O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Francisco, Sofia Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/27582
Resumo: Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
id RCAP_0c8f6f169ff70f9eec985ccb602adc39
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/27582
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/leMotivaçãoTICEstratégiasInternetAprendizagemMotivaciónaprendizajeRelatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.O presente relatório de estágio, realizado no âmbito da prática pedagógica supervisionada, para além de contextualizar a prática pedagógica e fazer uma breve reflexão sobre a mesma, apresenta uma abordagem ao uso da Internet como estratégia de motivação na aula de espanhol língua estrangeira. Assim, a Parte I deste relatório é dedicada à contextualização da prática pedagógica e à reflexão crítica sobre trabalho desenvolvido. Na Parte II, procedemos a um enquadramento do tema, pondo em evidência, em primeiro lugar, a relevância da componente estratégica na aprendizagem, em segundo lugar, o potencial motivador das TIC e, em terceiro lugar, as virtualidades pedagógicas da Internet no ensino/aprendizagem da língua espanhola. Finalmente, após uma análise sobre o modo como o uso da Internet na sala de aula é perspetivado no programa do ensino de espanhol e no manual adotado, apresentamos uma proposta didática de atividades desenvolvidas com recurso à Internet como estratégia de motivação, aplicadas nas aulas durante a prática pedagógica.Esta memoria, realizada en el ámbito de la práctica pedagógica supervisada, además de contextualizar la práctica pedagógica y hacer una breve reflexión sobre la misma, presenta un planteamiento del uso de Internet como una estrategia de motivación en la clase de español lengua extranjera. Así, la Parte I de este trabajo está dedicada a la contextualización de la práctica pedagógica y a la reflexión crítica sobre el trabajo desarrollado. En la Parte II, encuadramos el tema poniendo en evidencia, en primer lugar, la relevancia del componente estratégico en el aprendizaje; en segundo lugar, el potencial motivador de las TIC y, en tercer lugar, las virtudes pedagógicas de Internet en la enseñanza/aprendizaje de la lengua española. Finalmente, tras un análisis del enfoque que adoptan el programa de la enseñanza de español y el manual aprobado sobre el uso de Internet en el aula, presentamos una propuesta didáctica de las actividades con el uso de Internet como estrategia de motivación, aplicadas en las clases durante la práctica pedagógica.2014-11-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFRANCISCO, Sofia Costa - O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27582http://hdl.handle.net/10316/27582FRANCISCO, Sofia Costa - O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27582http://hdl.handle.net/10316/27582TID:201518996porFrancisco, Sofia Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/27582Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:08.463401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
title O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
spellingShingle O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
Francisco, Sofia Costa
Motivação
TIC
Estratégias
Internet
Aprendizagem
Motivación
aprendizaje
title_short O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
title_full O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
title_fullStr O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
title_full_unstemmed O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
title_sort O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le
author Francisco, Sofia Costa
author_facet Francisco, Sofia Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Francisco, Sofia Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
TIC
Estratégias
Internet
Aprendizagem
Motivación
aprendizaje
topic Motivação
TIC
Estratégias
Internet
Aprendizagem
Motivación
aprendizaje
description Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-12
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FRANCISCO, Sofia Costa - O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27582
http://hdl.handle.net/10316/27582
FRANCISCO, Sofia Costa - O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27582
http://hdl.handle.net/10316/27582
TID:201518996
identifier_str_mv FRANCISCO, Sofia Costa - O uso da internet como estratégia de motivação na aula de e/le. Coimbra : [s.n.], 2014. Relatório de estágio de mestrado. Disponível na WWW: http://hdl.handle.net/10316/27582
TID:201518996
url http://hdl.handle.net/10316/27582
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133702757810176