Crianças numa escola a tempo inteiro: prémio ou pena?: um estudo de caso comparativo entre um agrupamento rural e um agrupamento urbano

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Cidália Fernanda dos Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/23694
Resumo: Dissertação de mestrado em Sociologia da Infância
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spelling Crianças numa escola a tempo inteiro: prémio ou pena?: um estudo de caso comparativo entre um agrupamento rural e um agrupamento urbano37.015.4Dissertação de mestrado em Sociologia da InfânciaA Escola a Tempo Inteiro (ETI) no 1º Ciclo do Ensino Básico é um programa do Governo que começou a ser implementado no ano letivo 2006/2007. Com ele surgiram as Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que vieram complementar o horário dos alunos para que a escola funcionasse das nove às dezassete horas e trinta, sendo pensadas para ocupar as crianças depois do horário letivo e com um caráter eminentemente lúdico. Este trabalho de investigação pretende caracterizar a forma como este programa é visto sob o ponto de vista de crianças que frequentam o 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (1º CEB). Para tal sustentamos teoricamente, a partir da sociologia da Infância, a ideia de que as crianças são competentes para exprimirem os seus mundos de vida e mobilizamos, ainda, os contributos teóricos da sociologia da educação para enquadrar o tema em análise no âmbito das políticas educativas. O nosso trabalho empírico, apoiando-se num estudo de caso comparativo entre um agrupamento rural e um agrupamento urbano, com 276 alunos do 4º ano do 1º CEB, interpreta e analisa a opinião das crianças que participaram na pesquisa, a propósito deste programa. Dessa análise decorrem reflexões acerca da escola vivida e da escola desejada, caraterização das AEC, AEC desejadas e ainda o tempo das crianças. As conclusões desta investigação remetem-nos para a ideia de que as crianças gostam da escola que frequentam, apesar de admitirem algumas alterações. Apreciam as AEC promovidas pelas suas escolas, no entanto escolheriam outras se lhes dessem essa oportunidade. Aprovam as AEC, contudo alguns ocupariam o seu tempo livre com atividades distintas se não existisse a Escola a Tempo Inteiro. Reconhecem, no fundo, que a Escola a Tempo Inteiro limita o seu tempo para conviver mais com a família e fazer atividades que lhes deem mais prazer.The Full Time School (FTE) in the 1st Cycle of Basic Education is a Government program which began to be implemented in the academic year 2006/2007. With it came the Curricular Enrichment Activities (AEC), which complement the student’s timetable at the school so that they are busy, within the school, from nine to seventeen hours and thirty minutes. The AEC were designed to entertain and to occupy children after school hours. This research aims to characterize how this program is seen from the point of view of the children attending the 4th year of the 1st Cycle of Basic Education (1st CEB). In this work we propose the idea that children are competent to express their life worlds. This proposal is theoretically sustained in the sociology of childhood. Moreover, we use the theoretical contributions of sociology of education to frame the present work as part of the educational politics. Our empirical work, relying on a case study that compares a rural school grouping with an urban school grouping, with 276 students at the 4th year of 1st CEB, interprets and analyzes the views of children who participated in the survey about the AEC program. From the analysis of the children answers we derive reflections about the school experienced and the school desired by the children. We also characterize the AEC, the desired AEC and the use of children’s time. The findings of this research lead us to the idea that children enjoy attending their school, despite admitting some changes. They like the AEC sponsored by their schools, however they would like to have the possibility to choose other AEC. They approve the AEC, but some children would occupy their free time with different activities in the absence of the Full Time School. They recognize that the Full Time School limits their time to socialize more with their family and to do other more pleasurable activities.Fernandes, NatáliaUniversidade do MinhoTavares, Cidália Fernanda dos Santos20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/23694porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:41:43Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23694Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:38:46.354599Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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