Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Maria Olinda Pereira
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7522
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação Supervisão Pedagógica em Ensino da História
id RCAP_4cfe99f9825888a4687415212bb12ef9
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7522
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico93:372.893372.893:93Dissertação de Mestrado em Educação Supervisão Pedagógica em Ensino da HistóriaEste estudo, de natureza descritiva e numa linha essencialmente qualitativa, explora as ideias tácitas de professores e seus alunos acerca da significância da História da Antiguidade. Neste contexto, a abordagem do conceito de significância histórica, que desempenha um papel fundamental na estruturação e inteligibilidade do conhecimento histórico é, a nível elaborado, contextualizada, variável e multiperpectivada, porque se realiza em vários planos. O estudo empírico procurou responder às seguintes questões de investigação: que significância atribuem professores e alunos a conceitos e eventos da História da Antiguidade?; que associações existem entre as concepções apresentadas por professores e por alunos, no âmbito da significância histórica?; há alguma relação entre os níveis de aproveitamento dos alunos e as suas ideias sobre significância histórica?; o sexo, a idade e a pertença a uma escola constituirão variáveis moderadoras da atribuição de significância histórica pelos alunos? Foi seleccionada uma amostra constituída por 7 professores que leccionaram o 3º ciclo do ensino básico e 9 alunos de cada professor, no total de 63 alunos, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos de idade, de 6 escolas do distrito ( 2 urbanas e 5 de subúrbios). Os dados foram recolhidos em duas fases (um Estudo Piloto que envolveu 3 professores e 27 dos seus alunos e um Estudo Principal com 4 professores e 36 dos seus alunos) através de um questionário designado por Ficha Técnica e uma entrevista, individual, cujo guião era apoiado por um conjunto de cartões sobre diversos povos da Antiguidade. A análise dos dados, sobretudo de acordo com a Grounded Theory foi teoricamente escorada nos modos explicativos e peso factorial de Barca (2000), no modelo sobre significância proposto por Cercadillo (2000) e nos critérios de significância definidos por Partington (1980). Da análise essencialmente qualitativa, mas com tratamento estatístico posterior, emergiram cinco perfis de significância: A, Ausência de significância histórica; B, Significância única e intrínseca; C, Significância contextual fixa, com uma ou duas atribuições; D, Significância contextual, fixa, com várias atribuições; E, Significância contextual, variável, com uma ou várias atribuições. Os resultados revelaram que: 1) as concepções de significância histórica dos professores situam-se nos perfis C, D e E enquanto que os alunos evidenciam concepções que vão desde o perfil A ao E; 2) parece haver indícios de que, se há casos em que se pode falar em associação entre as concepções de significância dos professores e dos seus alunos, há outros em que tal associação não é visível ou em que os alunos exprimem níveis de ideias com maior elaboração do que as dos seus professores; 3) o nível de aproveitamento e também o sexo e a idade não parecem ter uma influência directa sobre as concepções de significância histórica dos alunos; 4) contudo, a escola de pertença parece ter tido peso no tipo de concepções de significância histórica que os alunos expressaram.The present study, with a descriptive, essentially qualitative nature, investigates the tacit ideas of teachers and students about the significance of Ancient History. In this context, the approach to the concept of historical significance which plays a crucial role in the construction and intelligibility of the historical knowledge, at an elaborate level is seen as contextualized, variant and as it is fulfilled at several layers. The empirical study aimed at exploring the following research questions: what significance is given to concepts and events of Ancient History by teachers and students? what association does exist between the ideas presented by teachers and their pupils, in the scope of historical significance? Is it possible to consider a relation between students achievement and historical significance ideas? Might the sex, age and school be considered moderator variables of the historical significance attributed by students? Data were collected in two phases (a Pilot Study involving 3 teachers and 27 pupils and a Main Study with 4 teachers and 36 students) through an individual questionnaire and an interview whose guidelines were supported by a set of cards on several ancient peoples. The analysis of data was made according to the Grounded Theory method and it was theoretically framed by the explanatory modes and factorial weight of Barca (2000), the model on historical significance proposed by Cercadillo (2000) and the historical significance criteria defined by Partington (1980). From the qualitative, but also a posteriori statistical analysis, five significance profiles emerged: A, absence of historical significance; B, single, intrinsic significance; C, fixed, contextual significance, with one or two attributions; D, contextual, fixed significance, with some attributions; E, contextual, variable significance, with one or more attributions. The results revealed that, 1) teachers’ ideas of historical significance point out to C, D and E profiles while the students show ideas from A to E profiles; 2) there is evidence that in some cases we might speak of association between the teachers and their pupils’ ideas of significance, but there are also cases where such association is not apparent and, in a few cases, the students express ideas of significance more sophisticated than those of their teachers; 3) students’ achievement level, sex and age do not seem to have a direct influence on historical significance attribution; 4) but the school they are attending seems to play a role in the type of ideas of historical significance expressed by students.Barca, IsabelUniversidade do MinhoAlves, Maria Olinda Pereira2007-07-182007-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:26:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7522Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:34.991876Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
spellingShingle Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
Alves, Maria Olinda Pereira
93:372.893
372.893:93
title_short Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_full Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_fullStr Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
title_sort Concepções de professores e alunos sobre significância histórica : um estudo no 3.º ciclo do ensino básico
author Alves, Maria Olinda Pereira
author_facet Alves, Maria Olinda Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barca, Isabel
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Maria Olinda Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv 93:372.893
372.893:93
topic 93:372.893
372.893:93
description Dissertação de Mestrado em Educação Supervisão Pedagógica em Ensino da História
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-07-18
2007-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7522
url http://hdl.handle.net/1822/7522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132669509894144