EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA EM REDE: A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO NÓS PROPOMOS (NP)!

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sérgio Claudino Loureiro Nunes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Raimundo Lenilde de Araújo, Márcia Cristina de Oliveira Mello, Adilson Tadeu Basquerote Silva, Andrea Coelho Lastória, Odair Ribeiro de Carvalho Filho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.36367/ntqr.17.2023.e860
Resumo: Apresentam-se resultados do Projeto Nós Propomos!, que aposta na organização do currículo de Geografia a partir da identificação de problemas locais pelos estudantes das escolas envolvidas. Desde 2011 este Projeto tem sido implementado pelo Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial da Universidade de Lisboa/IGOT-ULisboa, mobilizando escolas de todo o país, no quadro da disciplina de Geografia, tendo em vista um efetivo compromisso com a comunidade. A partir de 2014, o projeto ganhou fôlego internacional no espaço iberoamericano e já para além do mesmo. Tem como proposta metodológica desafiar os estudantes a identificarem problemas locais relevantes, desenvolver trabalho de campo sobre os mesmos e apontar possíveis soluções. Centram-se as aprendizagens nos próprios alunos. Espera-se que os estudantes desenvolvam a cidadania territorial, entendida como participação responsável nas tomadas de decisões sobre os problemas da localidade de base espacial.
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