Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Luís Manuel Hipólito
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/17499
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_43f51a02c1485a92da8f6c7450027d86
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/17499
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic BubblesPlano de NegóciosExpansãoLavandaria Self-ServiceBusiness PlanExpansionSelf-Service LaundryMestrado em Ciências EmpresariaisEste trabalho final de mestrado consiste no desenvolvimento de um plano de negócios para estudar a viabilidade expansão de uma empresa já existente do setor da lavandaria e tinturaria, concretamente uma lavandaria Self-service, para uma localidade diferente dentro do mesmo concelho de Almada. De acordo com Bird e Jelinek (1988), ambientes dinâmicos provocam falhas e incerteza na obtenção de informação, assim a capacidade de desenvolver planos de negócio fiáveis poderá ser questionável. Deste modo, este trabalho propõe que a realização de um plano de negócios neste setor deverá ser desenvolvido com base numa estratégia empresarial que vise em primeiro lugar garantir a viabilidade da empresa preparando a empresa para uma segunda fase de inovação estratégica onde se espera um ambiente concorrencial intenso de acordo com Reeves et al. (2015). A expansão da empresa terá lugar através da implementação de uma nova loja na Charneca de Caparica, através de um inovador serviço de lavagem, desenhado pela própria empresa, um eficiente serviço de secagem e um serviço extra de engomadaria, visando num futuro próximo oferecer uma série de inovações tecnológicas e de serviços. A metodologia selecionada para elaborar o plano de negócios foi a de Harvard (2007). Foram utilizadas informações baseadas nas envolventes contextuais e concorrenciais externas, networking, análise de concorrência e recolha de dados primários, mediante a realização de um questionário e dados secundários essenciais para a elaboração do plano de negócios. Plano financeiro desenvolvido para analisar a viabilidade do projeto obteve resultados positivos denotando que o projeto é viável.This final master's work consists of the development of a business plan to study the feasibility of expanding an existing company in the laundry and dry sector, namely a self-service laundry, to a different location within the same municipality of Almada. According to Bird and Jelinek (1988), dynamic environments cause failures and uncertainty in obtaining information, so the ability to develop reliable business plans may be questionable. Thus, this work proposes that the execution of a business plan in this sector should be developed based on a business strategy that aims first to ensure the company's viability by preparing the company for a second phase of strategic innovation where an highly competitive environment is expected according to Reeves et al. (2015). The expansion of the company will take place through the implementation of a new store in Charneca de Caparica, through an innovative washing service, designed by the company itself, an efficient drying service and an extra ironing service, aiming in the near future to offer a series of technological and service innovations. The methodology selected to make the business plan was the Harvard (2007) methodology. Information used was based on external contextual and competitive surrounding, networking, competitors analysis and on primary data collection, by conducting a questionnaire, and secondary data essential to the preparation of the business plan. Financial plan developed to analyze the viability of the project obtained positive results denoting that the project is feasible.Instituto Superior de Economia e GestãoMatos, Pedro VergaLopes, José DiasRepositório da Universidade de LisboaBrito, Luís Manuel Hipólito2019-09-06T00:30:14Z2018-102018-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/17499porBrito, Luís Manuel Hipólito (2018). "Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:47:09Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/17499Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:02:41.832425Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
title Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
spellingShingle Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
Brito, Luís Manuel Hipólito
Plano de Negócios
Expansão
Lavandaria Self-Service
Business Plan
Expansion
Self-Service Laundry
title_short Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
title_full Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
title_fullStr Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
title_full_unstemmed Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
title_sort Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles
author Brito, Luís Manuel Hipólito
author_facet Brito, Luís Manuel Hipólito
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Pedro Verga
Lopes, José Dias
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Luís Manuel Hipólito
dc.subject.por.fl_str_mv Plano de Negócios
Expansão
Lavandaria Self-Service
Business Plan
Expansion
Self-Service Laundry
topic Plano de Negócios
Expansão
Lavandaria Self-Service
Business Plan
Expansion
Self-Service Laundry
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-10
2018-10-01T00:00:00Z
2019-09-06T00:30:14Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/17499
url http://hdl.handle.net/10400.5/17499
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Brito, Luís Manuel Hipólito (2018). "Plano de negócios para a expansão da lavandaria Magic Bubbles". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131116446154752