A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Faria, Maria Rosa Martins de
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/19107
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Politicas Educativas)
id RCAP_35ff41766a79750af3fcc40a4f5f13a6
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19107
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública37637.015.4Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Politicas Educativas)O presente estudo tem como tema central as dificuldades de aprendizagem dos alunos no contexto específico dos Apoios Educativos no 1º Ciclo do Ensino Básico. Como objectivos gerais pretende-se caracterizar sociologicamente os percursos sociais e educativos dos alunos com dificuldades de aprendizagem, identificar os factores intervenientes no processo de desenvolvimento das dificuldades de aprendizagem dos alunos e compreender a relação entre o capital social e cultural dos pais e o grau de incidência nas dificuldades de aprendizagem dos alunos. Do ponto de vista teórico, a nossa abordagem privilegiou a análise dos sentidos evolutivos das politicas educativas em Portugal, sobretudo no que se refere escola pública, a caracterização do modelo organizativo das escolas, o debate em torno da escola para todos, associada à promoção de pedagogias diferenciadas com vista ao sucesso educativo dos alunos e à qualidade do sistema de ensino. Discutiu-se ainda a complexa relação entre capital cultural e desigualdades escolares, designadamente a influência que o capital cultural e social pode exercer sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos com apoio educativo. Do ponto de vista metodológico, o presente trabalho baseou-se num Estudo de Caso, com recurso às técnicas do inquérito por questionário, observação não participante e análise documental. De forma mais operativa, a nossa pesquisa procurou entender de que forma os Apoios Educativos combatem as dificuldades de aprendizagem e de que modo o capital social e cultural da família, afecta, ou não, os alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados revelam, em termos gerais, uma relação (de causalidade) entre o capital cultural das famílias e as dificuldades de aprendizagem dos alunos, mas igualmente, ao nível das práticas educativas, a necessidade de uma profunda alteração das estratégias e metodologias de ensino-aprendizagem desenvolvidas pelos professores de forma a garantir percursos escolares melhor sucedidos.The present study has as main subject the learning difficulties of students in the specific context of educational supports on the 1st Cycle of Basic Education. As general purposes, it is intended to characterize sociologically social and educational pathways of the students with learning difficulties, to identify the intervening factors in the developing process of the students learning difficulties and to understand the relationship between the social and cultural capital of parents and the degree of focus in the students learning difficulties. From a theoretical point of view, our approach privileged the analysis of the evolutionary directions of educational policies in Portugal, especially in respect to state school, the characterization of the schools organizational model, the discussion around school for everyone, associated to the promotion of differentiated pedagogies in order to the educational success of the students and the teaching system quality. It was also discussed the complex relationship between cultural capital and school inequalities, namely the influence that the cultural and social capital can exercise on the learning difficulties of the students with educational support. From a methodological point of view, this work was based on a case study using the techniques of questionnaire survey, non-participatory observation and document analysis. In a more operative way, our research sought to understand how the Educational Supports combat the learning difficulties and how the social and cultural capital of the family affects or not the students with learning difficulties. The results reveal in general a causal relationship between the cultural capital of the families and the students learning difficulties but also, at the level of educational practices, the need of a deep change in the learning and teaching strategies and methodologies developed by the teachers in order to ensure more successful school pathways.Torres, Leonor LimaUniversidade do MinhoFaria, Maria Rosa Martins de20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19107porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:40:11Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19107Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:56.322891Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
title A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
spellingShingle A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
Faria, Maria Rosa Martins de
376
37.015.4
title_short A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
title_full A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
title_fullStr A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
title_full_unstemmed A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
title_sort A face misteriosa das escolas : um estudo sobre alunos com dificuldades de aprendizagem em apoios educativos no 1º ciclo do ensino básico na escola pública
author Faria, Maria Rosa Martins de
author_facet Faria, Maria Rosa Martins de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Torres, Leonor Lima
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Faria, Maria Rosa Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv 376
37.015.4
topic 376
37.015.4
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Politicas Educativas)
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/19107
url http://hdl.handle.net/1822/19107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132901017649152