O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Inês Micaela Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/96506
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
id RCAP_b5281e6efb1fb0085e483a477f840a1c
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/96506
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.The Social Educator in the nursery: Promoting children´s development and parental involvement.CrecheDesenvolvimento das CriançasEnvolvimento ParentalEducador/a SocialEducação SocialNurseryChildren DevelopmentParental InvolvementSocial EducatorSocial EducationRelatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoA creche é uma resposta socioeducativa que acolhe crianças dos quatro meses aos três anos. É um local que permite a inserção no mundo social e na cultura de uma sociedade, através da interação entre os/as profissionais e as famílias. O presente relatório tem o propósito de enquadrar, descrever e refletir sobre as atividades desenvolvidas no estágio curricular realizado no Centro de Educação de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, Este estágio está inserido no segundo ano do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. A intervenção realizada contou com dois públicos-alvo: as crianças da sala das borboletas e os pais e as mães destas crianças. As atividades dinamizadas com as crianças procuraram responder a necessidades identificadas. Para os pais e para as mães foi criado e implementado o projeto “Baú das Ideias Incríveis”, com o objetivo de promover o envolvimento parental e refletir sobre conceitos e práticas relacionadas com a forma de educar uma criança, como o estabelecimento de limites, as regras, a gestão das birras, entre outras. Com este projeto, promoveu-se um maior envolvimento dos pais e das mães na educação das suas crianças e a continuidade do trabalho realizado com elas em contexto formal. Ademais, dada a situação pandémica vivida em que foi instaurado o recolhimento domiciliário obrigatório durante o estágio curricular, foi elaborado um guia “Covid-19 no Baú das Ideias Incríveis” que se mostrou uma ferramenta de consulta válida sobre medidas de proteção, importância da rotina e do cultivo de relação positiva com as crianças durante esta fase.Um/a profissional da área da Educação Social é pertinente neste contexto formal de creche, pelo seu nível de competência e de conhecimentos em diversas áreas como planificar, implementar e avaliar estratégias e metodologias que permitem contribuir para aperfeiçoar a forma de atuar com as crianças, não só a equipa educativa, mas também os pais e as mães.The nursery is a socio-educational response that welcomes children from four months to three years old. It is a place that allows the insertion in the social world and in the culture of a society, through the interaction between professionals and families. This report aims to frame, describe and reflect upon the activities developed in the curricular internship in the Centro de Educação de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Aveiro. It´s inserted in the second year of the Master in Social Education, Development and Local Dynamics of the Faculty of Psychology and Sciences of Education of the University of Coimbra.The intervention carried out had two target audiences: the children from the sala das borboletas and the fathers and mothers of these children. The activities organized with the children aimed to give response to the identified needs. For the fathers and mothers of the children, the project “Baú das Ideias Incríveis” was created and implemented, with the goal of promoting parental involvement and reflecting on concepts and practices related to how to educate a child, such as defining boundaries, rules, tantrum management, among others. With this project, a greater involvement of fathers and mothers in the education of their children was promoted and constituted a follow-up of the work carried out with them in a formal context. Furthermore, given the pandemic situation where a mandatory domestic lockdown was introduced during the curricular internship, a guide “Covid-19 no Baú das Ideias Incríveis” was elaborated, which proved to be a valid consultation tool on protective measures, the importance of routine and maintaining a positive relationship with the child during this phase. A professional in the area of Social Education is relevant in the context, due to its level of skill and knowledge in diverse areas such as planning, implementing and evaluating strategies and methodologies that allow to contribute to perfect the way to act with children, not only by the education team but also by the mothers and fathers.2021-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/96506http://hdl.handle.net/10316/96506TID:202793664porDuarte, Inês Micaela Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T04:13:01Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/96506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:14:44.991824Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
The Social Educator in the nursery: Promoting children´s development and parental involvement.
title O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
spellingShingle O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
Duarte, Inês Micaela Silva
Creche
Desenvolvimento das Crianças
Envolvimento Parental
Educador/a Social
Educação Social
Nursery
Children Development
Parental Involvement
Social Educator
Social Education
title_short O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
title_full O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
title_fullStr O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
title_full_unstemmed O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
title_sort O/A Educador/a Social na creche: A promoção do desenvolvimento das crianças e do envolvimento parental.
author Duarte, Inês Micaela Silva
author_facet Duarte, Inês Micaela Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Inês Micaela Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Creche
Desenvolvimento das Crianças
Envolvimento Parental
Educador/a Social
Educação Social
Nursery
Children Development
Parental Involvement
Social Educator
Social Education
topic Creche
Desenvolvimento das Crianças
Envolvimento Parental
Educador/a Social
Educação Social
Nursery
Children Development
Parental Involvement
Social Educator
Social Education
description Relatório de Estágio do Mestrado em Educação Social, Desenvolvimento e Dinâmicas Locais apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/96506
http://hdl.handle.net/10316/96506
TID:202793664
url http://hdl.handle.net/10316/96506
identifier_str_mv TID:202793664
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134045194420224