Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Daniela Dahmen
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/17924
Resumo: A aprendizagem em idade adulta, conhecida como Andragogia, é um assunto que tem vindo a ser estudado com maior rigor nas últimas décadas, tornando-se assim um tema de interesse para psicólogos, teóricos de educação e investigadores. Já no que diz respeito ao ensino da música em adultos, não parece haver o mesmo interesse por parte dos pedagogos da área, pelo que este é um campo para onde não existe ainda informação substancial e que necessita, e se justifica, ser mais explorado. O presente estudo tem como foco principal o desenvolvimento de estratégias de ensino destinadas a alunos que iniciam a aprendizagem do violino em idade adulta, com o objetivo de solucionar problemas técnicos dos mesmos, através de estratégias aplicadas em sala de aula. Pretendeu-se, através da observação crítica de vídeos aplicados a alunos e da análise de inquéritos direcionados a professores de violino, verificar se as estratégias aplicadas aos mesmos tiveram resultados positivos na sua performance. Este assunto torna-se cada vez mais pertinente devido ao facto de se notar um aumento de participação de adultos em atividades musicais e da procura de aulas de música, por parte de indivíduos que já não estão em idade escolar.
id RCAP_0c49228401be63c895c70caa14fe745a
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/17924
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violinoViolino - EnsinoEstrategias de aprendizagem - AdultosA aprendizagem em idade adulta, conhecida como Andragogia, é um assunto que tem vindo a ser estudado com maior rigor nas últimas décadas, tornando-se assim um tema de interesse para psicólogos, teóricos de educação e investigadores. Já no que diz respeito ao ensino da música em adultos, não parece haver o mesmo interesse por parte dos pedagogos da área, pelo que este é um campo para onde não existe ainda informação substancial e que necessita, e se justifica, ser mais explorado. O presente estudo tem como foco principal o desenvolvimento de estratégias de ensino destinadas a alunos que iniciam a aprendizagem do violino em idade adulta, com o objetivo de solucionar problemas técnicos dos mesmos, através de estratégias aplicadas em sala de aula. Pretendeu-se, através da observação crítica de vídeos aplicados a alunos e da análise de inquéritos direcionados a professores de violino, verificar se as estratégias aplicadas aos mesmos tiveram resultados positivos na sua performance. Este assunto torna-se cada vez mais pertinente devido ao facto de se notar um aumento de participação de adultos em atividades musicais e da procura de aulas de música, por parte de indivíduos que já não estão em idade escolar.Learning at an adult age, known as Andragogy, is a subject that has been rigorously more studied in the past decades, becoming this way a subject of interest for psychologists, education theorists and researchers. In what concerns the teaching of music to adults, pedagogues of this area seem not to have the same interest, wherefore this is a field for which there still isn't substantial information and that justifiably needs more research. The main subject of this study is the development of teaching strategies for students that are starting to learn violin at an adult age, aiming to solve their technical problems through the implementation of strategies in the classroom. It intends to verify if, through the critical observation of videos applied to students and the analysis of surveys directed to violin teachers, the applied strategies have positive results in their performance. This subject is becoming more and more pertinent, due to the noticeable fact that there is a higher number of adult participants in musical activities and the demand for music lessons by people who are already out of schooling age.Universidade de Aveiro2017-06-22T12:46:48Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/17924porQuintas, Daniela Dahmeninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:34:06Zoai:ria.ua.pt:10773/17924Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:52:50.300603Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
title Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
spellingShingle Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
Quintas, Daniela Dahmen
Violino - Ensino
Estrategias de aprendizagem - Adultos
title_short Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
title_full Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
title_fullStr Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
title_full_unstemmed Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
title_sort Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino
author Quintas, Daniela Dahmen
author_facet Quintas, Daniela Dahmen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Daniela Dahmen
dc.subject.por.fl_str_mv Violino - Ensino
Estrategias de aprendizagem - Adultos
topic Violino - Ensino
Estrategias de aprendizagem - Adultos
description A aprendizagem em idade adulta, conhecida como Andragogia, é um assunto que tem vindo a ser estudado com maior rigor nas últimas décadas, tornando-se assim um tema de interesse para psicólogos, teóricos de educação e investigadores. Já no que diz respeito ao ensino da música em adultos, não parece haver o mesmo interesse por parte dos pedagogos da área, pelo que este é um campo para onde não existe ainda informação substancial e que necessita, e se justifica, ser mais explorado. O presente estudo tem como foco principal o desenvolvimento de estratégias de ensino destinadas a alunos que iniciam a aprendizagem do violino em idade adulta, com o objetivo de solucionar problemas técnicos dos mesmos, através de estratégias aplicadas em sala de aula. Pretendeu-se, através da observação crítica de vídeos aplicados a alunos e da análise de inquéritos direcionados a professores de violino, verificar se as estratégias aplicadas aos mesmos tiveram resultados positivos na sua performance. Este assunto torna-se cada vez mais pertinente devido ao facto de se notar um aumento de participação de adultos em atividades musicais e da procura de aulas de música, por parte de indivíduos que já não estão em idade escolar.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-06-22T12:46:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/17924
url http://hdl.handle.net/10773/17924
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137578789634048