A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Morais, Lucas de Sousa
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Bergano, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/18521
Resumo: O presente artigo relata uma investigação levada a cabo numa instituição de ensino superior do norte de Portugal e tem como principal objetivo perceber como professores e alunos prececionam o papel do sentido crítico e da autonomia na aprendizagem das Ciências da Natureza e na forma como estas competências são promovidas através do processo de ensino aprendizagem em que se encontram envolvidos. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo numa instituição de formação de professores que mobilizou como técnicas de recolha de dados a observação de aulas e a entrevista semiestruturada , tendo como participantes estudantes do 1.º e do 3.º anos da licenciatura em Educação Básica (LEB), nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Dos resultados da investigação salienta-se que diante das categorias e subcategorias escolhidas para investigar que algumas falas entraram em pequenos conflitos, por uma visão distinta entre professores e estudantes acerca processo de aprendizagem envolvendo seus complexos saberes. Por fim, deve ser salientado que uma pesquisa de caráter qualitativo pode constar uma participação mais íntima dos sujeitos, trazendo assim seus relatos que contribuem para uma discussão acadêmica na área de ensino, no caso da formação de professores em Ciências da Natureza.
id RCAP_0be760a225ad72c9ab202e3db59000ad
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18521
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de PortugalTeacher training and the teaching of natural sciences: the case of a polytechnic institute in northern PortugalFormação de professoresEnsino das Ciências da NaturezaO presente artigo relata uma investigação levada a cabo numa instituição de ensino superior do norte de Portugal e tem como principal objetivo perceber como professores e alunos prececionam o papel do sentido crítico e da autonomia na aprendizagem das Ciências da Natureza e na forma como estas competências são promovidas através do processo de ensino aprendizagem em que se encontram envolvidos. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo numa instituição de formação de professores que mobilizou como técnicas de recolha de dados a observação de aulas e a entrevista semiestruturada , tendo como participantes estudantes do 1.º e do 3.º anos da licenciatura em Educação Básica (LEB), nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Dos resultados da investigação salienta-se que diante das categorias e subcategorias escolhidas para investigar que algumas falas entraram em pequenos conflitos, por uma visão distinta entre professores e estudantes acerca processo de aprendizagem envolvendo seus complexos saberes. Por fim, deve ser salientado que uma pesquisa de caráter qualitativo pode constar uma participação mais íntima dos sujeitos, trazendo assim seus relatos que contribuem para uma discussão acadêmica na área de ensino, no caso da formação de professores em Ciências da Natureza.This article reports an investigation carried out in a higher education institution in the north of Portugal and its main objective is to understand how teachers and students precept the role of critical sense and autonomy in the learning of the Nature Sciences and in the way these competences are promoted through the teaching-learning process in which they are involved. To achieve this goal, a qualitative case study was carried out in a teacher training institution that mobilized data observation techniques and semistructured interviewing as data collection techniques. Students from the 1st and 3rd years of the study degree in Basic Education (LEB), in the courses of Masters in Pre-school Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education; in Education of the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. From the results of the investigation it is pointed out that in the categories and subcategories chosen to investigate that some speeches have entered into small conflicts, by a distinct vision between teachers and students about the learning process involving their complex knowledge. Finally, it should be emphasized that a qualitative research may include a more intimate participation of the subjects, thus bringing their reports that contribute to an academic discussion in the area of teaching, in the case the training of science teachers in nature.Instituto Politécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBMorais, Lucas de SousaBergano, Sofia2019-01-24T11:02:39Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/18521porMorais, Lucas de Sousa; Bergano, Sofia (2018). A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal = Teacher training and the teaching of natural sciences: the case of a polytechnic institute in northern Portugal. Adolescência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 5:2, p. 26-342182-6277info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:42:28Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/18521Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:48.423685Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
Teacher training and the teaching of natural sciences: the case of a polytechnic institute in northern Portugal
title A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
spellingShingle A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
Morais, Lucas de Sousa
Formação de professores
Ensino das Ciências da Natureza
title_short A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
title_full A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
title_fullStr A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
title_full_unstemmed A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
title_sort A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal
author Morais, Lucas de Sousa
author_facet Morais, Lucas de Sousa
Bergano, Sofia
author_role author
author2 Bergano, Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Morais, Lucas de Sousa
Bergano, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino das Ciências da Natureza
topic Formação de professores
Ensino das Ciências da Natureza
description O presente artigo relata uma investigação levada a cabo numa instituição de ensino superior do norte de Portugal e tem como principal objetivo perceber como professores e alunos prececionam o papel do sentido crítico e da autonomia na aprendizagem das Ciências da Natureza e na forma como estas competências são promovidas através do processo de ensino aprendizagem em que se encontram envolvidos. Para alcançar este objetivo foi realizado um estudo de caso qualitativo numa instituição de formação de professores que mobilizou como técnicas de recolha de dados a observação de aulas e a entrevista semiestruturada , tendo como participantes estudantes do 1.º e do 3.º anos da licenciatura em Educação Básica (LEB), nos cursos de Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico; em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2º Ciclo do Ensino Básico. Dos resultados da investigação salienta-se que diante das categorias e subcategorias escolhidas para investigar que algumas falas entraram em pequenos conflitos, por uma visão distinta entre professores e estudantes acerca processo de aprendizagem envolvendo seus complexos saberes. Por fim, deve ser salientado que uma pesquisa de caráter qualitativo pode constar uma participação mais íntima dos sujeitos, trazendo assim seus relatos que contribuem para uma discussão acadêmica na área de ensino, no caso da formação de professores em Ciências da Natureza.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2019-01-24T11:02:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/18521
url http://hdl.handle.net/10198/18521
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Morais, Lucas de Sousa; Bergano, Sofia (2018). A formação de professores e o ensino de ciências da natureza: o caso de um instituto politécnico no norte de Portugal = Teacher training and the teaching of natural sciences: the case of a polytechnic institute in northern Portugal. Adolescência: Revista Júnior de Investigação. ISSN 2182-6277. 5:2, p. 26-34
2182-6277
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1817551585072381952