Jogos Cinemáticos: quão influentes técnicas cinemáticas conseguem ser na experiência imersiva do game play em videojogos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11110/2559 |
Resumo: | A cinematografia vem moldando a forma como os videojogos são feitos, de forma a criar um produto com alto poder de imersão na jogabilidade, lembrando filmes. Os jogos cinematográficos até agora proporcionaram experiências muito realistas por meio de diferentes maneiras de usar a câmara. Diversas Técnicas de câmara como simulação de distorção espacial, podem influenciar as ações do jogador e as suas perceções do ambiente digital. Durante a pesquisa feita para esta dissertação, encontramos estudos sobre câmaras que se comportavam de forma dinâmica, de acordo com o que acontecia no jogo. Estes sistemas de câmara possuíam características como alterar dinamicamente a posição da câmara e das luzes, através de movimentações que também atuavam na expressão emocional das cenas apresentadas. Tais características não só facilitavam a interação dos participantes humanos com o mundo digital, mas também reforçavam o conteúdo emocional das cenas. Além destas características, este sistema também dividia as tomadas em elementos e escolhia o melhor ângulo ou o ator em que a câmara deve focar, enriquecendo assim a experiência de jogo. Esta dissertação pretende estudar os impactos que a câmara cinematográfica possui na experiência do jogador, assim como estes impactos podem influenciar em suas emoções e níveis de imersão. Além disto, este estudo aborda técnicas de câmara que são presentes na narrativa visual de ambos os medias, com o objetivo de esclarecer como a cinematografia fílmica pode ser utilizada na câmara de videojogos. Para atingir estes objetivos, foram escolhidos jogos que possuam uma narrativa visual com tendências cinematográficas, submetendo então um grupo de jogadores a partes de seu gameplay e posteriormente ao preenchimento de um questionário. Os dados e suas experiências interativas foram então analisados e comparados, com base em estudos anteriores que também abordam o mesmo assunto. A partir destes resultados, nossas conclusões foram obtidas. Este experimento permitiu-nos perceções mais profundas e uma melhor compreensão de como a câmara cinemática pode influenciar emoções ao longo do videojogo e, consequentemente, criar uma experiencia envolvente. |
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