Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/22390 |
Resumo: | Objetivo. Este trabalho teve como principal objetivo conhecer que representações sociais tem um conjunto de professores, acerca da Perturbação do Comportamento em adolescentes. Método. A amostra para este estudo é constituída por 32 professores de duas escolas básicas de Évora. O presente estudo, em termos metodológicos, é de natureza mista, sendo a recolha dos dados feita através de questionário para caracterização sociodemográfica e com recurso à técnica de associação livre de palavras. Resultados. De um modo geral, os professores apresentam como representações sociais da Perturbação do Comportamento em adolescentes a indisciplina, o mau comportamento, os desajustes da forma de agir para com os pares e para com o adulto, a violência e, a insegurança. Conclusões. As representações sociais, na Psicomotricidade, como noutras áreas da saúde, podem constituir uma ferramenta poderosa de compreensão da realidade social dos utentes e uma via de ação sobre a mesma; Social Representation of Behavior Disorder in adolescents from the perspective of the teacher Abstract: Objective. This work had as main objective to know that social representations has a set of teachers, about the Disruption of Behavior in adolescents. Method. The sample for this study is made up of 32 teachers from two basic schools in Évora. The present study, in methodological terms, is mixed in nature, and the data were collected through a questionnaire for sociodemographic characterization and using the free association technique. Results. In general, teachers present as social representations of Behavior Disorder in adolescents indiscipline, misbehavior, difficulties in education, mismatches in the way of acting the peers and for the adult, the violence and, the insecurity. Conclusions. Social representations, in Psychomotricity, as in other health areas, can be a powerful tool for understanding the social reality of the users and a way of acting on it. |
id |
RCAP_0bbc52e0e6f088f7009adfa1196aa979 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/22390 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professorRepresentações sociaisPerturbação do comportamentoComportamentos disruptivosAdolescentesProfessoresSocial representationsBehavioral disorderDisruptive behaviorsAdolescentsTeachersObjetivo. Este trabalho teve como principal objetivo conhecer que representações sociais tem um conjunto de professores, acerca da Perturbação do Comportamento em adolescentes. Método. A amostra para este estudo é constituída por 32 professores de duas escolas básicas de Évora. O presente estudo, em termos metodológicos, é de natureza mista, sendo a recolha dos dados feita através de questionário para caracterização sociodemográfica e com recurso à técnica de associação livre de palavras. Resultados. De um modo geral, os professores apresentam como representações sociais da Perturbação do Comportamento em adolescentes a indisciplina, o mau comportamento, os desajustes da forma de agir para com os pares e para com o adulto, a violência e, a insegurança. Conclusões. As representações sociais, na Psicomotricidade, como noutras áreas da saúde, podem constituir uma ferramenta poderosa de compreensão da realidade social dos utentes e uma via de ação sobre a mesma; Social Representation of Behavior Disorder in adolescents from the perspective of the teacher Abstract: Objective. This work had as main objective to know that social representations has a set of teachers, about the Disruption of Behavior in adolescents. Method. The sample for this study is made up of 32 teachers from two basic schools in Évora. The present study, in methodological terms, is mixed in nature, and the data were collected through a questionnaire for sociodemographic characterization and using the free association technique. Results. In general, teachers present as social representations of Behavior Disorder in adolescents indiscipline, misbehavior, difficulties in education, mismatches in the way of acting the peers and for the adult, the violence and, the insecurity. Conclusions. Social representations, in Psychomotricity, as in other health areas, can be a powerful tool for understanding the social reality of the users and a way of acting on it.Universidade de Évora2018-02-20T18:28:45Z2018-02-202017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/22390http://hdl.handle.net/10174/22390TID:201820404porDepartamento de Desporto e Saúdeclazar_13@hotmail.com251Zarco, Cláudia Filipa Carrilho Caldeira Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:13:48Zoai:dspace.uevora.pt:10174/22390Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:13:30.639355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
title |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
spellingShingle |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor Zarco, Cláudia Filipa Carrilho Caldeira Fialho Representações sociais Perturbação do comportamento Comportamentos disruptivos Adolescentes Professores Social representations Behavioral disorder Disruptive behaviors Adolescents Teachers |
title_short |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
title_full |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
title_fullStr |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
title_full_unstemmed |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
title_sort |
Representação social da perturbação do comportamento em adolescentes na perspetiva do professor |
author |
Zarco, Cláudia Filipa Carrilho Caldeira Fialho |
author_facet |
Zarco, Cláudia Filipa Carrilho Caldeira Fialho |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zarco, Cláudia Filipa Carrilho Caldeira Fialho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Representações sociais Perturbação do comportamento Comportamentos disruptivos Adolescentes Professores Social representations Behavioral disorder Disruptive behaviors Adolescents Teachers |
topic |
Representações sociais Perturbação do comportamento Comportamentos disruptivos Adolescentes Professores Social representations Behavioral disorder Disruptive behaviors Adolescents Teachers |
description |
Objetivo. Este trabalho teve como principal objetivo conhecer que representações sociais tem um conjunto de professores, acerca da Perturbação do Comportamento em adolescentes. Método. A amostra para este estudo é constituída por 32 professores de duas escolas básicas de Évora. O presente estudo, em termos metodológicos, é de natureza mista, sendo a recolha dos dados feita através de questionário para caracterização sociodemográfica e com recurso à técnica de associação livre de palavras. Resultados. De um modo geral, os professores apresentam como representações sociais da Perturbação do Comportamento em adolescentes a indisciplina, o mau comportamento, os desajustes da forma de agir para com os pares e para com o adulto, a violência e, a insegurança. Conclusões. As representações sociais, na Psicomotricidade, como noutras áreas da saúde, podem constituir uma ferramenta poderosa de compreensão da realidade social dos utentes e uma via de ação sobre a mesma; Social Representation of Behavior Disorder in adolescents from the perspective of the teacher Abstract: Objective. This work had as main objective to know that social representations has a set of teachers, about the Disruption of Behavior in adolescents. Method. The sample for this study is made up of 32 teachers from two basic schools in Évora. The present study, in methodological terms, is mixed in nature, and the data were collected through a questionnaire for sociodemographic characterization and using the free association technique. Results. In general, teachers present as social representations of Behavior Disorder in adolescents indiscipline, misbehavior, difficulties in education, mismatches in the way of acting the peers and for the adult, the violence and, the insecurity. Conclusions. Social representations, in Psychomotricity, as in other health areas, can be a powerful tool for understanding the social reality of the users and a way of acting on it. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-12-18T00:00:00Z 2018-02-20T18:28:45Z 2018-02-20 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/22390 http://hdl.handle.net/10174/22390 TID:201820404 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/22390 |
identifier_str_mv |
TID:201820404 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Desporto e Saúde clazar_13@hotmail.com 251 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136616824963072 |