O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5191
Resumo: Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_0cc9fe4cd850f43d2a64a034540f82c7
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexãoCriançaFamíliaEnvolvimento parentalPapel do educadorChildrenFamilyParental involvementEducator roleRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-EscolarO presente relatório tem como objetivo relatar de forma reflexiva, crítica e fundamentada a Prática Profissional Supervisionada (PPS) realizada no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com ênfase nos contextos de creche e Jardim de Infância (JI). Esta análise crítica incide em ambos os contextos, abordando as intenções por mim definidas para a ação pedagógica. Foi-me dada a possibilidade de vivenciar uma PPS em dois contextos e, através desta, surge um interesse com potencialidade para a identificação e elaboração de uma problemática: o papel do educador na promoção do envolvimento parental, que dá o título ao relatório, abordando esta temática de forma reflexiva. Neste sentido, é abordado o conceito de envolvimento parental, a importância da preocupação para com esta problemática nas valências abordadas, assim como a importância de estratégias adequadas e significativas para o contexto em que são desenvolvidas. No que respeita à metodologia utilizada, recorri à investigação sobre a prática (Ponte, 2002). Porém, importa referir que esta está incorporada num ciclo de investigação-ação não completo, pelo seu curto tempo de intervenção. Desta forma, esta investigação contempla uma abordagem de natureza qualitativa. Para a recolha dos dados necessários à investigação com enfoque no papel do educador no envolvimento parental, utilizei as seguintes técnicas: consulta documental, observação participante, entrevista semiestruturada e inquérito por questionário. Assim, tendo em conta as técnicas e os instrumentos mencionados, recorri a uma metodologia de análise de dados dedutiva Os resultados obtidos apontam para as seguintes conclusões: o envolvimento parental revela-se importante na medida em que se afirma como a principal fonte de informação para o educador sobre a criança; para estabelecer uma relação efetiva, é necessária a criação de estratégias adequadas ao grupo alvo reconhecendo na família das crianças as suas potencialidades e fragilidades.ABSTRACT The major goal of this report is to explain in a reflective, critical and well-grounded way the supervised professional practice (PPS) realized in the scope of the master in pre-school education, focused in the nursery and kindergarten context. This critical analysis is focused in both frameworks, addressing the defined intentions for the pedagogical action illustrating its application. I was given the possibility to experience a two environment PPS, and through this appears a potential interest to identify and prepare one issue: the role of the educator in the promotion of the parental involvement, which gives the title to this report, dealing with this theme in a reflective manner. In this way, covering the concept of parental involvement, the importance of the concern for this issue addressed in valences, as well as the importance of appropriate and meaningful strategies for the context in which they are developed. When it comes to the methodology that was used, I resorted to research into practice (Ponte, 2002). However, it should be noted that this is incorporated in a non complete research-action cycle, by its short intervention time. Thus, this investigation comprises an approach of qualitative nature. For the collection of the data needed for this research, focusing on the role of the educator in parental involvement, I used the following techniques: document research, participant observation, semi-structured interview and questionnaire survey. Therefore, taking into account the techniques and instruments mentioned, I resorted to a deductive data analysis methodology. The results obtained point to the following conclusions: parental involvement proves to be important in that it is stated as the main source of information for the educator about the child; to establish an effective relationship, it is necessary the development of appropriate strategies to the target group, recognizing in the children’s family their strengths and weaknessesLino, DalilaSimões, AnaRCIPLFerreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo2015-09-17T09:43:47Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5191TID:201363178porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:14Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:30.254715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
title O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
spellingShingle O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
Ferreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo
Criança
Família
Envolvimento parental
Papel do educador
Children
Family
Parental involvement
Educator role
title_short O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
title_full O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
title_fullStr O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
title_full_unstemmed O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
title_sort O papel do educador na promoção do envolvimento parental: uma reflexão
author Ferreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo
author_facet Ferreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lino, Dalila
Simões, Ana
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Cláudia Sofia do Bem Pires Ruivo
dc.subject.por.fl_str_mv Criança
Família
Envolvimento parental
Papel do educador
Children
Family
Parental involvement
Educator role
topic Criança
Família
Envolvimento parental
Papel do educador
Children
Family
Parental involvement
Educator role
description Relatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-17T09:43:47Z
2015-07
2015-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5191
TID:201363178
url http://hdl.handle.net/10400.21/5191
identifier_str_mv TID:201363178
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133402517995520