Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Írís Alexandra Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/29819
Resumo: O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar o estudo do bullying homofóbico nas suas variadas manifestações e os motivos que o despoletam, no Ensino Secundário. Para tal, foram utilizadas duas escalas: a Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) e a sua adaptação para o estudo do bullying homofóbico. Esta escala permite identificar o papel que os/as observadores/as assumem durante as situações de bullying e de bullying homofóbico; e a Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying Homofóbico – EOMMBH, construída propositadamente para este estudo, que visa avaliar as manifestações e os motivos que despoletam o bullying homofóbico. O estudo foi realizado em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, tipo de curso frequentado e ano de escolaridade. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Relativamente aos principais resultados, estes sugerem que as raparigas são mais propensas a atuar como defensoras e os/as alunos/as dos cursos profissionais revelam mais comportamentos pro-bully. Por sua vez, os/as alunos/as que frequentam o 10º ano são os que relatam utilizar mais estratégias de afastamento das situações de bullying e de autoeficácia em comparação com os/as alunos/as que frequentam os 11º e 12º anos; Abstract: Manifestations and motives of homophobic bullying: a study in a High School The main goal of this study is to deepen the understanding of homophobic bullying in it’s several manifestations, and the reasons that trigger it in High School. Two scales were used for such: the Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) and it’s adaptation for the study of homophobic bullying. This scale allows the identification of the roles assumed by the observants on bullying and homophobic bullying situations; and the Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying – EOMMBH, custom built for this study with the purpose of evaluating the motives and manifestations that trigger homophobic bullying. The study was performed according to sociodemographic variable like sex, kind of courses attended and the school year. The results from the psychometric analysis of the scales allowed the confirmation that they measure the constructs in a valid and reliable way. Regarding the main results, they suggest that girls are more prone to act as defenders, as well as the male and female students and students from professional courses show more pro-bully behavior. On the other hand, male and female students that attend to the 10th school year are the ones that most report using strategies for distancing from bullying and self-efficiency situations, in comparison with the male and female students that attend to the 11th and 12th school years.
id RCAP_39c3c8c3fbfa20efcf8577b6f829a65a
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/29819
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundárioBullying homofóbicoBullyingHeterosseexismoEnsino SecundárioObservação de bullyingHomophobic bullyingBullyingHeterosexismHigh schoolBullying observationO presente estudo tem como principais objetivos aprofundar o estudo do bullying homofóbico nas suas variadas manifestações e os motivos que o despoletam, no Ensino Secundário. Para tal, foram utilizadas duas escalas: a Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) e a sua adaptação para o estudo do bullying homofóbico. Esta escala permite identificar o papel que os/as observadores/as assumem durante as situações de bullying e de bullying homofóbico; e a Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying Homofóbico – EOMMBH, construída propositadamente para este estudo, que visa avaliar as manifestações e os motivos que despoletam o bullying homofóbico. O estudo foi realizado em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, tipo de curso frequentado e ano de escolaridade. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Relativamente aos principais resultados, estes sugerem que as raparigas são mais propensas a atuar como defensoras e os/as alunos/as dos cursos profissionais revelam mais comportamentos pro-bully. Por sua vez, os/as alunos/as que frequentam o 10º ano são os que relatam utilizar mais estratégias de afastamento das situações de bullying e de autoeficácia em comparação com os/as alunos/as que frequentam os 11º e 12º anos; Abstract: Manifestations and motives of homophobic bullying: a study in a High School The main goal of this study is to deepen the understanding of homophobic bullying in it’s several manifestations, and the reasons that trigger it in High School. Two scales were used for such: the Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) and it’s adaptation for the study of homophobic bullying. This scale allows the identification of the roles assumed by the observants on bullying and homophobic bullying situations; and the Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying – EOMMBH, custom built for this study with the purpose of evaluating the motives and manifestations that trigger homophobic bullying. The study was performed according to sociodemographic variable like sex, kind of courses attended and the school year. The results from the psychometric analysis of the scales allowed the confirmation that they measure the constructs