A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/19640 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) |
id |
RCAP_c56ceff74f2e2e57c202063715a5eda2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19640 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado800.7:372.88372.88:800.7Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras)O presente estudo propôs-se compreender percursos de iniciação à investigação em supervisão na educação em línguas de um grupo de professores que frequentaram o Mestrado em Ciências da Educação - Área de Especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras, na Universidade do Minho. Teve como finalidade geral compreender e mapear a experiência do professor no processo de transição para investigador, no contexto da formação pós-graduada. Os seus objetivos foram: (1) Caracterizar representações dos mestrandos sobre educação em línguas, supervisão, investigação educacional e o papel do professor investigador na compreensão e transformação das práticas educativas; (2) Caracterizar processos de reflexão e tomada de decisão dos mestrandos na construção de projetos de investigação (visões de educação e de investigação, motivações, interesses, expectativas, medos, dilemas, constrangimentos, estratégias de superação); (3) Identificar potencialidades e constrangimentos da investigação no contexto de formação pós-graduada de professores. Trata-se de uma investigação de tipo interpretativo centrada nas vozes e representações dos sujeitos, analisadas a partir de registos reflexivos produzidos em unidades curriculares do mestrado e um inquérito por questionário administrado numa fase inicial da implementação dos projetos. A análise da experiência dos professores permitiu evidenciar que no seu percurso de iniciação à investigação se mostraram motivados e predispostos para mudar as práticas letivas, sustentados por uma visão democrática da educação e da investigação, tendo como referente uma pedagogia para a autonomia na educação em línguas. Apesar dos constrangimentos e sentimentos ambivalentes experienciados, os professores encararam a construção de projetos e, num âmbito mais vasto, a formação proporcionada por este mestrado, como experiências indispensáveis à sua condição de educadores, no sentido de potenciarem novas formas de trabalho pedagógico e de construção do conhecimento profissional.This study intends to understand the initial paths of a group of teachers in designing research projects on supervision in foreign language education, within a master programme on Pedagogical Supervision in Foreign Language Education at the University of Minho. Its aim was to understand and follow the experience of the teacher in the process of becoming a researcher, in the context of postgraduate education. The objectives were: 1) to characterise the master students‘ views of foreign language teaching, supervision, educational research and the teacher-researcher‘s role in understanding and transforming educational practice; (2) to characterise reflective and decision making processes of these master students in designing research projects (educational and research views, motivations, interests, expectations, fears, dilemmas, constraints, overcoming strategies); (3) to identify the potential value and the constraints of the research process in the context of postgraduate education. It is an interpretative type of investigation centred on the subjects‘ voices and representations, drawing on qualitative data collected in reflective records produced within programme courses and a questionnaire administered at an initial stage of research. The analysis of the teachers‘ experience shows that during their initiation to research they were motivated and willing to change their educational practice, based on a democratic view of education and research, with reference to a pedagogy for autonomy in foreign language education. In spite of the constraints and ambivalence of feelings experienced, the teachers faced project design and their professional development within this Master programme in general as valuable experiences for their condition as educators, empowering them with new ways of acting and building professional knowledge.Vieira, FláviaUniversidade do MinhoNeves, Ana Isabel da Silva20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/19640porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:37:33Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/19640Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:33:52.159036Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
title |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
spellingShingle |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado Neves, Ana Isabel da Silva 800.7:372.88 372.88:800.7 |
title_short |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
title_full |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
title_fullStr |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
title_full_unstemmed |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
title_sort |
A metamorfose do professor em investigador: um estudo de casos de professores de línguas estrangeiras em contexto de mestrado |
author |
Neves, Ana Isabel da Silva |
author_facet |
Neves, Ana Isabel da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vieira, Flávia Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Neves, Ana Isabel da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
800.7:372.88 372.88:800.7 |
topic |
800.7:372.88 372.88:800.7 |
description |
Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Línguas Estrangeiras) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/19640 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/19640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132858428686336 |