A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Joana
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1411
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada numa sala de Educação Pré-Escolar e no 3ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, relacionados com a Importância dos Ambientes Educativos no Processo de Aprendizagem, com o intuito de relacionar de uma forma descritiva a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se diversos procedimentos para a formulação do mesmo, nomeadamente: análise documental de normativos legais de Educação; documentos identificativos da instituição/turma onde decorreu o estágio (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Projeto Curricular de Turma); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo; registos de observação (grelhas); e reflexões sobre as práticas. Este documento evidencia toda a riqueza da prática vivenciada e refletida.ABSTRACT This report was prepared as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for professional internships, and according to the practice experienced in Preschool Education room and in the 3rd year of the 1st cycle of basic education, specific criteria for his reasons were presented, related to the Importance of Educational Environments the Learning Process, in order to relate in a descriptive way to practice and theory. In this sense, if adopted different procedures for the formulation of the same, including: documentary analysis of legal norms of Education; identification documents of the institution / class ensued stage (Education Project, Cancels Plan Activities, Curriculum Design Class); searches bibliographic (complementing the practice and theory), analysis and data processing of information collected in the field; records notice (grids), and reflections on practice. This document highlights the richness of practice experienced and reflected.
id RCAP_21398cc22eb005cefa8f1ae81fc901ac
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1411
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagemEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada numa sala de Educação Pré-Escolar e no 3ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, relacionados com a Importância dos Ambientes Educativos no Processo de Aprendizagem, com o intuito de relacionar de uma forma descritiva a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se diversos procedimentos para a formulação do mesmo, nomeadamente: análise documental de normativos legais de Educação; documentos identificativos da instituição/turma onde decorreu o estágio (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Projeto Curricular de Turma); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo; registos de observação (grelhas); e reflexões sobre as práticas. Este documento evidencia toda a riqueza da prática vivenciada e refletida.ABSTRACT This report was prepared as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for professional internships, and according to the practice experienced in Preschool Education room and in the 3rd year of the 1st cycle of basic education, specific criteria for his reasons were presented, related to the Importance of Educational Environments the Learning Process, in order to relate in a descriptive way to practice and theory. In this sense, if adopted different procedures for the formulation of the same, including: documentary analysis of legal norms of Education; identification documents of the institution / class ensued stage (Education Project, Cancels Plan Activities, Curriculum Design Class); searches bibliographic (complementing the practice and theory), analysis and data processing of information collected in the field; records notice (grids), and reflections on practice. This document highlights the richness of practice experienced and reflected.2014-05-19T11:21:03Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1411TID:201460190porPinho, Joanainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:48Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1411Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:51.075134Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
title A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
spellingShingle A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
Pinho, Joana
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
title_short A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
title_full A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
title_fullStr A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
title_full_unstemmed A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
title_sort A importância dos ambientes educativos no processo de aprendizagem
author Pinho, Joana
author_facet Pinho, Joana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinho, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
description O presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Tendo em conta os objetivos definidos para os estágios profissionalizantes, e de acordo com a prática vivenciada numa sala de Educação Pré-Escolar e no 3ºano do 1ºCiclo do Ensino Básico, foram apresentados critérios específicos para a sua fundamentação, relacionados com a Importância dos Ambientes Educativos no Processo de Aprendizagem, com o intuito de relacionar de uma forma descritiva a prática com a teoria. Neste sentido, adotaram-se diversos procedimentos para a formulação do mesmo, nomeadamente: análise documental de normativos legais de Educação; documentos identificativos da instituição/turma onde decorreu o estágio (Projeto Educativo, Plano Anual de Atividades, Projeto Curricular de Turma); pesquisas bibliográficas (complementando a prática com a teoria); análise e tratamento de dados de informações recolhidas em campo; registos de observação (grelhas); e reflexões sobre as práticas. Este documento evidencia toda a riqueza da prática vivenciada e refletida.ABSTRACT This report was prepared as part of the Masters in Preschool Education and Teaching 1st Cycle of Basic Education, the School of Education Paula Frassinetti. Having regard to the objectives set for professional internships, and according to the practice experienced in Preschool Education room and in the 3rd year of the 1st cycle of basic education, specific criteria for his reasons were presented, related to the Importance of Educational Environments the Learning Process, in order to relate in a descriptive way to practice and theory. In this sense, if adopted different procedures for the formulation of the same, including: documentary analysis of legal norms of Education; identification documents of the institution / class ensued stage (Education Project, Cancels Plan Activities, Curriculum Design Class); searches bibliographic (complementing the practice and theory), analysis and data processing of information collected in the field; records notice (grids), and reflections on practice. This document highlights the richness of practice experienced and reflected.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-19T11:21:03Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1411
TID:201460190
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1411
identifier_str_mv TID:201460190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131622035947520