O Plano de negócios: criação de uma empresa prestadora de serviços de lavandaria self-service no município de Belas, Luanda - Angola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20901 |
Resumo: | Tendo em conta a crise económica e financeira atual de Angola, o empreendedorismo torna-se numa oportunidade crucial para se ultrapassar esta fase e ajudar no desenvolvimento do país. Neste sentido o presente trabalho tem como tema: O Plano de negócios- criação de uma empresa prestadora de serviços de lavandaria self-service no município de Belas, Luanda – Angola. O plano de negócios é um documento orientador do projeto que descreve a estratégia do negócio e o financiamento necessário para o implementar (Carvalho et al., 2014). Tem como objetivo geral: analisar a viabilidade económico-financeira da criação de uma empresa prestadora de serviços de lavandaria self-service no município de Belas, Luanda-Angola. E como objetivos específicos os seguintes: (1) Identificar as reais necessidades existentes no município de Belas através do método de recolha de dado (realização de entrevistas e análise dos resultados) para criação de serviços de acordo com as necessidades; (2) Estudar o mercado existente e adequar o serviço ao público alvo de modo a conceber uma estratégia que ao alocar os diferentes recursos (capital financeiro, capital humano e outros) permita que a empresa atinja os seus objetivos, tendo presente o controlo dos diversos riscos; (3) Calcular o investimento necessário para a criação da empresa. A metodologia de investigação utilizada foi do tipo qualitativo (projeto aplicado), o método de recolha de dados foi a entrevista semiestruturadas a diferentes grupos de enqueridos (empreendedores, instituições financeiras, lavandaria, potencias clientes empresariais, potenciais clientes individuais). As principais conclusões do estudo focaram-se nos resultados da viabilidade económico-financeiro do plano de negócios construído, que consistiu no seguinte: através da análise dos distintos indicadores financeiros constatou-se que o projeto é viável. No balanço verifica-se que o projeto tem equilíbrio financeiro, pois os capitais de medio/longo prazo são suficientes para financiar as aplicações do ativo. Ao longo dos seis anos, prevê-se um resultado líquido de período positivo, em 2023 será no valor de 57.803,00€. O valor a investir para a fase inicial do negócio é 22.000,00€ e o volume de negócio que se espera conseguir no primeiro ano é 93.312,00€, o VAL do projeto é de 196.705 e a rentabilidade (TIR) de 120,06%, o retorno do investimento (pay back) está previsto no primeiro ano após o início da atividade. |
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O Plano de negócios: criação de uma empresa prestadora de serviços de lavandaria self-service no município de Belas, Luanda - AngolaEmpreendedorismoPlano de negóciosLavandaria self-serviceEntrepreneurshipBusiness planSelf-service laundryTendo em conta a crise económica e financeira atual de Angola, o empreendedorismo torna-se numa oportunidade crucial para se ultrapassar esta fase e ajudar no desenvolvimento do país. Neste sentido o presente trabalho tem como tema: O Plano de negócios- criação de uma empresa prestadora de serviços de lavandaria self-service no município de Belas, Luanda – Angola. O plano de negócios é um documento orientador do projeto que descreve a estratégia do negócio e o financiamento necessário para o implementar (Carvalho et al., 2014). Tem como objetivo geral: analisar a viabilidade económico-financeira da criação de uma empresa prestadora de serviços de lavandaria self-service no município de Belas, Luanda-Angola. E como objetivos específicos os seguintes: (1) Identificar as reais necessidades existentes no município de Belas através do método de recolha de dado (realização de entrevistas e análise dos resultados) para criação de serviços de acordo com as necessidades; (2) Estudar o mercado existente e adequar o serviço ao público alvo de modo a conceber uma estratégia que ao alocar os diferentes recursos (capital financeiro, capital humano e outros) permita que a empresa atinja os seus objetivos, tendo presente o controlo dos diversos riscos; (3) Calcular o investimento necessário para a criação da empresa. A metodologia de investigação utilizada foi do tipo qualitativo (projeto aplicado), o método de recolha de dados foi a entrevista semiestruturadas a diferentes grupos de enqueridos (empreendedores, instituições financeiras, lavandaria, potencias clientes empresariais, potenciais clientes individuais). As principais conclusões do estudo focaram-se nos resultados da viabilidade económico-financeiro do plano de negócios construído, que consistiu no seguinte: através da análise dos distintos indicadores financeiros constatou-se que o projeto é viável. No balanço verifica-se que o projeto tem equilíbrio financeiro, pois os capitais de medio/longo prazo são suficientes para financiar as aplicações do ativo. Ao longo dos seis anos, prevê-se um resultado líquido de período positivo, em 2023 será no valor de 57.803,00€. O valor a investir para a fase inicial do negócio é 22.000,00€ e o volume de negócio que se espera conseguir no primeiro ano é 93.312,00€, o VAL do projeto é de 196.705 e a rentabilidade (TIR) de 120,06%, o retorno do investimento (pay back) está previsto no primeiro ano após o início da atividade.Given the current economic and financial crisis in Angola, entrepreneurship becomes a crucial opportunity to overcome this phase and help in the country's development. In this sense, the present work has as its theme: The Business Plan - creation of a company providing self-service laundry services in the municipality of Belas, Luanda - Angola. The business plan is a guiding document of the project that describes the business strategy and the financing needed to implement it (Carvalho et al., 2014). Its main objective is to analyze the economic and financial viability of the creation of a company providing self-service laundry services in the municipality of Belas, Luanda-Angola. The specific objectives are as follows: (1) To identify the real needs existing in the municipality of Belas through the method of data collection (conducting interviews and analyzing the results) to create services according to the needs; (2) To study the existing market and adapt the service to the target public in order to devise a strategy that, in allocating the different resources (financial capital, human capital and others) allows the company to achieve its objectives, keeping in mind the control of the various scratchs; (3) Calculate the investment needed to create the company. The research methodology used was qualitative (project applied), the method of data collection was the semi-structured interview to different groups of respondents (entrepreneurs, financial institutions, laundry, potential business customers, potential individual customers). The main conclusions of the study focused on the results of the economic-financial feasibility of the business plan, which consisted of the following: through the analysis of the different financial indicators, it was verified that the project is viable. The balance sheet shows that the project has financial equilibrium, since the medium / long-term capital is sufficient to finance the asset's investments. Over the six years, a net result of a positive period is predicted, in 2023 it will be worth 57.803.00€. The amount to invest for the initial phase of the business is 22,000.00€ and the expected business volume in the first year is 93,312.00€, the project VAL is 196.705 and the profitability (TIR) of 120.06%, The payback is expected in the first year after the start of the activity.Bucha, AgostinhoRepositório ComumMateus, Gracieth de Sousa2022-12-01T01:30:19Z2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20901TID:201817110porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:53:18Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20901Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:09:12.475707Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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