Os contextos e o Estatuto do Conhecimento Científico no Pensamento de Karl Popper
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/138133 |
Resumo: | O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2020/2021 na Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos sob a orientação da professora Helena Serrão do departamento de Filosofia desta escola. O relatório que me proponho realizar, como forma de conclusão deste ciclo de estudos, vai versar numa primeira fase a experiência com essa mesma prática de ensino e em seguida desenvolverei um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia da ciência e o pensamento crítico, que se espera desenvolver com o ensino da filosofia no ensino secundário. Para o desenvolvimento deste tema irei abordar a filosofia da ciência de Karl Popper, a crítica que este faz ao relativismo e desenvolverei os princípios a partir dos quais podemos ultrapassar os contextos e alcançar um conhecimento objetivo. |
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Os contextos e o Estatuto do Conhecimento Científico no Pensamento de Karl PopperFalsificacionismoRacionalismo CríticoFilosofiaEnsinoAprendizagemContextosKarl PopperDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2020/2021 na Escola Secundária Luís de Freitas Branco em Paço de Arcos sob a orientação da professora Helena Serrão do departamento de Filosofia desta escola. O relatório que me proponho realizar, como forma de conclusão deste ciclo de estudos, vai versar numa primeira fase a experiência com essa mesma prática de ensino e em seguida desenvolverei um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia da ciência e o pensamento crítico, que se espera desenvolver com o ensino da filosofia no ensino secundário. Para o desenvolvimento deste tema irei abordar a filosofia da ciência de Karl Popper, a crítica que este faz ao relativismo e desenvolverei os princípios a partir dos quais podemos ultrapassar os contextos e alcançar um conhecimento objetivo.Bernardo, Luís VenturaRUNDias, João Gonçalo Fernandes2022-03-242021-12-222025-03-24T00:00:00Z2022-03-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/138133TID:202987582porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T05:15:28Zoai:run.unl.pt:10362/138133Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:48:58.156872Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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