Intervenções não-farmacológicas com utilização do som no cuidado à pessoa em situação crítica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37369 |
Resumo: | O presente relatório é realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na vertente de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica, lecionado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Neste relatório pretende-se que esteja relatado o percurso desenvolvido, no qual se realiza uma descrição, com base numa análise crítica e reflexiva, das atividades desenvolvidas e por consequente das aprendizagens e competências especializadas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente de Pessoa em Situação Crítica. O processo de aprendizagem descrito neste relatório, foi desenvolvido em dois momentos diferenciados. O primeiro momento, engloba a vertente de investigação, pois será integrado no mesmo, os principais dados obtidos na realização de uma scoping review, que tem com fenómeno de investigação, as intervenções não-farmacológicas utilização do som no cuidado à pessoa em situação crítica. O segundo momento, encontra-se direcionado para a análise crítica da prática clínica desenvolvida num serviço de Urgência Geral e numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica, que permitiu colocar em prática intervenções especializadas de enfermagem, que culminaram na aquisição e desenvolvimento de competências diferenciadas. Como ponto crucial, destaca-se o desenvolvimento de uma maior resiliência e adaptação à incerteza, pelo facto de nos encontrarmos numa situação pandémica. Com a realização desta análise, para o processo de aquisição e desenvolvimento de competências, tendo por base a evidência científica, foram mobilizados conhecimentos de diferentes referenciais teóricos, dos quais serão destacados neste relatório, o Modelo de Conceção Ideológico de Jean Watson, à luz da Teoria do Cuidado Humano, o Modelo das Transições de Vida de Afaf Meleis, a Teoria do Conforto de Katherine Kolcaba, e por último em articulação com os restantes referenciais teóricos, apliquei igualmente o Modelo de Iniciado a Perito de Patrícia Benner. |
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Intervenções não-farmacológicas com utilização do som no cuidado à pessoa em situação críticaNon-pharmacological interventions with sound in caring for people in critical situationsEnfermeiro especialistaPessoa em situação críticaSomCompetências especializadasCuidados de enfermagemSpecialist nurseCritical patientSoundSpecialized skillsNursing careDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeO presente relatório é realizado no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem na vertente de especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica: Pessoa em Situação Crítica, lecionado no Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. Neste relatório pretende-se que esteja relatado o percurso desenvolvido, no qual se realiza uma descrição, com base numa análise crítica e reflexiva, das atividades desenvolvidas e por consequente das aprendizagens e competências especializadas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na vertente de Pessoa em Situação Crítica. O processo de aprendizagem descrito neste relatório, foi desenvolvido em dois momentos diferenciados. O primeiro momento, engloba a vertente de investigação, pois será integrado no mesmo, os principais dados obtidos na realização de uma scoping review, que tem com fenómeno de investigação, as intervenções não-farmacológicas utilização do som no cuidado à pessoa em situação crítica. O segundo momento, encontra-se direcionado para a análise crítica da prática clínica desenvolvida num serviço de Urgência Geral e numa Unidade de Cuidados Intensivos de Cirurgia Cardiotorácica, que permitiu colocar em prática intervenções especializadas de enfermagem, que culminaram na aquisição e desenvolvimento de competências diferenciadas. Como ponto crucial, destaca-se o desenvolvimento de uma maior resiliência e adaptação à incerteza, pelo facto de nos encontrarmos numa situação pandémica. Com a realização desta análise, para o processo de aquisição e desenvolvimento de competências, tendo por base a evidência científica, foram mobilizados conhecimentos de diferentes referenciais teóricos, dos quais serão destacados neste relatório, o Modelo de Conceção Ideológico de Jean Watson, à luz da Teoria do Cuidado Humano, o Modelo das Transições de Vida de Afaf Meleis, a Teoria do Conforto de Katherine Kolcaba, e por último em articulação com os restantes referenciais teóricos, apliquei igualmente o Modelo de Iniciado a Perito de Patrícia Benner.This report is carried out during the Master's Course in Nursing in the area of specialization in Medical-Surgical Nursing: People in Critical Situation, taught at the Institute of Health Sciences of the Portuguese Catholic University of Lisbon. This report intends to report the developed path, in which a description is made, based on a critical and reflective analysis, of the activities developed and, consequently, of the specialized skills acquired in Medical-Surgical Nursing from the perspective of Person in critical health situation. The learning process described in this report was developed in two different moments. The first moment encompasses the research aspect, as it will integrate the main data obtained in carrying out a scoping review, which has as a research phenomenon, the nonpharmacological interventions of the use of sound in the care of people in critical situations. The second moment is directed to the critical analysis of the clinical practice developed in a General Emergency Service and in a Cardiothoracic Surgery Intensive Care Unit, which allowed the implementation of specialized nursing interventions, which culminated in the acquisition and development of differentiated skills. As a crucial point, we highlight the development of greater resilience and adaptation to uncertainty since we are in a pandemic situation. With the completion of this analysis, for the process of acquiring and developing skills, based on scientific evidence, knowledge was mobilized from different theoretical frameworks, of which Jean Watson's Ideological Conception Model will be highlighted in this report, in the light of Theory of Human Care, Afaf Meleis' Life Transitions Model, Katherine Kolcaba's Theory of Comfort, and finally, in conjunction with the other theoretical references, I also applied the Initiate to Expert Model by Patrícia Benner.Veludo, FilipaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGomes, Ana Marta da Costa Correia2022-04-26T14:00:21Z2021-12-2020212021-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37369TID:202949575porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:49Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:26.439166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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