A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicac ̧ão a uma organizac ̧ão de cuidados sociais e de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Ana Paula
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Queirós, Ana, Pires, Carlos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/10163
Resumo: Exploramos as relações entre o marketing interno (MI), a satisfac ̧ão no trabalho, o comprometimento organizacional (CO) e o desempenho profissional. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado aos colaboradores de uma organização que presta cuidados sociais e de saúde, no norte de Portugal. Usámos a metodologia de análise de modelos de equações estruturais. O MI influencia positivamente a satisfação com a remuneração no trabalho e o CO. A satisfação tem um impacto positivo no comprometimento. O CO influencia positivamente o desempenho. Não existe relação entre o MI e o desempenho. Verifica-se uma relação negativa entre a satisfação com a remuneração no trabalho e o desempenho profissional.
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