Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocínio, Joana Ferreira do
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2468
Resumo: Atualmente a criança assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, mas, como cada vez mais estão presentes nas salas da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico crianças com características distintas, tornou-se fulcral proporciona-lhes momentos de aprendizagem diferenciada. Só assim se torna possível a construção de um caminho sem lacunas de aprendizagem. Para explorar as temáticas: “a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e a diferenciação pedagógica”, procedeu-se à investigação na valência da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos como instrumentos para recolha de informação grelhas de observação e entrevista aos orientadores cooperantes (Educadora cooperante da Educação Pré-escolar e à Professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico). As grelhas de observação incidem sobre diferentes momentos de diferenciação e de participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, no dia-a-dia da sala da Educação Pré-escolar e na sala do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estudo, verificamos que em ambas as valências existem momentos de diferenciação pedagógica e momentos de participação, mas com características e finalidades diferentes
id RCAP_ad8ac42e3a5d42652b601a6bcad09c21
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2468
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagemEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Diferenciação pedagógicaEnsino-aprendizagemAtualmente a criança assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, mas, como cada vez mais estão presentes nas salas da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico crianças com características distintas, tornou-se fulcral proporciona-lhes momentos de aprendizagem diferenciada. Só assim se torna possível a construção de um caminho sem lacunas de aprendizagem. Para explorar as temáticas: “a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e a diferenciação pedagógica”, procedeu-se à investigação na valência da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos como instrumentos para recolha de informação grelhas de observação e entrevista aos orientadores cooperantes (Educadora cooperante da Educação Pré-escolar e à Professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico). As grelhas de observação incidem sobre diferentes momentos de diferenciação e de participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, no dia-a-dia da sala da Educação Pré-escolar e na sala do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estudo, verificamos que em ambas as valências existem momentos de diferenciação pedagógica e momentos de participação, mas com características e finalidades diferentesNowadays a child takes an active role into their education, but since they are more often present in both classrooms of pre-school education and 1st cycle of basic education that have distinct characteristics, it became very important to give them differentiated education. Only then it is possible to build a suitable learning path without gaps. With these two thematic: the participation of the child in the process of teaching-learning and pedagogical differentiation, the research was carried out on the validity of pre-school education and 1st cycle of basic education too place. We used several tools to collect information, such as: observation grids and interviews with cooperating counselors (Pre-School Educator and the Cooperating Teacher of the 1st cycle of Basic Education). The observation grids focus on the different moments of differentiation and participation of the child in their pedagogical teaching-learning processes in the day-to-day of the pre-school and 1st cycle of basic education classrooms. Through the study, we verified that in both valences there are moments of pedagogical differentiation and moments of participation, but with different characteristics and purposes2017-09-01T11:20:25Z2017-07-12T00:00:00Z2017-07-122017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2468TID:201722640porPatrocínio, Joana Ferreira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:15.909938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
title Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
spellingShingle Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
Patrocínio, Joana Ferreira do
Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Diferenciação pedagógica
Ensino-aprendizagem
title_short Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
title_full Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
title_fullStr Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
title_full_unstemmed Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
title_sort Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
author Patrocínio, Joana Ferreira do
author_facet Patrocínio, Joana Ferreira do
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrocínio, Joana Ferreira do
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Diferenciação pedagógica
Ensino-aprendizagem
topic Educação pré-escolar
Ensino básico (1º Ciclo)
Diferenciação pedagógica
Ensino-aprendizagem
description Atualmente a criança assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, mas, como cada vez mais estão presentes nas salas da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico crianças com características distintas, tornou-se fulcral proporciona-lhes momentos de aprendizagem diferenciada. Só assim se torna possível a construção de um caminho sem lacunas de aprendizagem. Para explorar as temáticas: “a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e a diferenciação pedagógica”, procedeu-se à investigação na valência da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos como instrumentos para recolha de informação grelhas de observação e entrevista aos orientadores cooperantes (Educadora cooperante da Educação Pré-escolar e à Professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico). As grelhas de observação incidem sobre diferentes momentos de diferenciação e de participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, no dia-a-dia da sala da Educação Pré-escolar e na sala do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estudo, verificamos que em ambas as valências existem momentos de diferenciação pedagógica e momentos de participação, mas com características e finalidades diferentes
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-01T11:20:25Z
2017-07-12T00:00:00Z
2017-07-12
2017-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2468
TID:201722640
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2468
identifier_str_mv TID:201722640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131627432968192