBullyingHeterosexismHigh schoolBullying observationO presente estudo tem como principais objetivos aprofundar o estudo do bullying homofóbico nas suas variadas manifestações e os motivos que o despoletam, no Ensino Secundário. Para tal, foram utilizadas duas escalas: a Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) e a sua adaptação para o estudo do bullying homofóbico. Esta escala permite identificar o papel que os/as observadores/as assumem durante as situações de bullying e de bullying homofóbico; e a Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying Homofóbico – EOMMBH, construída propositadamente para este estudo, que visa avaliar as manifestações e os motivos que despoletam o bullying homofóbico. O estudo foi realizado em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, tipo de curso frequentado e ano de escolaridade. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Relativamente aos principais resultados, estes sugerem que as raparigas são mais propensas a atuar como defensoras e os/as alunos/as dos cursos profissionais revelam mais comportamentos pro-bully. Por sua vez, os/as alunos/as que frequentam o 10º ano são os que relatam utilizar mais estratégias de afastamento das situações de bullying e de autoeficácia em comparação com os/as alunos/as que frequentam os 11º e 12º anos; Abstract: Manifestations and motives of homophobic bullying: a study in a High School The main goal of this study is to deepen the understanding of homophobic bullying in it’s several manifestations, and the reasons that trigger it in High School. Two scales were used for such: the Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) and it’s adaptation for the study of homophobic bullying. This scale allows the identification of the roles assumed by the observants on bullying and homophobic bullying situations; and the Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying – EOMMBH, custom built for this study with the purpose of evaluating the motives and manifestations that trigger homophobic bullying. The study was performed according to sociodemographic variable like sex, kind of courses attended and the school year. The results from the psychometric analysis of the scales allowed the confirmation that they measure the constructs in a valid and reliable way. Regarding the main results, they suggest that girls are more prone to act as defenders, as well as the male and female students and students from professional courses show more pro-bully behavior. On the other hand, male and female students that attend to the 10th school year are the ones that most report using strategies for distancing from bullying and self-efficiency situations, in comparison with the male and female students that attend to the 11th and 12th school years.Universidade de Évora2021-05-18T12:09:53Z2021-05-182021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29819http://hdl.handle.net/10174/29819TID:202723674porDepartamento de Psicologiairisalcorreia@gmail.com681Correia, Írís Alexandra Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:22.579558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
title |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
spellingShingle |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário Correia, Írís Alexandra Lopes Bullying homofóbico Bullying Heterosseexismo Ensino Secundário Observação de bullying Homophobic bullying Bullying Heterosexism High school Bullying observation |
title_short |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
title_full |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
title_fullStr |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
title_full_unstemmed |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
title_sort |
Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário |
author |
Correia, Írís Alexandra Lopes |
author_facet |
Correia, Írís Alexandra Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Correia, Írís Alexandra Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bullying homofóbico Bullying Heterosseexismo Ensino Secundário Observação de bullying Homophobic bullying Bullying Heterosexism High school Bullying observation |
topic |
Bullying homofóbico Bullying Heterosseexismo Ensino Secundário Observação de bullying Homophobic bullying Bullying Heterosexism High school Bullying observation |
description |
O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar o estudo do bullying homofóbico nas suas variadas manifestações e os motivos que o despoletam, no Ensino Secundário. Para tal, foram utilizadas duas escalas: a Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) e a sua adaptação para o estudo do bullying homofóbico. Esta escala permite identificar o papel que os/as observadores/as assumem durante as situações de bullying e de bullying homofóbico; e a Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying Homofóbico – EOMMBH, construída propositadamente para este estudo, que visa avaliar as manifestações e os motivos que despoletam o bullying homofóbico. O estudo foi realizado em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, tipo de curso frequentado e ano de escolaridade. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Relativamente aos principais resultados, estes sugerem que as raparigas são mais propensas a atuar como defensoras e os/as alunos/as dos cursos profissionais revelam mais comportamentos pro-bully. Por sua vez, os/as alunos/as que frequentam o 10º ano são os que relatam utilizar mais estratégias de afastamento das situações de bullying e de autoeficácia em comparação com os/as alunos/as que frequentam os 11º e 12º anos; Abstract: Manifestations and motives of homophobic bullying: a study in a High School The main goal of this study is to deepen the understanding of homophobic bullying in it’s several manifestations, and the reasons that trigger it in High School. Two scales were used for such: the Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) and it’s adaptation for the study of homophobic bullying. This scale allows the identification of the roles assumed by the observants on bullying and homophobic bullying situations; and the Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying – EOMMBH, custom built for this study with the purpose of evaluating the motives and manifestations that trigger homophobic bullying. The study was performed according to sociodemographic variable like sex, kind of courses attended and the school year. The results from the psychometric analysis of the scales allowed the confirmation that they measure the constructs in a valid and reliable way. Regarding the main results, they suggest that girls are more prone to act as defenders, as well as the male and female students and students from professional courses show more pro-bully behavior. On the other hand, male and female students that attend to the 10th school year are the ones that most report using strategies for distancing from bullying and self-efficiency situations, in comparison with the male and female students that attend to the 11th and 12th school years. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-18T12:09:53Z 2021-05-18 2021-04-29T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/29819 http://hdl.handle.net/10174/29819 TID:202723674 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/29819 |
identifier_str_mv |
TID:202723674 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Psicologia irisalcorreia@gmail.com 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136675488595968 |