A negociação pedagógica : um estudo de caso na educação em línguas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Susana Daniela Varzim Alves da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/11090
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em supervisão pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)
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spelling A negociação pedagógica : um estudo de caso na educação em línguas800.7:372.88372.88:800.7Dissertação de mestrado em Educação (área de especialização em supervisão pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras)O presente estudo de caso toma como objecto de análise a negociação pedagógica numa experiência levada a cabo em 2008/2009 por uma professora de Inglês numa turma de um curso profissional, cuja finalidade era a promoção de uma aprendizagem autodirigida da língua. Os objectivos do estudo eram: conhecer as representações da professora e dos alunos sobre a negociação pedagógica, compreender processos de negociação pedagógica e identificar potencialidades e constrangimentos da negociação pedagógica. A selecção do caso baseou-se no facto de se tratar de uma experiência estruturada de investigação-acção, inscrita numa visão democrática da educação, na qual a negociação de decisões estava prevista como uma das dimensões de intervenção em sala de aula. A investigação, de tipo interpretativo e finalidade descritiva, centrou-se nas representações e acções dos sujeitos. As estratégias de recolha de informação foram sobretudo de teor qualitativo: inquérito por questionário aos alunos e à professora; análise de interacções na resolução de tarefas em aula; estudo de documentos da prática. A análise da informação recolhida evidencia que estamos perante uma professora comprometida com práticas democráticas relacionadas com a autonomia e mais concretamente com a autodirecção, e que valoriza e põe em prática a negociação de decisões; os alunos, revelando de início não estarem habituados a uma pedagogia participada, são envolvidos em práticas de planificação, monitorização e avaliação da sua aprendizagem, evidenciando o desenvolvimento de atitudes de reflexão, iniciativa e tomada de decisões. Os resultados indicam que a negociação pedagógica, constituindo uma prática complexa e pouco familiar, exige a reconfiguração dos papéis pedagógicos num processo de transição para uma pedagogia que valoriza a participação, o diálogo e a diversidade. Apesar dos constrangimentos sentidos pela professora e pelos alunos (de ordem pessoal e organizacional), ambos validam a abordagem seguida, podendo-se afirmar que a negociação é não só desejável como possível no quadro da democratização da educação escolar.This case study focuses on the pedagogical negotiation carried out in an experiment in 2008/2009 by an English teacher in a class of a professional course. Her experiment aimed at the promotion of self-directed language learning. The aims of this study were: to know the representations of teacher and students about pedagogical negotiation, to understand the processes of pedagogical negotiation, and to identify potentialities and constraints associated to it. The choice of this case was based on the fact that it was a structured experiment of action-research, within a democratic vision of education, in which negotiation was expected to occur as one of the aspects of classroom intervention. The research approach is interpretive and focused on the participants´ representations and actions. The research techniques were mainly qualitative: questionnaires to the teacher and students, interaction analysis, and analysis of pedagogical documents. Data analysis reveals that the teacher is committed to democratic practices related to autonomy, particularly to self-direction, and that she values and negotiates decisions. The students, who were not used to a participatory pedagogy, were involved in planning, monitoring and evaluating their learning, showing the development of reflection, initiative and decision-taking. The results show that pedagogical negotiation, being a complex and unfamiliar practice, demands the reconfiguration of pedagogical roles in a process of transition to a pedagogy that values participation, dialogue and diversity. Despite the constraints felt by the teacher and students (at personal and organizational levels), both validate the approach, making it possible to say that negotiation is not only desirable but also possible within the democratization of school education.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoSilva, Susana Daniela Varzim Alves da2009-12-172009-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/11090porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:35:38Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/11090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:31.117973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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