A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pro-Posições (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017 |
Resumo: | Este artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que têm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importância de se considerar aspectos da natureza da ciência em atividades de ensino das Ciências Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma revisão bibliográfica, embora não exaustiva, procura-se delinear algumas tendências e perspectivas na formação de professores das Ciências Naturais, no que diz respeito à possibilidade de que os mesmos considerem em suas práticas de ensino aspectos da natureza das ciências.Abstract:This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices.Descriptors: Science teaching. Nature of science. Teacher education |
id |
UNICAMP-18_ebee9de1cb487e2abc4f380c0500f984 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644017 |
network_acronym_str |
UNICAMP-18 |
network_name_str |
Pro-Posições (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professoresEnsino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professoresEducaçãoEste artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que têm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importância de se considerar aspectos da natureza da ciência em atividades de ensino das Ciências Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma revisão bibliográfica, embora não exaustiva, procura-se delinear algumas tendências e perspectivas na formação de professores das Ciências Naturais, no que diz respeito à possibilidade de que os mesmos considerem em suas práticas de ensino aspectos da natureza das ciências.Abstract:This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices.Descriptors: Science teaching. Nature of science. Teacher educationUniversidade Estadual de Campinas2016-03-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 139-150Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 139-150Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 139-1501980-6248reponame:Pro-Posições (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017/11464Copyright (c) 2016 Pro-Posiçõesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Luiz Marcelo2016-03-08T13:56:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644017Revistahttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposicPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/oai||proposic@unicamp.br1980-62480103-7307opendoar:2016-03-08T13:56:50Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
title |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
spellingShingle |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores Carvalho, Luiz Marcelo Ensino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professores Educação |
title_short |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
title_full |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
title_fullStr |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
title_full_unstemmed |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
title_sort |
A natureza da Ciência e o ensino das Ciências Naturais:Tendências e perspectivas na formação de professores |
author |
Carvalho, Luiz Marcelo |
author_facet |
Carvalho, Luiz Marcelo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Luiz Marcelo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professores Educação |
topic |
Ensino das Ciências Naturais. Natureza da ciência. Formação de professores Educação |
description |
Este artigo procura, inicialmente, sistematizar os principais argumentos que têm sido apresentados por diferentes autores quando justificam a importância de se considerar aspectos da natureza da ciência em atividades de ensino das Ciências Naturais. A partir deste quadro inicial e com base em uma revisão bibliográfica, embora não exaustiva, procura-se delinear algumas tendências e perspectivas na formação de professores das Ciências Naturais, no que diz respeito à possibilidade de que os mesmos considerem em suas práticas de ensino aspectos da natureza das ciências.Abstract:This paper presents the main reasonings that have been presented by different authors when they discuss the importance of considering the nature of science in science teaching activities. From this initial context and based on a non exhaustive literature review, this paper points out some trends and perspectives in teacher education in order to consider the nature of science in their teaching practices.Descriptors: Science teaching. Nature of science. Teacher education |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-03-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8644017/11464 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Pro-Posições |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pro-Posições; Vol. 12 No. 1: mar./2001[34]; 139-150 Pro-Posições; Vol. 12 Núm. 1: mar./2001[34]; 139-150 Pro-Posições; v. 12 n. 1: mar./2001[34]; 139-150 1980-6248 reponame:Pro-Posições (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Pro-Posições (Online) |
collection |
Pro-Posições (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pro-Posições (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
||proposic@unicamp.br |
_version_ |
1800217186888843264 |