Desenvolvimento de competências avançadas na pessoa em situação crítica e família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/30892 |
Resumo: | No âmbito da Unidade Curricular – Estágio Final e Relatório do XII Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi-me proposta a realização de um relatório de estágio no sentido de explanar o percurso de aquisição/desenvolvimento de competências nos contextos de estágio, para a obtenção do grau de mestre, nesta área de especialidade. Os estágios foram realizados no Instituto Nacional de Emergência Médica – Delegação do Norte e num serviço de urgência de um hospital central e universitário de uma cidade da região norte, respetivamente, no período compreendido entre 09 de setembro de 2019 a 04 de janeiro de 2020. Com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, este documento teve como objetivos dar visibilidade ao desenvolvimento de competências específicas conseguidas na assistência avançada à pessoa em situação crítica, com vista à excelência do cuidar de enfermagem e consequentemente a otimização do ambiente da prática de enfermagem, além de servir como instrumento de avaliação da unidade curricular. Estruturalmente este trabalho foi dividido em quatro capítulos: introdução, onde foi feito o enquadramento do relatório e dos estágios, relacionando-os com os objetivos específicos previamente delineados no projeto de estágio; caracterização dos contextos de prática clínica, onde foi descrita e justificada a pertinência e reconhecimento dos contextos de estágio e local onde exerço a minha atividade profissional para o desenvolvimento das competências especializadas; domínios das competências desenvolvidas, onde foram descritas as principais atividades/reflexões vivenciadas no ensino clínico para a aquisição de competências específicas, tendo por base a consecução dos objetivos específicos, e por último, a conclusão, onde foi feita uma análise transversal do percurso formativo, bem como as implicações e os principais contributos para o desenvolvimento profissional e pessoal. Durante o processo de discência dei ênfase ao papel do enfermeiro especialista na promoção de prática de cuidados que respeitem os direitos humanos e as responsabilidades profissionais; na prestação de cuidados baseados na qualidade, num ambiente terapêutico e seguro, com vista a melhoria contínua da assistência; na gestão de cuidados e ainda na fundamentação dos processos de tomada de decisão e juízo crítico baseado nas mais recentes evidências científicas. Considerei pertinente a realização de uma ação de formação intitulada: ”Envolvimento da Família no Cuidar da Pessoa em Situação Crítica”, dirigida aos enfermeiros do INEM – Delegação do Norte, depois de identificadas as necessidades de formação; bem como a realização de uma revisão da literatura, divulgada através de um trabalho científico, em formato de póster, designada por: “Importância dos Cuidados de Enfermagem na Preservação da Privacidade/Intimidade do Doente/Família no Serviço de Urgência”, pelas experiências vivenciadas no serviço de urgência. Elaborei ainda um outro trabalho científico, em formato de póster, intitulado: “O Papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica em Situações de Catástrofe”, como contributo para a evolução da disciplina de enfermagem. |
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Desenvolvimento de competências avançadas na pessoa em situação crítica e famíliaDevelopment of advanced skills in the critical patient and familyPessoa em situação críticaEnfermeiro especialistaCompetênciasPrivacidadeFamíliaCritical patientSpecialist nurseSkillsPrivacyFamilyDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da SaúdeNo âmbito da Unidade Curricular – Estágio Final e Relatório do XII Curso de Mestrado em Enfermagem com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa do Porto, foi-me proposta a realização de um relatório de estágio no sentido de explanar o percurso de aquisição/desenvolvimento de competências nos contextos de estágio, para a obtenção do grau de mestre, nesta área de especialidade. Os estágios foram realizados no Instituto Nacional de Emergência Médica – Delegação do Norte e num serviço de urgência de um hospital central e universitário de uma cidade da região norte, respetivamente, no período compreendido entre 09 de setembro de 2019 a 04 de janeiro de 2020. Com recurso a uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva, este documento teve como objetivos dar visibilidade ao desenvolvimento de competências específicas conseguidas na assistência avançada à pessoa em situação crítica, com vista à excelência do cuidar de enfermagem e consequentemente a otimização do ambiente da prática de enfermagem, além de servir como instrumento de avaliação da unidade curricular. Estruturalmente este trabalho foi dividido em quatro capítulos: introdução, onde foi feito o enquadramento do relatório e dos estágios, relacionando-os com os objetivos específicos previamente delineados no projeto de estágio; caracterização dos contextos de prática clínica, onde foi descrita e justificada a pertinência e reconhecimento dos contextos de estágio e local onde exerço a minha atividade profissional para o desenvolvimento das competências especializadas; domínios das competências desenvolvidas, onde foram descritas as