Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Sandrina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/29873
Resumo: Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
id RCAP_c4aaeb7cb16c8ecbff7a944670232df8
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/29873
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua EstrangeiraMotivaçãoEnsinoAprendizagemDramatizaçãoEstratégiaMotivaciónEnseñanzaAprendizajeDramatizaciónEstrategiaRelatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.O presente relatório, desenvolvido no âmbito do estágio pedagógico, para além de fazer uma breve contextualização da prática pedagógica supervisionada e uma reflexão sobre a mesma, perspetiva a utilização da dramatização como estratégia motivacional na aula de língua estrangeira. Assim, a Parte I deste trabalho é composta pela caracterização dos contextos em que a prática pedagógica se inseriu e pela reflexão decorrente do trabalho desenvolvido. Na Parte II, apresentam-se os fundamentos teóricos relativos ao tema, com enfoque, em primeiro lugar, na relevância da motivação no processo de ensino/aprendizagem e, em segundo lugar, na integração da dramatização, no contexto educacional, pela sua potencialidade pedagógica e motivadora. Por último, explicita-se a aplicação didática da dramatização como estratégia de motivação na prática pedagógica supervisionada, com atividades desenvolvidas pelos discentes e pela docente.Esta memoria, desarrollada en el ámbito de la práctica pedagógica, además de hacer una breve contextualización de la práctica pedagógica supervisada y una reflexión sobre la misma, pone en perspectiva la utilización de la dramatización como estrategia motivacional en la clase de lengua extranjera. Así, la Parte I de este trabajo está compuesta por la caracterización de los contextos en los que la práctica pedagógica se ha inserido y por la reflexión resultante del trabajo desarrollado. En la Parte II, se presentan los fundamentos teóricos relativos al tema, con enfoque, en primer lugar, en la relevancia de la motivación en el proceso de enseñanza/aprendizaje y, en segundo lugar, en la integración de la dramatización, en el contexto educacional, por su potencialidad pedagógica y motivadora. Por último, se explicita la aplicación didáctica de la dramatización como estrategia de motivación en la práctica pedagógica supervisada, con actividades desarrolladas por el alumnado y por la docente.2015-10-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/29873http://hdl.handle.net/10316/29873TID:201520257porPires, Sandrinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:49:36Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/29873Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:43:08.719579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
title Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
spellingShingle Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
Pires, Sandrina
Motivação
Ensino
Aprendizagem
Dramatização
Estratégia
Motivación
Enseñanza
Aprendizaje
Dramatización
Estrategia
title_short Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
title_full Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
title_fullStr Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
title_full_unstemmed Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
title_sort Da técnica teatral à estratégia de motivação: a dramatização na aula de Espanhol como Língua Estrangeira
author Pires, Sandrina
author_facet Pires, Sandrina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Sandrina
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Ensino
Aprendizagem
Dramatização
Estratégia
Motivación
Enseñanza
Aprendizaje
Dramatización
Estrategia
topic Motivação
Ensino
Aprendizagem
Dramatização
Estratégia
Motivación
Enseñanza
Aprendizaje
Dramatización
Estrategia
description Relatório de Estágio do 2º Ciclo em Ensino de Inglês e de Espanhol no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/29873
http://hdl.handle.net/10316/29873
TID:201520257
url http://hdl.handle.net/10316/29873
identifier_str_mv TID:201520257
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133702766198785