Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2468 |
Resumo: | Atualmente a criança assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, mas, como cada vez mais estão presentes nas salas da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico crianças com características distintas, tornou-se fulcral proporciona-lhes momentos de aprendizagem diferenciada. Só assim se torna possível a construção de um caminho sem lacunas de aprendizagem. Para explorar as temáticas: “a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e a diferenciação pedagógica”, procedeu-se à investigação na valência da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos como instrumentos para recolha de informação grelhas de observação e entrevista aos orientadores cooperantes (Educadora cooperante da Educação Pré-escolar e à Professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico). As grelhas de observação incidem sobre diferentes momentos de diferenciação e de participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, no dia-a-dia da sala da Educação Pré-escolar e na sala do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estudo, verificamos que em ambas as valências existem momentos de diferenciação pedagógica e momentos de participação, mas com características e finalidades diferentes |
id |
RCAP_ad8ac42e3a5d42652b601a6bcad09c21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2468 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagemEducação pré-escolarEnsino básico (1º Ciclo)Diferenciação pedagógicaEnsino-aprendizagemAtualmente a criança assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, mas, como cada vez mais estão presentes nas salas da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico crianças com características distintas, tornou-se fulcral proporciona-lhes momentos de aprendizagem diferenciada. Só assim se torna possível a construção de um caminho sem lacunas de aprendizagem. Para explorar as temáticas: “a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e a diferenciação pedagógica”, procedeu-se à investigação na valência da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos como instrumentos para recolha de informação grelhas de observação e entrevista aos orientadores cooperantes (Educadora cooperante da Educação Pré-escolar e à Professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico). As grelhas de observação incidem sobre diferentes momentos de diferenciação e de participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, no dia-a-dia da sala da Educação Pré-escolar e na sala do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estudo, verificamos que em ambas as valências existem momentos de diferenciação pedagógica e momentos de participação, mas com características e finalidades diferentesNowadays a child takes an active role into their education, but since they are more often present in both classrooms of pre-school education and 1st cycle of basic education that have distinct characteristics, it became very important to give them differentiated education. Only then it is possible to build a suitable learning path without gaps. With these two thematic: the participation of the child in the process of teaching-learning and pedagogical differentiation, the research was carried out on the validity of pre-school education and 1st cycle of basic education too place. We used several tools to collect information, such as: observation grids and interviews with cooperating counselors (Pre-School Educator and the Cooperating Teacher of the 1st cycle of Basic Education). The observation grids focus on the different moments of differentiation and participation of the child in their pedagogical teaching-learning processes in the day-to-day of the pre-school and 1st cycle of basic education classrooms. Through the study, we verified that in both valences there are moments of pedagogical differentiation and moments of participation, but with different characteristics and purposes2017-09-01T11:20:25Z2017-07-12T00:00:00Z2017-07-122017-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2468TID:201722640porPatrocínio, Joana Ferreira doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:06Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2468Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:15.909938Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
spellingShingle |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem Patrocínio, Joana Ferreira do Educação pré-escolar Ensino básico (1º Ciclo) Diferenciação pedagógica Ensino-aprendizagem |
title_short |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_full |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_fullStr |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
title_sort |
Como me vês e como me respondes? a diferenciação pedagógica e a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem |
author |
Patrocínio, Joana Ferreira do |
author_facet |
Patrocínio, Joana Ferreira do |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Patrocínio, Joana Ferreira do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Ensino básico (1º Ciclo) Diferenciação pedagógica Ensino-aprendizagem |
topic |
Educação pré-escolar Ensino básico (1º Ciclo) Diferenciação pedagógica Ensino-aprendizagem |
description |
Atualmente a criança assume um papel ativo na construção das suas aprendizagens, mas, como cada vez mais estão presentes nas salas da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico crianças com características distintas, tornou-se fulcral proporciona-lhes momentos de aprendizagem diferenciada. Só assim se torna possível a construção de um caminho sem lacunas de aprendizagem. Para explorar as temáticas: “a participação da criança no processo de ensino-aprendizagem e a diferenciação pedagógica”, procedeu-se à investigação na valência da Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Utilizamos como instrumentos para recolha de informação grelhas de observação e entrevista aos orientadores cooperantes (Educadora cooperante da Educação Pré-escolar e à Professora cooperante do 1ºCiclo do Ensino Básico). As grelhas de observação incidem sobre diferentes momentos de diferenciação e de participação da criança no seu processo de ensino-aprendizagem, no dia-a-dia da sala da Educação Pré-escolar e na sala do 1º Ciclo do Ensino Básico. Através do estudo, verificamos que em ambas as valências existem momentos de diferenciação pedagógica e momentos de participação, mas com características e finalidades diferentes |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-09-01T11:20:25Z 2017-07-12T00:00:00Z 2017-07-12 2017-06-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2468 TID:201722640 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2468 |
identifier_str_mv |
TID:201722640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131627432968192 |