Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/14310 |
Resumo: | O mundo encontra-se em constante mudança e evolução e o setor hoteleiro é uma das áreas onde este impacto é bastante significativo. Pode-se caracterizar atualmente o mercado hoteleiro como dinâmico, diversificado, difícil e perigoso, pois origina novos desafios para as administrações, nomeadamente no que se refere à otimização e novas formas de gerar receita. Desta forma e na procura pela evolução e inovação, surge o Revenue Management como uma ferramenta fulcral na gestão de preços, para assim destacar-se no que refere à competitividade e amadurecer o próprio negócio. Revenue Management evidenciou o seu valor para a expansão das unidades hoteleiras, sendo atualmente uma prática de gestão de preços muito explorada e utilizada a nível mundial. De outro modo, a nível nacional, o seu conceito está atualmente a evoluir e a ser mais aproveitado, pois as suas práticas e vantagens ainda são fatores desconhecidos por parte da população. Esta dissertação tem como objetivo abordar o conceito, analisar as práticas e as respetivas vantagens do Revenue Management, bem como clarificar a forma como esta influenciou as receitas e o crescimento da hotelaria em Portugal. Neste sentido, inicialmente é realizada uma revisão de literatura, onde foram abordados os temas relacionados com o revenue management, o turismo e a hotelaria na cidade do porto. Após tratamento e análise de dados, foram discutidos os resultados e geradas as conclusões, onde estão identificadas algumas limitações do estudo e sugestões de temas para pesquisas futuras. Palavras-chave: Turismo, Gestão Hoteleira, Revenue Management |
id |
RCAP_f46bebaa054f09f02c2e8a0311d82940 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14310 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágioMESTRADO EM GESTÃOGESTÃOTURISMOGESTÃO HOTELEIRAMANAGEMENTTOURISMHOTEL MANAGEMENTO mundo encontra-se em constante mudança e evolução e o setor hoteleiro é uma das áreas onde este impacto é bastante significativo. Pode-se caracterizar atualmente o mercado hoteleiro como dinâmico, diversificado, difícil e perigoso, pois origina novos desafios para as administrações, nomeadamente no que se refere à otimização e novas formas de gerar receita. Desta forma e na procura pela evolução e inovação, surge o Revenue Management como uma ferramenta fulcral na gestão de preços, para assim destacar-se no que refere à competitividade e amadurecer o próprio negócio. Revenue Management evidenciou o seu valor para a expansão das unidades hoteleiras, sendo atualmente uma prática de gestão de preços muito explorada e utilizada a nível mundial. De outro modo, a nível nacional, o seu conceito está atualmente a evoluir e a ser mais aproveitado, pois as suas práticas e vantagens ainda são fatores desconhecidos por parte da população. Esta dissertação tem como objetivo abordar o conceito, analisar as práticas e as respetivas vantagens do Revenue Management, bem como clarificar a forma como esta influenciou as receitas e o crescimento da hotelaria em Portugal. Neste sentido, inicialmente é realizada uma revisão de literatura, onde foram abordados os temas relacionados com o revenue management, o turismo e a hotelaria na cidade do porto. Após tratamento e análise de dados, foram discutidos os resultados e geradas as conclusões, onde estão identificadas algumas limitações do estudo e sugestões de temas para pesquisas futuras. Palavras-chave: Turismo, Gestão Hoteleira, Revenue ManagementThe world is constantly changing and evolving and the hotel industry is one of the areas where this impact is quite significant. Currently, the hotel market can be characterized as dynamic, diversified, difficult, and dangerous, as it brings new challenges for administrations, particularly about optimization and new ways to generate revenue. In the search for evolution and innovation, Revenue Management emerges as a key tool in price management to stand out in terms of competitiveness and to mature the business itself. Revenue Management has proven its value for the expansion of hotel units and is currently a widely explored and used price management practice worldwide. On the other hand, at the national level, its concept is currently evolving and being more exploited,since its practices and advantages are still unknown to part of the population. This dissertation aims to address the concept, analyze the practices and respective advantages of Revenue Management, as well as clarify how it has influenced the revenues and the growth of the hotel industry in Portugal. Initially, a literature review was conducted, where the topics related to revenue management, tourism, and hospitality in the city of Oporto. After data treatment and analysis, the results were discussed and conclusions were generated, where some limitations of the study and suggestions for future research themes are identified. Keywords: Tourism, Hotel Management, Revenue Management2023-11-23T16:53:58Z2022-01-01T00:00:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/14310TID:203388747porRibeiro, Iara Rafaela Lemosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-24T01:31:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/14310Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:36.288376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
title |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
spellingShingle |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio Ribeiro, Iara Rafaela Lemos MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO TURISMO GESTÃO HOTELEIRA MANAGEMENT TOURISM HOTEL MANAGEMENT |
title_short |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
title_full |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
title_fullStr |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
title_full_unstemmed |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
title_sort |
Hotel Moon & Sun Porto: relatório de estágio |
author |
Ribeiro, Iara Rafaela Lemos |
author_facet |
Ribeiro, Iara Rafaela Lemos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Iara Rafaela Lemos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO TURISMO GESTÃO HOTELEIRA MANAGEMENT TOURISM HOTEL MANAGEMENT |
topic |
MESTRADO EM GESTÃO GESTÃO TURISMO GESTÃO HOTELEIRA MANAGEMENT TOURISM HOTEL MANAGEMENT |
description |
O mundo encontra-se em constante mudança e evolução e o setor hoteleiro é uma das áreas onde este impacto é bastante significativo. Pode-se caracterizar atualmente o mercado hoteleiro como dinâmico, diversificado, difícil e perigoso, pois origina novos desafios para as administrações, nomeadamente no que se refere à otimização e novas formas de gerar receita. Desta forma e na procura pela evolução e inovação, surge o Revenue Management como uma ferramenta fulcral na gestão de preços, para assim destacar-se no que refere à competitividade e amadurecer o próprio negócio. Revenue Management evidenciou o seu valor para a expansão das unidades hoteleiras, sendo atualmente uma prática de gestão de preços muito explorada e utilizada a nível mundial. De outro modo, a nível nacional, o seu conceito está atualmente a evoluir e a ser mais aproveitado, pois as suas práticas e vantagens ainda são fatores desconhecidos por parte da população. Esta dissertação tem como objetivo abordar o conceito, analisar as práticas e as respetivas vantagens do Revenue Management, bem como clarificar a forma como esta influenciou as receitas e o crescimento da hotelaria em Portugal. Neste sentido, inicialmente é realizada uma revisão de literatura, onde foram abordados os temas relacionados com o revenue management, o turismo e a hotelaria na cidade do porto. Após tratamento e análise de dados, foram discutidos os resultados e geradas as conclusões, onde estão identificadas algumas limitações do estudo e sugestões de temas para pesquisas futuras. Palavras-chave: Turismo, Gestão Hoteleira, Revenue Management |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-01T00:00:00Z 2022 2023-11-23T16:53:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/14310 TID:203388747 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/14310 |
identifier_str_mv |
TID:203388747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135494376783872 |