Parceria escola-família: como envolver os pais nas práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Joana
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1527
Resumo: Trabalho final apresentado para a obtenção do grau de mestre na área de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico
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spelling Parceria escola-família: como envolver os pais nas práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicofamíliaenvolvimento parentalpapel do educador/professorboas práticasfamilyparental involvementteacher/educator's rolebest PracticesTrabalho final apresentado para a obtenção do grau de mestre na área de Educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básicoO presente Relatório Final Parceria Escola-Família: Como envolver os pais nas práticas educativas na educação pré-escolar e ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, evidencia o percurso desenvolvido ao longo do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1ºCEB, através de uma componente de investigação centrada na prática. Este trabalho tem como finalidade, conhecer qual o valor que as famílias atribuem à aprendizagem, à escola e ao professor. Conhecer práticas de envolvimento parental que têm maior impacto na qualidade de aprendizagem dos alunos, e perceber que postura, que estratégias, que instrumentos potenciadores de uma relação escola-família pode o docente adotar para contribuir para uma aproximação entre a escola e a família. Tendo em conta a questão problema dei início ao meu relatório, que está dividido em dois capítulos. O primeiro é referente aos níveis de ensino em que estagiei, fazendo uma breve caracterização e contextualização do meu percurso académico na valência pré-escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico. No segundo capitulo, referente à revisão da literatura e ao estudo empírico, procurei justificar e dar a conhecer os benefícios que esta relação pode ter na vida da criança, dos encarregados de educação e dos próprios docentes, no entanto, também foi importante aprofundar os obstáculos a esta interação e estratégias que se poderão adotar. Tentando procurar justificações e compreender melhor sobre a evolução deste envolvimento no nosso sistema educativo e nos documentos oficiais de ensino, também realizei uma pesquisa sobre este tema. O estudo empírico está assente num trabalho de investigação realizado ao longo dos estágios e de uma metodologia qualitativa, que procura dar a conhecer a realidade vivida pelos docentes, pelos encarregados de educação e pelas crianças. Para a realização desta investigação utilizou-se como instrumentos de recolha de dados, entrevistas, inquéritos por questionário e observação. A análise dos dados recolhidos apresenta algumas disparidades no que toca às respostas das famílias e docentes da valência respetiva. Observa-se assim diferenças entre os dois níveis de ensino, tanto pelo testemunho dos docentes, das crianças e das famílias inquiridas.The current final report School Family Partnership: How to involve parents with educational practices at the Preschool and Elementary Teaching levels provides new evidence on the trajectory developed during the Master's Degree in Preschool and Elementary Teaching with a research whose claim is based on fieldwork. This project aims to provide an approach to school-family relations and relate them to pedagogical practices and strategies used by teachers so that families get engaged with schools. Considering the impact of parental involvement on the quality of learning and the strategies which could be tools to the enhancement of school-family relationship, the teacher gives a contribute to the approximation between the school and the family. Considering the research question, I started my report which is divided into two chapters. The first one refers to the levels of teaching during my internship, providing the features and context of my academic background both in Preschool and Elementary Teaching. In the second chapter, including the literature review and fieldwork, it aims to justify and give insights into the impacts of this relations on the development of children, educators and teachers themselves. However, it was equally important to deepen the obstacles to this interaction and the strategies to adopt as a response. Envisioning the better understanding and the justification of the evolution of this relation in our educational system and on official documents, I performed a research on this subject. Regarding the empirical work, it is based on a research developed during the internships and on one qualitative methodology which aims to show the reality by which teachers, parents and children live by. To carry out this research has been supported on data collection instruments, interviews, surveys and observation. The analysis of the collected data shows disparities concerning the answers of families and teachers on the each specialisation field. It has been possible to observe differences between the two levels of education, through testimonies provided by teachers and surveys to families and children.Repositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémGalvão, Joana2016-06-16T16:29:56Z2015-07-232015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1527TID:201150522porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:19Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1527Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:46.765219Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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