O lugar da composição musical no ensino artístico especializado da música em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/75940 |
Resumo: | A disciplina de Composição e o Curso de Composição assumem um papel importante no currículo do ensino artístico especializado da música, em Portugal, que se manifesta desde a criação do Conservatório de Lisboa, ligado à Casa Pia (1835), até aos dias de hoje. Este artigo descreve um capítulo do doutoramento em Educação Artística – Educação Musical do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança da Universidade do Minho e tem como objetivo principal fazer um estudo da evolução histórica do Curso de Composição e respetivas disciplinas análogas, no âmbito do ensino artístico especializado da música, através de uma análise cronológica das diferentes reformas curriculares ocorridas desde a fundação do Conservatório de Lisboa, até à última reforma ocorrida com o Decreto-Lei nº 310/83, de 1 de julho, e a subsequente reestruturação que se mantém até aos dias de hoje. Como objetivo específico, pretende-se situar o atual estado da arte em que a disciplina de Composição e o Curso de Composição se encontram nas escolas de ensino artístico especializado da música em Portugal. A metodologia adotada privilegiou a análise de conteúdo da legislação publicada para o ensino da música, bem como outra documentação considerada pertinente para fundamentar o trabalho. |
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O lugar da composição musical no ensino artístico especializado da música em PortugalThe place of musical composition in the specialized artistic teaching of music in PortugalEl lugar de la composición musical en las enseñanzas artísticas especializadas de música en PortugalComposição musicalEvolução históricaEnsino artístico especializado da músicaReformas curricularesMusical compositionHistorical evolutionSpecialized artistic teaching of musicCurricular reformsComposición musicalEvolución históricaEnseñanza artística especializada de la músicaReformas curricularesHumanidades::ArtesEducação de qualidadeA disciplina de Composição e o Curso de Composição assumem um papel importante no currículo do ensino artístico especializado da música, em Portugal, que se manifesta desde a criação do Conservatório de Lisboa, ligado à Casa Pia (1835), até aos dias de hoje. Este artigo descreve um capítulo do doutoramento em Educação Artística – Educação Musical do Programa de Doutoramento em Estudos da Criança da Universidade do Minho e tem como objetivo principal fazer um estudo da evolução histórica do Curso de Composição e respetivas disciplinas análogas, no âmbito do ensino artístico especializado da música, através de uma análise cronológica das diferentes reformas curriculares ocorridas desde a fundação do Conservatório de Lisboa, até à última reforma ocorrida com o Decreto-Lei nº 310/83, de 1 de julho, e a subsequente reestruturação que se mantém até aos dias de hoje. Como objetivo específico, pretende-se situar o atual estado da arte em que a disciplina de Composição e o Curso de Composição se encontram nas escolas de ensino artístico especializado da música em Portugal. A metodologia adotada privilegiou a análise de conteúdo da legislação publicada para o ensino da música, bem como outra documentação considerada pertinente para fundamentar o trabalho.The Composition discipline and the Composition Course assume an important role in the curriculum of the specialized artistic teaching of music, in Portugal, which manifests itself since the creation of the Lisbon Conservatory, linked to Casa Pia (1835), until today. This article describes a chapter of the PhD in Artistic Education - Music Education of the PhD Program in Child Studies of the University of Minho and has as main objective to make a study of the historical evolution of the Composition Course and its analogous disciplines, within the specialized artistic teaching of music, through a chronological analysis of the different curricular reforms occurred since the foundation of the Conservatory of Lisbon, until the last reform occurred with the Decree-Law No. 310/83, of July 1, and the subsequent restructuring that remains to this day. As a specific objective, it is intended to situate the current state of the art in which the Composition discipline and the Composition Course are found in the specialized music schools in Portugal. The methodology adopted has privileged the analysis of the content of the legislation published for the teaching of music, as well as other documentation considered pertinent to substantiate the work.La disciplina de Composición y el Curso de Composición asumen un papel importante en el currículo de la enseñanza artística especializada de la música, en Portugal, que se manifiesta desde la creación del Conservatorio de Lisboa, vinculado a la Casa Pia (1835), hasta la actualidad. Este artículo describe un capítulo de la tesis doctoral en Educación Artística - Educación Musical del Programa de Doctorado en Estudios del Niño de la Universidad de Minho y tiene como objetivo principal hacer un estudio de la evolución histórica del Curso de Composición y de las respectivas disciplinas análogas, en el contexto de las enseñanzas artísticas especializadas en música, a través de un análisis cronológico de las diferentes reformas curriculares que se han producido desde la fundación del Conservatorio deLisboa, hasta la última reforma ocurrida con el Decreto-Ley nº 310/83, de 1 de julio, y la posterior reestructuración que continúa hasta nuestros días. Como objetivo específico, se pretende situar el estado actual en el que se encuentra la disciplina de Composición y el Curso de Composición en las escuelas de enseñanza artística especializada de música en Portugal. La metodología adoptada privilegió el análisis de contenido de la legislación publicada para la enseñanza de la música, así como otra documentación que se consideró pertinente para fundamentar el trabajo.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.CDRR EditorsUniversidade do MinhoMoura, José Augusto Neves deRibeiro, António José Pacheco2022-012022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/75940porMoura, J. A. N. de ., & Ribeiro, A. J. P. . (2022). O lugar da composição musical no ensino artístico especializado da música em Portugal. Research, Society and Development, 11(2), e16011225531. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.255312525-340910.33448/rsd-v11i2.25531e16011225531https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/25531info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:58:24Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/75940Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:48:06.905840Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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