A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Joana Pinto
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396
Resumo: O relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing.
id RCAP_0c5dd10ef0104b99f2c7d15abd713cf0
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1396
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em focoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing.2014-05-16T10:12:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1396TID:201459299porLeite, Joana Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.329663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
title A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
spellingShingle A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
Leite, Joana Pinto
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
title_full A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
title_fullStr A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
title_full_unstemmed A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
title_sort A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
author Leite, Joana Pinto
author_facet Leite, Joana Pinto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Joana Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T10:12:35Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396
TID:201459299
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396
identifier_str_mv TID:201459299
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622002393088