principais atividades/reflexões vivenciadas no ensino clínico para a aquisição de competências específicas, tendo por base a consecução dos objetivos específicos, e por último, a conclusão, onde foi feita uma análise transversal do percurso formativo, bem como as implicações e os principais contributos para o desenvolvimento profissional e pessoal. Durante o processo de discência dei ênfase ao papel do enfermeiro especialista na promoção de prática de cuidados que respeitem os direitos humanos e as responsabilidades profissionais; na prestação de cuidados baseados na qualidade, num ambiente terapêutico e seguro, com vista a melhoria contínua da assistência; na gestão de cuidados e ainda na fundamentação dos processos de tomada de decisão e juízo crítico baseado nas mais recentes evidências científicas. Considerei pertinente a realização de uma ação de formação intitulada: ”Envolvimento da Família no Cuidar da Pessoa em Situação Crítica”, dirigida aos enfermeiros do INEM – Delegação do Norte, depois de identificadas as necessidades de formação; bem como a realização de uma revisão da literatura, divulgada através de um trabalho científico, em formato de póster, designada por: “Importância dos Cuidados de Enfermagem na Preservação da Privacidade/Intimidade do Doente/Família no Serviço de Urgência”, pelas experiências vivenciadas no serviço de urgência. Elaborei ainda um outro trabalho científico, em formato de póster, intitulado: “O Papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica em Situações de Catástrofe”, como contributo para a evolução da disciplina de enfermagem.Within the scope of the Course Unit - Final Internship and Report of the XII Master's Course in Nursing with Specialization in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for Critical Patient of the health science institute of “Universidade Católica Portuguesa”, from Oporto, I was proposed the realization of an internship report in order to explain the path of acquisition/development of skills in the internship context, to obtain the master's degree, in this area of specialty. The internship was carried out at the “Instituto Nacional de Emergência Médica” - Northern Delegation and in an emergency department of a central and university hospital in a city in the northern region, respectively, in a time frame between September 9th, 2019 and January 4th, 2020. Using a descriptive, analytical and reflective methodology, the aim of this document is to provide visibility to the development of specific skills achieved in the advanced care for critical patient, with a view to the excellence of nursing care and, consequently, the optimization of the nursing practice environment in addition to serving as an assessment tool for the course. This work is structurally divided into four chapters: introduction, where the report and internships were based on, relating them to the specific objectives previously outlined in the internship project; context characterization of the clinical practice, where the pertinence and recognition of the context of the internship and place where I exert my professional activity for the development of specialized skills was described and justified; domains of the developed competences, where the main activities/reflections experienced in clinical teaching for the achievement of specific skills were described, based on the achievement of specific objectives, and finally, the conclusion, where a transversal analysis of the training path was made, as well as the implications and main contributions for professional and personal development. During the learning process, I emphasized the role of the specialist nurse in promoting care practices that respect human rights and professional responsibilities; in providing quality-based care, in a therapeutic and safe environment, with a view to continuous improvement; in care management and also in the foundation of decision-making and critical judgment processes based on the most recent scientific evidence. I considered it to be pertinent to carry out a training action entitled: "Family Involvement in Caring for the Critical Patient", addressed to nurses at the “Instituto Nacional de Emergência Médica”- Northern Delegation, after the training needs were identified; as well as conducting a literature review, disseminated through a scientific paper, in poster format, designated by: “Importance of Nursing Care in the Preservation of Privacy/Intimacy of the Patient/Family in the Emergency Service”, for the experiences lived in the emergency department. I also elaborated and another scientific work, in poster format, entitled: “The Role of the Specialist Nurse in Medical-Surgical Nursing in the area of Nursing for People in Critical Situation in Catastrophic Situations”, as a contribution to the evolution of nursing discipline.Sousa, Ana Sabrina SilvaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaVieira, Carina Maria Pereira2020-09-10T08:54:46Z2020-05-1920202020-05-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/30892TID:202505316porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:36:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/30892Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:49.253649Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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