Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Carlos Borromeo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/7379
Resumo: Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras
id RCAP_a8dfe55f52ccb8549da2beb232d25bb8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7379
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira800.7:372.88372.88:800.7Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas EstrangeirasDesde sempre, tem havido perspectivas antagónicas entre autores e entre professores sobre o papel da LM na aula de LE, não havendo posições definidas que nos permitam, com segurança, definir orientações para o ensino e a formação de professores. Este estudo pretende constituir um contributo para a compreensão dos modos como o papel da LM (neste caso, o Português) na aula de LE (neste caso, o Inglês) é percebido por professores, alunos, encarregados de educação e uma especialista em Didáctica das Línguas. O estudo envolveu o inquérito por questionário a duas professoras de Inglês do Ensino Básico (3º ciclo) e Secundário, assim como aos seus alunos (9º e 11º anos). Foram ainda inquiridos os encarregados de educação desses alunos e uma especialista em Didáctica das Línguas da Universidade de Aveiro que tem investigado as questões relativas à temática do estudo. Os objectivos da investigação foram os seguintes: (1) Identificar as percepções dos participantes sobre o papel da LM na aula de LE; (2) Comparar as percepções dos diferentes tipos de participantes sobre o papel da LM na aula de LE (Inglês); (3) Traçar, com base na análise das respostas obtidas, algumas orientações gerais para o ensino e formação de professores de LE, no âmbito da temática do estudo. Os resultados apontam no sentido de alguma convergência de opinião quanto ao valor formativo do uso da LE e ao recurso moderado à LM, quanto à diversidade de funções que uma e outra língua podem desempenhar e, ainda, quanto à diversidade de estratégias de redução do uso da LM em aula. Embora o estudo tenha sido realizado em Portugal, espera-se que sirva de base a uma reflexão sobre a temática no contexto de trabalho do investigador (Timor Leste), nomeadamente no âmbito da supervisão de professores de LE em formação inicial.The background of this research study is based on the existence of antagonistic perceptions among researchers and language teachers concerning the role of the mother tongue in the foreign language classroom, which means that there are no definite guidelines for language education and teacher training in what this area is concerned. The study aims at improving our understanding of the views held by teachers, learners, parents and a language didactics expert on the role of the mother tongue (Portuguese) in foreign language (English) teaching. The research comprised the use of questionnaires addressed to two secondary school English teachers, their students (9th and 11th grades) and the students’ parents, as well as an interview to an expert on language didactics from the University of Aveiro, on general issues related to the topic. The aims of study are as follows: (1) To identify the participants’ perceptions regarding the role of the mother tongue in the foreign language classroom; (2) To compare the perceptions of the different participants; (3) To draw some general guidelines for language teaching and teacher training, related to this topic. The findings show some convergence of perceptions related to the formative value of the target language and the moderate use of the mother tongue, to the diverse functions that both languages can play, and to the diversity of strategies that can be used to avoid or reduce the use of the mother tongue in class. Even though the research was carried out in Portugal, it is expected that it becomes the basis for reflection on the topic in the researcher’s working context in East Timor, particularly in the supervision of pre-service foreign language teachers.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoSoares, Carlos Borromeo2007-06-012007-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/7379porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/7379Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:20.707960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
title Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
spellingShingle Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
Soares, Carlos Borromeo
800.7:372.88
372.88:800.7
title_short Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
title_full Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
title_fullStr Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
title_full_unstemmed Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
title_sort Percepções sobre o papel da língua materna na aula da língua estrangeira
author Soares, Carlos Borromeo
author_facet Soares, Carlos Borromeo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Flávia
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Carlos Borromeo
dc.subject.por.fl_str_mv 800.7:372.88
372.88:800.7
topic 800.7:372.88
372.88:800.7
description Dissertação de Mestrado em Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica em Ensino das Línguas Estrangeiras
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-06-01
2007-06-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/7379
url http://hdl.handle.net/1822/7379
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132271713714176