in a valid and reliable way. Regarding the main results, they suggest that girls are more prone to act as defenders, as well as the male and female students and students from professional courses show more pro-bully behavior. On the other hand, male and female students that attend to the 10th school year are the ones that most report using strategies for distancing from bullying and self-efficiency situations, in comparison with the male and female students that attend to the 11th and 12th school years.Universidade de Évora2021-05-18T12:09:53Z2021-05-182021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/29819http://hdl.handle.net/10174/29819TID:202723674porDepartamento de Psicologiairisalcorreia@gmail.com681Correia, Írís Alexandra Lopesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:27:10Zoai:dspace.uevora.pt:10174/29819Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:19:22.579558Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
title Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
spellingShingle Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
Correia, Írís Alexandra Lopes
Bullying homofóbico
Bullying
Heterosseexismo
Ensino Secundário
Observação de bullying
Homophobic bullying
Bullying
Heterosexism
High school
Bullying observation
title_short Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
title_full Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
title_fullStr Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
title_full_unstemmed Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
title_sort Manifestações e motivos do bullying homofóbico: um estudo no ensino secundário
author Correia, Írís Alexandra Lopes
author_facet Correia, Írís Alexandra Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Írís Alexandra Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Bullying homofóbico
Bullying
Heterosseexismo
Ensino Secundário
Observação de bullying
Homophobic bullying
Bullying
Heterosexism
High school
Bullying observation
topic Bullying homofóbico
Bullying
Heterosseexismo
Ensino Secundário
Observação de bullying
Homophobic bullying
Bullying
Heterosexism
High school
Bullying observation
description O presente estudo tem como principais objetivos aprofundar o estudo do bullying homofóbico nas suas variadas manifestações e os motivos que o despoletam, no Ensino Secundário. Para tal, foram utilizadas duas escalas: a Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) e a sua adaptação para o estudo do bullying homofóbico. Esta escala permite identificar o papel que os/as observadores/as assumem durante as situações de bullying e de bullying homofóbico; e a Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying Homofóbico – EOMMBH, construída propositadamente para este estudo, que visa avaliar as manifestações e os motivos que despoletam o bullying homofóbico. O estudo foi realizado em função de variáveis sociodemográficas como o sexo, tipo de curso frequentado e ano de escolaridade. Os resultados da análise psicométrica das escalas permitiram verificar que medem os constructos de forma válida e fiável. Relativamente aos principais resultados, estes sugerem que as raparigas são mais propensas a atuar como defensoras e os/as alunos/as dos cursos profissionais revelam mais comportamentos pro-bully. Por sua vez, os/as alunos/as que frequentam o 10º ano são os que relatam utilizar mais estratégias de afastamento das situações de bullying e de autoeficácia em comparação com os/as alunos/as que frequentam os 11º e 12º anos; Abstract: Manifestations and motives of homophobic bullying: a study in a High School The main goal of this study is to deepen the understanding of homophobic bullying in it’s several manifestations, and the reasons that trigger it in High School. Two scales were used for such: the Escala de Comportamento de Observadores de Bullying – ECOB (Melo & Pereira, 2017) and it’s adaptation for the study of homophobic bullying. This scale allows the identification of the roles assumed by the observants on bullying and homophobic bullying situations; and the Escala de Observação de Manifestações e Motivos do Bullying – EOMMBH, custom built for this study with the purpose of evaluating the motives and manifestations that trigger homophobic bullying. The study was performed according to sociodemographic variable like sex, kind of courses attended and the school year. The results from the psychometric analysis of the scales allowed the confirmation that they measure the constructs in a valid and reliable way. Regarding the main results, they suggest that girls are more prone to act as defenders, as well as the male and female students and students from professional courses show more pro-bully behavior. On the other hand, male and female students that attend to the 10th school year are the ones that most report using strategies for distancing from bullying and self-efficiency situations, in comparison with the male and female students that attend to the 11th and 12th school years.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-18T12:09:53Z
2021-05-18
2021-04-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/29819
http://hdl.handle.net/10174/29819
TID:202723674
url http://hdl.handle.net/10174/29819
identifier_str_mv TID:202723674
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
irisalcorreia@gmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136675488595968