O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/8316 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas, foi realizado um estágio no Departamento de Planeamento e Controlo de uma unidade hoteleira de cinco estrelas - Hotel Tivoli Lisboa. O estágio teve a duração de 3 meses, iniciando-se a 16 de Maio e terminando a 16 de Agosto. O presente relatório incide sobre as tarefas realizadas no estágio, mais sucintamente acerca das funções desempenhadas pelo Controller da unidade. A realização deste estágio proporcionou ainda a oportunidade de efetuar um cross training de 15 dias, em que foi possível adquirir conhecimentos sobre o funcionamento geral do hotel, de forma a uma melhor integração no Departamento de Planeamento e Controlo do Hotel Tivoli Lisboa. O relatório pretende, através da revisão da literatura, fazer uma análise à Evolução do Turismo e da Hotelaria, assim como, à função do Controller, que tem vindo a sofrer alterações e a ter um papel cada vez mais importante na gestão das unidades hoteleiras. Por outro lado, o estágio permitiu através de uma experiência real, observar e compreender a função de Controller numa unidade hoteleira de cinco estrelas. |
id |
RCAP_0c03d509f4b1dfe5dd632db2a24d20bb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8316 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli LisboaMESTRADO EM TURISMOTURISMOGESTÃO HOTELEIRAGESTÃO ESTRATÉGICAHOTÉISESTUDOS DE CASOTOURISMHOTEL MANAGEMENTSTRATEGIC MANAGEMENTHOTELSCASE STUDIESNo âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas, foi realizado um estágio no Departamento de Planeamento e Controlo de uma unidade hoteleira de cinco estrelas - Hotel Tivoli Lisboa. O estágio teve a duração de 3 meses, iniciando-se a 16 de Maio e terminando a 16 de Agosto. O presente relatório incide sobre as tarefas realizadas no estágio, mais sucintamente acerca das funções desempenhadas pelo Controller da unidade. A realização deste estágio proporcionou ainda a oportunidade de efetuar um cross training de 15 dias, em que foi possível adquirir conhecimentos sobre o funcionamento geral do hotel, de forma a uma melhor integração no Departamento de Planeamento e Controlo do Hotel Tivoli Lisboa. O relatório pretende, através da revisão da literatura, fazer uma análise à Evolução do Turismo e da Hotelaria, assim como, à função do Controller, que tem vindo a sofrer alterações e a ter um papel cada vez mais importante na gestão das unidades hoteleiras. Por outro lado, o estágio permitiu através de uma experiência real, observar e compreender a função de Controller numa unidade hoteleira de cinco estrelas.In the scope of the Master in Strategic Management of Tourism Companies, an internship was held in the Planning and Control Department of a five-star hotel unit - Hotel Tivoli Lisboa. The internship lasted 3 months, starting on May 16 and ending on August 16. The report focuses on the tasks performed during the training, more succinctly on the functions performed by the Controller of the company. The internship also provided an opportunity to conduct a fifteen day cross training, where it was possible to gain knowledge of the overall hotel operation, so that it could be better integrated in the Planning and Control Department of the Hotel Tivoli Lisboa. This report refers to a literature review, analyzes the evolution of tourism and hospitality, as well as the role of the Controller, which has been facing changes and their role in the hotel management is increasing. On the other hand, the internship allowed thought a real experience, to observe and perceive the Controller role in a five star hotel.2017-11-27T12:23:28Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/8316TID:201755769pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Débora Joana Nunesreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:07:53Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/8316Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:15:12.305464Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
title |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
spellingShingle |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa Rodrigues, Débora Joana Nunes MESTRADO EM TURISMO TURISMO GESTÃO HOTELEIRA GESTÃO ESTRATÉGICA HOTÉIS ESTUDOS DE CASO TOURISM HOTEL MANAGEMENT STRATEGIC MANAGEMENT HOTELS CASE STUDIES |
title_short |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
title_full |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
title_fullStr |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
title_full_unstemmed |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
title_sort |
O papel do controller na gestão de uma unidade hoteleira de cinco estrelas : o caso do Hotel Tivoli Lisboa |
author |
Rodrigues, Débora Joana Nunes |
author_facet |
Rodrigues, Débora Joana Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Débora Joana Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM TURISMO TURISMO GESTÃO HOTELEIRA GESTÃO ESTRATÉGICA HOTÉIS ESTUDOS DE CASO TOURISM HOTEL MANAGEMENT STRATEGIC MANAGEMENT HOTELS CASE STUDIES |
topic |
MESTRADO EM TURISMO TURISMO GESTÃO HOTELEIRA GESTÃO ESTRATÉGICA HOTÉIS ESTUDOS DE CASO TOURISM HOTEL MANAGEMENT STRATEGIC MANAGEMENT HOTELS CASE STUDIES |
description |
No âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica de Empresas Turísticas, foi realizado um estágio no Departamento de Planeamento e Controlo de uma unidade hoteleira de cinco estrelas - Hotel Tivoli Lisboa. O estágio teve a duração de 3 meses, iniciando-se a 16 de Maio e terminando a 16 de Agosto. O presente relatório incide sobre as tarefas realizadas no estágio, mais sucintamente acerca das funções desempenhadas pelo Controller da unidade. A realização deste estágio proporcionou ainda a oportunidade de efetuar um cross training de 15 dias, em que foi possível adquirir conhecimentos sobre o funcionamento geral do hotel, de forma a uma melhor integração no Departamento de Planeamento e Controlo do Hotel Tivoli Lisboa. O relatório pretende, através da revisão da literatura, fazer uma análise à Evolução do Turismo e da Hotelaria, assim como, à função do Controller, que tem vindo a sofrer alterações e a ter um papel cada vez mais importante na gestão das unidades hoteleiras. Por outro lado, o estágio permitiu através de uma experiência real, observar e compreender a função de Controller numa unidade hoteleira de cinco estrelas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-27T12:23:28Z 2017-01-01T00:00:00Z 2017 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/8316 TID:201755769 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/8316 |
identifier_str_mv |
TID:201755769 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131248996646912 |