O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Isabel Moreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/14714
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
id RCAP_3c7692a54f6783f681a18f6ed12f9d56
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14714
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa376.737.015.4Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)A presente dissertação tem como objectivo reflectir sobre contextos e processos propiciadores de trajectórias escolares de sucesso para além do Ensino Obrigatório de elementos pertencentes ao grupo étnico cigano, analisando a relação que alguns elementos deste grupo estabelecem com a escola e a escola com este grupo. Para a prossecução deste objectivo, realizámos entrevistas semi-estruturadas à totalidade de jovens ciganos que frequentavam o Ensino Secundário no Norte de Portugal no ano lectivo de 2007/08 (num total de oito), aos seus Directores de Turma e aos seus progenitores, triangulando estes dados com outros dados recolhidos através da observação não participante, das conversas informais e da análise documental. Os resultados que emergiram do trabalho empírico no que diz respeito aos contextos e processos possibilitadores de continuidades escolares de sucesso são alvo de leitura à luz dos conceitos de habitus étnico composto e de Lugares de Etnia (Casa-Nova, 1999, 2002, 2005ª, 2008b), que nos permitiram compreender as diferentes expectativas de vida e a valorização diferenciada da escola por parte dos jovens ciganos, bem como no que se refere às oportunidades de vida proporcionadas pela escola. A análise dos resultados vem corroborar resultados de outros estudos (internacionais e nacionais), permitindo a elaboração de um quadro de análise da realidade estudada que engloba aquelas que consideramos as principais dimensões que contribuíram para as trajectórias de sucesso escolar dos jovens ciganos participantes nesta investigação: a dimensão escolar, a dimensão sócio-afectiva, a dimensão familiar e a dimensão pessoal. Embora com algum grau de diferenciação, conclui-se que as três primeiras dimensões se revelaram como as mais importantes nas trajectórias escolares de sucesso dos jovens participantes nestes estudo, com a Dimensão Escolar a aparecer em primeiro lugar, evidenciando a importância da orientação e apoio dos professores, e da socialização secundária proporcionada pela escola e por outros agentes educativos.This study aims to reflect upon the contexts and processes which enable school success of students belonging to a roma ethnic group. It focuses on the school trajectories of this ethnic group, analyzing the relationship established by this specific group and the school, and the school itself and this group. To achieve this goal, semi-structured interviews were held to all roma students (total of eight) enrolled in high schools located in the North of Portugal, during the academic year of 2007/2008. Besides the students, the class directors and the students‘ parents were also interviewed. Data collection was completed through non participant observation, informal conversations and document analysis, which allowed a triangulation of data. In regard to the contexts and processes which enable school success, findings from the empirical work were analyzed in the light of the concepts of habitus ethnic compost and ethnicity locations (Casa-Nova, 1999, 2002, 2005ª, 2008b). These concepts allowed a better understanding of students‘ expectations in regard to future life and to the opportunities that being in school could offer them. Findings from this study corroborate previous international and national studies, which allowed us to build a framework based upon a set of key dimensions which influence roma students‘ school trajectories, namely, the scholar dimension, the social-emotional dimension, the family dimension and the personal dimension. Although with slight differences, it was possible to conclude that the first three dimensions were the most important dimensions influencing these students‘ school trajectories. The scholar dimension appeared in the first place, showing the importance that teachers‘ support and guidance, and the socialization process that schools and other agents have on students.Casa-Nova, Maria JoséUniversidade do MinhoMacedo, Isabel Moreira20102010-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/14714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:23:35Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/14714Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:17:23.027949Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
title O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
spellingShingle O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
Macedo, Isabel Moreira
376.7
37.015.4
title_short O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
title_full O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
title_fullStr O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
title_full_unstemmed O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
title_sort O sucesso escolar de minorias : estudo sociológico sobre trajectórias escolares de alunas e alunos ciganos na escola pública portuguesa
author Macedo, Isabel Moreira
author_facet Macedo, Isabel Moreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Casa-Nova, Maria José
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Isabel Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv 376.7
37.015.4
topic 376.7
37.015.4
description Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Sociologia da Educação e Políticas Educativas)
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2010-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/14714
url http://hdl.handle.net/1822/14714
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132625300881408