A influência dos Sistemas Instant Messaging na performance dos utilizadores corporativos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/4527 |
Resumo: | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação |
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A influência dos Sistemas Instant Messaging na performance dos utilizadores corporativosSistemas Instant Messaging,performance dos utilizadores corporativosinfluências positivas e negativas na performanceInstant Messaging Systemscorporate users' performancepositive and negative influence on performanceMestrado em Gestão de Sistemas de InformaçãoOs Sistemas Instant Messaging (IM) são utilizados todos os dias por milhões de colaboradores organizacionais, com o intuito de atenuar e facilitar as transacções de informações de negócios, quer internas quer externas. Como todos os sistemas de comunicação corporativos, existem consequências positivas e negativas associadas à utilização de Sistemas IM que afectam o desempenho dos utilizadores corporativos e da organização. A presente dissertação pretende identificar os factores que influenciam o desempenho dos utilizadores corporativos de Sistemas IM, resumindo a teoria já existente, ou seja, pretende-se saber como é que a utilização de Sistemas IM influencia a performance dos utilizadores corporativos. Simultaneamente com a sintetização dos factores que influenciam a performance dos utilizadores, procura-se demonstrar que está ao alcance das organizações minimizar, ou até eliminar, as influências negativas associadas à utilização dos Sistemas IM, realçando as influências positivas. Para a prossecução do objectivo referido acima foi realizado um estudo de caso em diversas organizações. Para a comparação dos factores encontrados na revisão da literatura com a realidade das organizações, foram entrevistados Gestores de Departamentos onde se utiliza um Sistema IM diariamente. Após a recolha dos dados, seguiu-se uma análise qualitativa do seu conteúdo com a finalidade de corroborar as informações retiradas na análise teórica. O estudo demonstrou que o impacto destes factores na performance dos utilizadores corporativos tem vindo a perder expressão, isto é, a maioria dos factores identificados está dependente da capacidade de auto-gestão, das escolhas e comportamentos dos utilizadores no seu dia-a-dia.The Instant Messaging (IM) Systems are used every day by millions of employees in order to mitigate and facilitate, both, internal and external business information transactions. Like in all corporate communications systems, there are positive and negative consequences related to the use of IM Systems that affect the corporate users' and the organization's performance. This dissertation aims to identify the factors that influence the performance of IM Systems' users, summarizing the existing theory, i.e., it seeks to find how the use of IM Systems influences the corporate users' performance. Simultaneously, as the factors that influence the users' performance are summarized, it is shown that the minimization or even elimination of the negative influences associated with the use of IM Systems is within the organizations' reach, by enhancing the positive influences. To achieve the objective mentioned above a case study was conducted in various organizations. To compare the factors found in the literature with the organizations' reality, the managers of departments which use IM Systems in a daily basis were interviewed. After collecting data, a qualitative analysis of its contents followed in order to corroborate the information taken from the theoretical analysis. The study showed that the impact of these factors in corporate users' performance has been losing expression, that is, most of the identified factors are dependent on the ability to self-manage, choices and behaviours of users in their day-to-day.Instituto Superior de Economia e GestãoIsaías, Pedro TeixeiraRepositório da Universidade de LisboaLeandro, Filipa Alexandra Charrua2012-07-16T09:39:11Z2011-092011-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/4527porLeandro, Filipa Alexandra Charrua. 2011. "A influência dos Sistemas Instant Messaging na performance dos utilizadores corporativos". Dissertação de Mestrado. Universidade Técnica de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:35:30Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/4527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:52:10.242317Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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