A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1411 |
Resumo: | O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada numa sala de Educação Pré-Escolar e no 3ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, relacionados com a Importância dos Ambientes Educativos no Processo de Aprendizagem, com o intuito de relacionar de uma forma descritiva a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se diversos procedimentos para a formulação do mesmo, nomeadamente: análise documental de normativos legais de Educação; documentos identificativos da instituição/turma onde decorreu o estágio (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Projeto Curricular de Turma); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo; registos de observação (grelhas); e reflexões sobre as práticas. Este documento evidencia toda a riqueza da prática vivenciada e refletida.ABSTRACT This report was prepared as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for professional internships, and according to the practice experienced in Preschool Education room and in the 3rd year of the 1st cycle of basic education, specific criteria for his reasons were presented, related to the Importance of Educational Environments the Learning Process, in order to relate in a descriptive way to practice and theory. In this sense, if adopted different procedures for the formulation of the same, including: documentary analysis of legal norms of Education; identification documents of the institution / class ensued stage (Education Project, Cancels Plan Activities, Curriculum Design Class); searches bibliographic (complementing the practice and theory), analysis and data processing of information collected in the field; records notice (grids), and reflections on practice. This document highlights the richness of practice experienced and reflected. |
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