A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396 |
Resumo: | O relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing. |
id |
RCAP_0c5dd10ef0104b99f2c7d15abd713cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1396 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em focoEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing.2014-05-16T10:12:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1396TID:201459299porLeite, Joana Pintoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:47Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1396Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:50.329663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
title |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
spellingShingle |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco Leite, Joana Pinto Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
title_short |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
title_full |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
title_fullStr |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
title_full_unstemmed |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
title_sort |
A pedagogia de participação como intencionalidade educativa em foco |
author |
Leite, Joana Pinto |
author_facet |
Leite, Joana Pinto |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Joana Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico |
description |
O relatório incide nas práticas realizadas ao longo de dois semestres nas valências de Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo de Ensino Básico. A articulação destas etapas é fundamental no processo de educação e, para isso, a recente habilitação do professor generalista irá ser uma mais-valia na promoção da continuidade educativa. Neste sentido, o presente documento reflete um combinar de experiências que se foram desenvolvendo nos diferentes contextos, quer organizacional quer pedagógico. Assim, na intervenção educativa está espelhada uma intencionalidade pedagógica que promove uma pedagogia de participação, sendo que a “voz” das crianças era ouvida em maior foco, ajudando a progredir nas aprendizagens. Verificase uma intencionalidade quer na observação como na planificação e ainda na avaliação, por forma a levar a bom termo as ações desenvolvidas. Achamos ainda de capital importância o ato de refletir as práticas realizadas. Esta reflexão é feita quer individualmente quer no coletivo, enquanto elemento de uma equipa que nos ajudou a crescer.ABSTRACT The report focuses on the practices conducted over two semesters in Pre-School Education and First Cycle of Basic Education valences. The articulation between these two steps is critical in the education process and, therefore, the recent habilitation of the generalist teacher will be an advantage on the promotion of educational continuity. In this sense, this document reflects the combined experiences which have been developed in different contexts, whether organizational or pedagogical. Thus, in the educational intervention it is reflected a pedagogical intentionality that promotes a participation pedagogy, in which, the "voice" of children were heard in greater focus, helping in the learning progress. There is an intentionality, both in the observation, in the planning and in the reviewing, in order to bring to fruition the developed actions. We also find of paramount importance the act of reflecting on the performed practices. This reflection is taken individually and collectively, as part of a team that helped us growing. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-16T10:12:35Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396 TID:201459299 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1396 |
identifier_str_mv |
TID:201459299 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131622002393088 |