O estudo do meio como fonte de aprendizagem para o ensino da história: concepções de professores do 1º C.E.B.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Eduarda Maria Gonçalves Ferreira Leite
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7021
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da História.
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spelling O estudo do meio como fonte de aprendizagem para o ensino da história: concepções de professores do 1º C.E.B.93:372.893372.893:93373.3Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino da História.Este estudo qualitativo, de natureza descritiva, pretende conhecer e analisar concepções de professores a leccionar o 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre o contributo do Estudo do Meio para o Ensino da História. Procurando ser uma mais-valia no processo ensino-aprendizagem da História aspira, ao mesmo tempo, ser um espaço de reflexão sobre práticas docentes. Os participantes deste estudo foram quatro professores do 1º ciclo do Ensino Básico, a leccionar o 4º ano de escolaridade em três escolas do Norte de Portugal. A recolha de dados contemplou a aplicação de um Questionário e Entrevistas aos docentes, tendo os instrumentos de recolha sido aferidos nos estudos exploratório e piloto. A análise de dados obedeceu ao método da Grounded Theory, tendo sido ancorada em estudos sobre cognição histórica. Da análise de dados surgiram ideias de professores de 1º Ciclo do Ensino Básico relativamente ao contributo do Estudo do Meio para o Ensino da História. Assim, na Categoria “ACTIVIDADE DOCENTE”, foram tidas em consideração as seguintes subcategorias: “Conteúdos Abordados”, “Metodologias Usadas”, “Sequencialidade no Ensino da História”, “Leccionação de uma temática Histórica” e “Interdisciplinaridade”, sendo que nestas subcategorias os docentes deram importância aos conteúdos programáticos e assumiram como fundamental o cumprimento do programa nacional estabelecido para a área curricular de Estudo do Meio no 4º ano de escolaridade, apresentando propostas metodológicas diversificadas para aplicação na sala de aula. Outros docentes apresentaram concepções metodológicas pouco definidas, exibindo ainda a ideia de que o ensino da História deve apoiar-se na interdisciplinaridade e seguir uma sequencialidade nos sucessivos níveis de ensino. Na Categoria “IDEIAS TÁCITAS” todos os professores consideraram importante o levantamento do conhecimento tácito nos alunos ainda que não propondo abordagens construtivistas. Na Categoria “EMPATIA” os professores valorizaram muito pouco as questões empáticas, tendo direccionado mais as suas respostas para a empatia dos alunos com a pesquisa e a sua importância na compreensão e gosto pelo estudo da História. Na Categoria “COMPETÊNCIAS” os professores definiram o aluno historicamente competente e evidenciaram não dominar a lógica organizativa do ensino básico, denotando pouco conhecimento sobre a realidade dos outros níveis de ensino (2º e 3º Ciclos).This qualitative study of a descriptive nature aims to know and analyse conceptions of primary school teachers working with 4th graders about the “Environment Studies” contribution to History Teaching. It is expected to promote better History teaching/learning processes, and, simultaneously, to make teachers reconsider about teaching methods. Four primary school teachers working with 4th grade pupils at three different schools in the North of Portugal participated in this study. The data were collected by means of a questionnaire and interviews applied to the teachers, having those instruments been refined during the exploratory and pilot studies. The Grounded Theory method was used to analyse the data, based on the studies in the field of historical cognition. From the data analysis, some patterns of primary school teachers' ideas about the “Environment Studies” contribution to History Teaching came out. Thus, under the “Teaching Activity” category the following sub-categories were taken into consideration: "Content units taught”, “Methodology”, “Sequential approach in History Teaching”, “Teaching of a historical issue” and “Interdisciplinary approach”. In these subcategories teachers gave relevance to the prescribed course units and considered fundamental the focus on the national curriculum programme defined for the “Environment Studies” in the fourth grade. By this way, various methodological suggestions were presented to be used in the classroom. However, other teachers proposed undefined methods, giving the idea that History teaching must be supported by a transdisciplinary approach and follow a sequential logic across the various schooling levels. In the category “Tacit Ideas” all the teachers considered the exploration of pupil’s tacit knowledge of utmost importance, although proposing no constructivist approach. In the category “Historical Empathy” teachers didn’t give much value to issues related to history. They redirected their answers to pupil’s empathy with inquiry and its role to Historical understanding and motivation. In the category “Competences” teachers defined what they meant by pupil’s historical ability. It was evident a misunderstanding of the organisational logic of the basic schooling, showing a reduced knowledge about the whole school system, especially on the second and the third "cycle" levels.Magalhães, OlgaUniversidade do MinhoFaria, Eduarda Maria Gonçalves Ferreira Leite2007-03-302007-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7021porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:50:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:49:12.192255Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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