Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Armando Luís Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9928
Resumo: O presente relatório tem como principal objetivo relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pedome, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório pretende fundamentar toda a intervenção ocorrida dentro da Prática de Ensino Supervisionada - PES, através de uma Teoria de Aprendizagem Musical sequencializada, assim como as orientações curriculares. Por outro lado, este relatório incide sobre o método de Investigação-Ação, levado a cabo ao longo da PES, sendo um estudo de uma situação de ordem educacional para melhorar a qualidade da ação dentro da mesma. Na elaboração do mesmo, é feito uma descrição das experiências de ensino/aprendizagem vivenciadas. Por fim, são tecidas algumas considerações finais acerca da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a sua participação para o exercício da atividade docente futura e os seus desafios futuros.
id RCAP_0cd756671cba368043cddac3dfd4fd22
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9928
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino BásicoPrática de ensino supervisionadaMúsicaEnsino de Educação Musical no Ensino BásicoExperiencias de ensino/aprendizagemSequência de aprendizagemO presente relatório tem como principal objetivo relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pedome, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório pretende fundamentar toda a intervenção ocorrida dentro da Prática de Ensino Supervisionada - PES, através de uma Teoria de Aprendizagem Musical sequencializada, assim como as orientações curriculares. Por outro lado, este relatório incide sobre o método de Investigação-Ação, levado a cabo ao longo da PES, sendo um estudo de uma situação de ordem educacional para melhorar a qualidade da ação dentro da mesma. Na elaboração do mesmo, é feito uma descrição das experiências de ensino/aprendizagem vivenciadas. Por fim, são tecidas algumas considerações finais acerca da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a sua participação para o exercício da atividade docente futura e os seus desafios futuros.The present report has as main objective to tell the experiences of learning strategies along of Supervised Teaching Practice deeply lived in the Grouping of Schools of Pedome, under the master's degree in Teaching Musical Education in the Basic School. This report intends to base all the intervention of Supervised Teaching Practice - STP, through a Theory of Music Sequence Learning, as well as the curricular orientations. On the other hand, this report happens on the taken method of Investigation-Action, along the STP, being a study of a situation or an educational order inside to improve the quality of the action. In the elaboration of the same, it´s made a description of the experience of learning strategies, as well as their reflections. Finally, some final considerations are weaved about STP, as the participation for the future exercise of the future teaching activity and his challenges.Cardoso, MárioBiblioteca Digital do IPBAntunes, Armando Luís Gonçalves2014-07-21T16:53:37Z20142014-07-212014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9928TID:201026210porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:23:53Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9928Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:59.831326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Antunes, Armando Luís Gonçalves
Prática de ensino supervisionada
Música
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Experiencias de ensino/aprendizagem
Sequência de aprendizagem
title_short Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
author Antunes, Armando Luís Gonçalves
author_facet Antunes, Armando Luís Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cardoso, Mário
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Antunes, Armando Luís Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada
Música
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Experiencias de ensino/aprendizagem
Sequência de aprendizagem
topic Prática de ensino supervisionada
Música
Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Experiencias de ensino/aprendizagem
Sequência de aprendizagem
description O presente relatório tem como principal objetivo relatar as experiências de ensino/aprendizagem realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada vivenciada no Agrupamento de Escolas de Pedome, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico. Este relatório pretende fundamentar toda a intervenção ocorrida dentro da Prática de Ensino Supervisionada - PES, através de uma Teoria de Aprendizagem Musical sequencializada, assim como as orientações curriculares. Por outro lado, este relatório incide sobre o método de Investigação-Ação, levado a cabo ao longo da PES, sendo um estudo de uma situação de ordem educacional para melhorar a qualidade da ação dentro da mesma. Na elaboração do mesmo, é feito uma descrição das experiências de ensino/aprendizagem vivenciadas. Por fim, são tecidas algumas considerações finais acerca da Prática de Ensino Supervisionada, nomeadamente a sua participação para o exercício da atividade docente futura e os seus desafios futuros.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-21T16:53:37Z
2014
2014-07-21
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9928
TID:201026210
url http://hdl.handle.net/10198/9928
identifier_str_mv TID:201026210
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135240319401984