Cultura e turismo criativo na experiência integral do turismo rural
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/11446 |
Resumo: | A presente investigação visa, a partir de uma perspetiva cultural, compreender os benefícios do turismo criativo no contexto da experiência turística integral, como forma de aprofundar e aprimorar a qualidade dessa experiência, numa aldeia do Interior de Portugal, Janeiro de Cima (concelho do Fundão). Este estudo, realizado no âmbito do Projeto de Investigação Científica intitulado “A experiência global em turismo rural e o desenvolvimento sustentável de comunidades locais” (Projeto ORTE), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e cofinanciado pelo COMPETE, QREN e FEDER, proporcionou uma reflexão teórica acerca das áreas rurais atuais, importantes espaços de consumo onde a atividade turística deve ser desenvolvida e percecionada, não só como atividade revitalizadora e dinamizadora destas áreas, mas também como promotora da preservação dos elementos naturais e culturais dos destinos, cruciais para a atratividade turística dos mesmos. No contexto do mercado atual, em que a diferenciação dos destinos é um fator-chave para o aumento da sua competitividade, considerou-se pertinente realçar a sua componente cultural enquanto responsável pela definição da identidade e valores locais que conduzem à sua distinção no mercado. Atualmente, é necessário apostar na construção de atividades e experiências nos destinos que permitam o envolvimento do visitante com a comunidade local. No âmbito cultural, é importante realçar a componente criativa da oferta turística dos destinos, como revitalizadora da cultura local. Em termos metodológicos, sob uma abordagem qualitativa, foram recolhidos dados primários através da aplicação de entrevistas semiestruturadas na aldeia em estudo, de dezembro de 2010 a junho de 2012, a partir das quais foi realizada, posteriormente, uma análise de conteúdo. Os dados secundários foram, igualmente, úteis como complemento da investigação. A análise proveniente da aplicação de entrevistas aos diferentes stakeholders do destino confirma a importância da componente cultural como motivação de visita a destinos rurais e comprova o interesse crescente por parte do turista atual em conhecer estes destinos através do contacto próximo estabelecido com a população e através do conhecimento aprofundado das marcas de ruralidade que estes espaços denunciam. Tendo por base as potencialidades reconhecidas em Janeiro de Cima, são identificadas linhas de ação ao nível das experiências criativas, que surgem num contexto em que a premência reside na valorização dos recursos culturais locais através do envolvimento ativo dos visitantes no processo de construção dessas experiências, nas quais assumem um papel de cocriação. |
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Cultura e turismo criativo na experiência integral do turismo ruralGestão do turismoTurismo culturalTurismo rural: Janeiro de Cima (Portugal)A presente investigação visa, a partir de uma perspetiva cultural, compreender os benefícios do turismo criativo no contexto da experiência turística integral, como forma de aprofundar e aprimorar a qualidade dessa experiência, numa aldeia do Interior de Portugal, Janeiro de Cima (concelho do Fundão). Este estudo, realizado no âmbito do Projeto de Investigação Científica intitulado “A experiência global em turismo rural e o desenvolvimento sustentável de comunidades locais” (Projeto ORTE), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e cofinanciado pelo COMPETE, QREN e FEDER, proporcionou uma reflexão teórica acerca das áreas rurais atuais, importantes espaços de consumo onde a atividade turística deve ser desenvolvida e percecionada, não só como atividade revitalizadora e dinamizadora destas áreas, mas também como promotora da preservação dos elementos naturais e culturais dos destinos, cruciais para a atratividade turística dos mesmos. No contexto do mercado atual, em que a diferenciação dos destinos é um fator-chave para o aumento da sua competitividade, considerou-se pertinente realçar a sua componente cultural enquanto responsável pela definição da identidade e valores locais que conduzem à sua distinção no mercado. Atualmente, é necessário apostar na construção de atividades e experiências nos destinos que permitam o envolvimento do visitante com a comunidade local. No âmbito cultural, é importante realçar a componente criativa da oferta turística dos destinos, como revitalizadora da cultura local. Em termos metodológicos, sob uma abordagem qualitativa, foram recolhidos dados primários através da aplicação de entrevistas semiestruturadas na aldeia em estudo, de dezembro de 2010 a junho de 2012, a partir das quais foi realizada, posteriormente, uma análise de conteúdo. Os dados secundários foram, igualmente, úteis como complemento da investigação. A análise proveniente da aplicação de entrevistas aos diferentes stakeholders do destino confirma a importância da componente cultural como motivação de visita a destinos rurais e comprova o interesse crescente por parte do turista atual em conhecer estes destinos através do contacto próximo estabelecido com a população e através do conhecimento aprofundado das marcas de ruralidade que estes espaços denunciam. Tendo por base as potencialidades reconhecidas em Janeiro de Cima, são identificadas linhas de ação ao nível das experiências criativas, que surgem num contexto em que a premência reside na valorização dos recursos culturais locais através do envolvimento ativo dos visitantes no processo de construção dessas experiências, nas quais assumem um papel de cocriação.This research project aims at clarifying the benefits of creative tourism in the context of the integral tourism experience, from a cultural perspective, in order to deepen and improve the quality of that experience, in a village of Inland Portugal, Janeiro de Cima (County of Fundão). This study, which was conducted within the scope of the Scientific Research Project entitled “The Overall Rural Tourism Experience (ORTE) and sustainable local community development”, financed by the Foundation for Science and Technology and cofinanced by COMPETE, QREN and FEDER, has promoted a theoretical reflection on rural areas. These are considered to be significant consumption spaces where tourism activity ought to be developed and perceived, not only as a revitalising and dynamic activity, but also as a driving force behind the preservation of such crucial resources as the destinations’ natural and cultural elements are. Bearing in mind that according to the current market trends the distinctiveness of tourism destinations is a key-factor towards increasing their competitiveness, drawing special attention to their cultural components was considered relevant as culture is responsible for determining local identity and values, which are distinctive elements regarding the positioning of destinations in the market. Currently it is crucial to implement activities and experiences that promote the interaction between visitors and local community. Within the scope of culture, it is important to highlight the creative component of a destination’s tourism offer, as it revitalizes local culture. As regards methodology, and under a qualitative approach, primary data were collected in Janeiro de Cima through semi-structured interviews, from December 2010 to June 2012, and subsequently they were used in content analysis. Secondary data were also useful as a compliment of the research. The analysis of the interviews applied to the different destination stakeholders corroborates the importance of culture as a motivating factor for visiting rural destinations and reaffirms the growing interest of modern tourists in getting to know destinations through being in close contact with the local community and having deeper understanding of rural life values. Keeping in mind the recognized potential of Janeiro de Cima, creative experiences are perceived in a context where the emphasis is on valuing local cultural resources though active involvement of visitors in the process of creating experiences, where these assume the role of co-creators.Universidade de Aveiro2013-11-26T12:47:58Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/11446TID:201585774porCarvalho, Mariana Sousa e Silva Cabral deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:20:36Zoai:ria.ua.pt:10773/11446Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:52.126014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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