Plano de negócios para uma lavandaria self-service
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/24858 |
Resumo: | O presente trabalho visa apresentar um Plano de Negócio para a criação de uma lavandaria self-service, em São Tomé e Príncipe. Esta atividade oferece uma alternativa às donas de casa, colocando à sua disposição máquinas de elevada qualidade no domínio de lavagem e tratamento de roupas, e ao mesmo tempo, facilitar a vida dos santomenses contribuindo assim no reforço do processo de higiene da população. No plano teórico são apresentadas as noções que servirão de suporte ao desenvolvimento do plano de negócios onde são revisados conceitos relativos ao empreendedorismo, análise das envolventes empresariais (SWOT, PEST, 5 forças de Porter), estrutura do plano de negócios, planeamento de marketing, recursos humanos e planeamento financeiro. Estes conceitos teóricos, são posteriormente aplicados ao caso em estudo permitindo a elaboração do Plano de Negócios. A criação de uma lavandaria self-service, com um investimento de €51.250,00 apresenta viabilidade suficiente no que respeita indicadores analisados com um Valor Atual Líquido de €23.965,00 e uma Taxa Interna de Rendibilidade de 39,8%; Business Plan for a self-service laundry Abstract: The present work aims to present a Business Plan for the creation of a Company, linked to a self-service laundry, in São Tomé and Príncipe, offering an alternative to housewives' to provide high-quality services in the field of washing and treating clothing (work clothes and clothing, at home, etc.), and at the same time make life easier for the people of Santo means, thus contributing to the strengthening of the hygiene process of the population. At the theoretical level, the notions will be presented to support the development of the business plan, where concepts related to entrepreneurship, business environment analysis (SWOT, PEST, Porter’s five forces), business plan structure, marketing planning, human resources and financial planning. The creation of a self-service laundry, with an investment of € 51,250.00 presents sufficient viability with respect to indicators analyzed with a Net Present Value of € 23,965.00) and an internal profitability rate of 39.8%. |
id |
RCAP_2eb65f3301375a92d025683e29b4e81f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/24858 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de negócios para uma lavandaria self-servicePlano de negóciosAvaliação Económico Financeira de Lavandarias self-serviceAvaliação de investimentosbusiness planFinancial and economic evaluation of self-service laundriesEvaluation of investmentsO presente trabalho visa apresentar um Plano de Negócio para a criação de uma lavandaria self-service, em São Tomé e Príncipe. Esta atividade oferece uma alternativa às donas de casa, colocando à sua disposição máquinas de elevada qualidade no domínio de lavagem e tratamento de roupas, e ao mesmo tempo, facilitar a vida dos santomenses contribuindo assim no reforço do processo de higiene da população. No plano teórico são apresentadas as noções que servirão de suporte ao desenvolvimento do plano de negócios onde são revisados conceitos relativos ao empreendedorismo, análise das envolventes empresariais (SWOT, PEST, 5 forças de Porter), estrutura do plano de negócios, planeamento de marketing, recursos humanos e planeamento financeiro. Estes conceitos teóricos, são posteriormente aplicados ao caso em estudo permitindo a elaboração do Plano de Negócios. A criação de uma lavandaria self-service, com um investimento de €51.250,00 apresenta viabilidade suficiente no que respeita indicadores analisados com um Valor Atual Líquido de €23.965,00 e uma Taxa Interna de Rendibilidade de 39,8%; Business Plan for a self-service laundry Abstract: The present work aims to present a Business Plan for the creation of a Company, linked to a self-service laundry, in São Tomé and Príncipe, offering an alternative to housewives' to provide high-quality services in the field of washing and treating clothing (work clothes and clothing, at home, etc.), and at the same time make life easier for the people of Santo means, thus contributing to the strengthening of the hygiene process of the population. At the theoretical level, the notions will be presented to support the development of the business plan, where concepts related to entrepreneurship, business environment analysis (SWOT, PEST, Porter’s five forces), business plan structure, marketing planning, human resources and financial planning. The creation of a self-service laundry, with an investment of € 51,250.00 presents sufficient viability with respect to indicators analyzed with a Net Present Value of € 23,965.00) and an internal profitability rate of 39.8%.Universidade de Évora2019-02-26T10:44:53Z2019-02-262019-01-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24858http://hdl.handle.net/10174/24858TID:202177599porDepartamento de GestãoCelsaaragaf4@hotmail.com256Fonseca, Celsa dos Santos Aragão da Cruzinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:18:39Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24858Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:15:36.148056Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
title |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
spellingShingle |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service Fonseca, Celsa dos Santos Aragão da Cruz Plano de negócios Avaliação Económico Financeira de Lavandarias self-service Avaliação de investimentos business plan Financial and economic evaluation of self-service laundries Evaluation of investments |
title_short |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
title_full |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
title_fullStr |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
title_full_unstemmed |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
title_sort |
Plano de negócios para uma lavandaria self-service |
author |
Fonseca, Celsa dos Santos Aragão da Cruz |
author_facet |
Fonseca, Celsa dos Santos Aragão da Cruz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Celsa dos Santos Aragão da Cruz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Plano de negócios Avaliação Económico Financeira de Lavandarias self-service Avaliação de investimentos business plan Financial and economic evaluation of self-service laundries Evaluation of investments |
topic |
Plano de negócios Avaliação Económico Financeira de Lavandarias self-service Avaliação de investimentos business plan Financial and economic evaluation of self-service laundries Evaluation of investments |
description |
O presente trabalho visa apresentar um Plano de Negócio para a criação de uma lavandaria self-service, em São Tomé e Príncipe. Esta atividade oferece uma alternativa às donas de casa, colocando à sua disposição máquinas de elevada qualidade no domínio de lavagem e tratamento de roupas, e ao mesmo tempo, facilitar a vida dos santomenses contribuindo assim no reforço do processo de higiene da população. No plano teórico são apresentadas as noções que servirão de suporte ao desenvolvimento do plano de negócios onde são revisados conceitos relativos ao empreendedorismo, análise das envolventes empresariais (SWOT, PEST, 5 forças de Porter), estrutura do plano de negócios, planeamento de marketing, recursos humanos e planeamento financeiro. Estes conceitos teóricos, são posteriormente aplicados ao caso em estudo permitindo a elaboração do Plano de Negócios. A criação de uma lavandaria self-service, com um investimento de €51.250,00 apresenta viabilidade suficiente no que respeita indicadores analisados com um Valor Atual Líquido de €23.965,00 e uma Taxa Interna de Rendibilidade de 39,8%; Business Plan for a self-service laundry Abstract: The present work aims to present a Business Plan for the creation of a Company, linked to a self-service laundry, in São Tomé and Príncipe, offering an alternative to housewives' to provide high-quality services in the field of washing and treating clothing (work clothes and clothing, at home, etc.), and at the same time make life easier for the people of Santo means, thus contributing to the strengthening of the hygiene process of the population. At the theoretical level, the notions will be presented to support the development of the business plan, where concepts related to entrepreneurship, business environment analysis (SWOT, PEST, Porter’s five forces), business plan structure, marketing planning, human resources and financial planning. The creation of a self-service laundry, with an investment of € 51,250.00 presents sufficient viability with respect to indicators analyzed with a Net Present Value of € 23,965.00) and an internal profitability rate of 39.8%. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-02-26T10:44:53Z 2019-02-26 2019-01-16T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/24858 http://hdl.handle.net/10174/24858 TID:202177599 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/24858 |
identifier_str_mv |
TID:202177599 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Gestão Celsaaragaf4@hotmail.com 256 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136638352228352 |