Repensar o lugar da Formação Musical no Ensino Artístico Especializado de Música em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Nuno Miguel Machado
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/9134
Resumo: Este trabalho pretende constituir uma reflexão latitudinal e percuciente sobre o estado atual do ensino artístico especializado de música em Portugal, mormente sobre o caso particular da disciplina de Formação Musical. Assim, o presente relatório expõe três planos de análise e desenvolvimento, assentes numa estrutura de relação macromicro, à luz de uma linha de raciocínio holístico. O primeiro plano apresenta uma visão sobre o ensino da música em Portugal, atendendo sobretudo à reforma efetuada em 2012, que estabeleceu novos princípios orientadores dos cursos básico e secundário de música. Na continuidade desta análise escalpelizadora e sorvendo a experiência obtida no estágio realizado no Conservatório de Música do Porto, seguir-se-á uma reflexão aprofundada sobre a prática pedagógica. Por fim, articulando os planos anteriormente referidos e servindo-nos de uma abordagem qualitativa, é apresentado um projeto de investigação, constituído por entrevistas realizadas a professores de Formação Musical dos Conservatórios de Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa e Porto, que nos conduz ao objetivo primordial deste trabalho: repensar o lugar da Formação Musical no ensino artístico especializado de música em Portugal e potenciar um pensamento e debate ecfrático em torno desta questão
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